“Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didático." : produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais da roça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Antonio Jeferson Barreto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Seffner, Fernando, Barbosa, Maria Carmen Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231782
Resumo: O magistério é atualmente uma profissão fortemente feminina. Diversas questões são suscitadas a partir da atuação de professores homens na escolarização de crianças pequenas. Esse artigo se insere em uma tradição de pesquisas sobre esse tema. A constatação de que os homens que atuam nesses espaços são vistos socialmente como sujeitos fora de lugar é recorrente nas pesquisas. Nesse artigo nos ocupamos de problematizar um desses desdobramentos: a prática pedagógica de professores homens que atuam nos Anos Iniciais em escolas na região rural de município no Estado da Bahia. Os dados foram produzidos em pesquisa etnográfica com três professores homens que atuam nesse contexto. Problematizamos as tensões entre a manutenção das masculinidades e as demandas da docência com crianças pequenas. O elemento mais destacado em nosso ver é que a operação pedagógica posta em ação para garantia das masculinidades dos três informantes constituía fortemente na tentativa de criar o aluno, na contramão da criança, enquanto um aluno já adulto, sem possibilidade de conjugar ser aluno e ser criança, comprometendo com isso a qualidade pedagógica das aulas.
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spelling Xavier, Antonio Jeferson BarretoSeffner, FernandoBarbosa, Maria Carmen Silveira2021-11-13T04:46:19Z20202525-6904http://hdl.handle.net/10183/231782001133021O magistério é atualmente uma profissão fortemente feminina. Diversas questões são suscitadas a partir da atuação de professores homens na escolarização de crianças pequenas. Esse artigo se insere em uma tradição de pesquisas sobre esse tema. A constatação de que os homens que atuam nesses espaços são vistos socialmente como sujeitos fora de lugar é recorrente nas pesquisas. Nesse artigo nos ocupamos de problematizar um desses desdobramentos: a prática pedagógica de professores homens que atuam nos Anos Iniciais em escolas na região rural de município no Estado da Bahia. Os dados foram produzidos em pesquisa etnográfica com três professores homens que atuam nesse contexto. Problematizamos as tensões entre a manutenção das masculinidades e as demandas da docência com crianças pequenas. O elemento mais destacado em nosso ver é que a operação pedagógica posta em ação para garantia das masculinidades dos três informantes constituía fortemente na tentativa de criar o aluno, na contramão da criança, enquanto um aluno já adulto, sem possibilidade de conjugar ser aluno e ser criança, comprometendo com isso a qualidade pedagógica das aulas.Teaching is currently a highly feminine profession. Several questions are raised from the work of male teachers in the schooling of young children. This article is part of a tradition of research on this topic. The finding that men who work in these spaces are seen socially as out-of-place subjects is recurrentin research. In this article, we deal with problematizing one of these developments: the pedagogical practice of male teachers who work in Elementary School in the rural region of a municipality in the State of Bahia. The data were produced in ethnographic research with three male teachers who work in this context. We problematize the tensions between the maintenance of masculinities and the demands of teaching with young children. The most prominent element in our view is that the pedagogical operation put in to action to guarantee the masculinities of the three informants was a strong attempt to create the student, against the child, as an adult student. Thus, there is no possibility of combining being a student and being a child, there by compromising the pedagogical quality of the classes.application/pdfporRevista Cadernos de Gênero e Diversidade. Salvador, BA. Vol. 6, n. 4 (2020), p. 365-388EducaçãoPedagogiaAdultizaçãoPedagogoDocênciaPedagogies of masculinitiesTeaching in the elementary schoolAdultizationFarmSchool“Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didático." : produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais da roça“For women it's easier to do artistic things, organization, didactic works." : production of masculinities and pedagogical strategies in the elementary school in the rural area of Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133021.pdf.txt001133021.pdf.txtExtracted Texttext/plain67050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231782/2/001133021.pdf.txtb03dbc4e40985e07df1cde97a78a81c3MD52ORIGINAL001133021.pdfTexto completoapplication/pdf909607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231782/1/001133021.pdf3238eca04c5508e7b5f2c55d18f06a19MD5110183/2317822021-11-20 06:20:32.052488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231782Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:20:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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