Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204487 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do cur-so, a busca e ensaio de solução de situações-problema da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comu-nicação e de trabalho colaborativo virtuais e open source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente data |
id |
UFRGS-2_8945757d3ed043edf0e7faa4beaa341a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204487 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Douglas Grando deVera Rey, Elkin AdolfoAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2020-01-17T04:10:41Z20191677-2334http://hdl.handle.net/10183/204487001108518Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do cur-so, a busca e ensaio de solução de situações-problema da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comu-nicação e de trabalho colaborativo virtuais e open source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente dataThis paper aims to present an experience report of the design and im-plementation of a distance learning course focused on Open Educational Resources (OER) and based on Etienne Wenger's Social Theory of Learning. The main goal was to bring together Brazilian and Colombian undergraduates to start a future Community of Practice around the use of OER in physics education. The course was carried out in 30 hours over the period of twelve weeks with the enrollment of 40 pre-service physics teachers. As main activities, we can highlight the collaborative work involved in the search for classroom problem-situations, faced by physics teachers at high school, that can be tackled using OER, as well the elaboration of the respective plans solve it. All joint activities were carried out in virtual and open source digital platforms. After the end of the course, some of the participants demonstrated interest in to keep in touch and have been working together to dateapplication/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 36, n. 3 (dez. 2019), p. 795-817Ensino de físicaFormação de professoresPós-GraduaçãoRecursos educacionais abertosOpen Educational ResourcesOpen Educational PracticesCommunity of PracticeTeachers’ EducationPhysics EducationRecursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianosOpen educational resources for physics education : an extension course for brazilian and colombian undergraduates info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108518.pdf.txt001108518.pdf.txtExtracted Texttext/plain68071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/2/001108518.pdf.txt62166531216f34be9b844014ac9158d6MD52ORIGINAL001108518.pdfTexto completo (inglês)application/pdf348747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/1/001108518.pdf09119c19ce75cb5256b06efa2857707aMD5110183/2044872023-08-05 03:39:45.857537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204487Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:39:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Open educational resources for physics education : an extension course for brazilian and colombian undergraduates |
title |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos |
spellingShingle |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos Souza, Douglas Grando de Ensino de física Formação de professores Pós-Graduação Recursos educacionais abertos Open Educational Resources Open Educational Practices Community of Practice Teachers’ Education Physics Education |
title_short |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos |
title_full |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos |
title_fullStr |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos |
title_full_unstemmed |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos |
title_sort |
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos |
author |
Souza, Douglas Grando de |
author_facet |
Souza, Douglas Grando de Vera Rey, Elkin Adolfo Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Vera Rey, Elkin Adolfo Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Douglas Grando de Vera Rey, Elkin Adolfo Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Pós-Graduação Recursos educacionais abertos |
topic |
Ensino de física Formação de professores Pós-Graduação Recursos educacionais abertos Open Educational Resources Open Educational Practices Community of Practice Teachers’ Education Physics Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Open Educational Resources Open Educational Practices Community of Practice Teachers’ Education Physics Education |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do cur-so, a busca e ensaio de solução de situações-problema da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comu-nicação e de trabalho colaborativo virtuais e open source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente data |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-17T04:10:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204487 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108518 |
identifier_str_mv |
1677-2334 001108518 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 36, n. 3 (dez. 2019), p. 795-817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/2/001108518.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/1/001108518.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62166531216f34be9b844014ac9158d6 09119c19ce75cb5256b06efa2857707a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224982860136448 |