Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Douglas Grando de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vera Rey, Elkin Adolfo, Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204487
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do cur-so, a busca e ensaio de solução de situações-problema da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comu-nicação e de trabalho colaborativo virtuais e open source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente data
id UFRGS-2_8945757d3ed043edf0e7faa4beaa341a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204487
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Douglas Grando deVera Rey, Elkin AdolfoAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2020-01-17T04:10:41Z20191677-2334http://hdl.handle.net/10183/204487001108518Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do cur-so, a busca e ensaio de solução de situações-problema da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comu-nicação e de trabalho colaborativo virtuais e open source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente dataThis paper aims to present an experience report of the design and im-plementation of a distance learning course focused on Open Educational Resources (OER) and based on Etienne Wenger's Social Theory of Learning. The main goal was to bring together Brazilian and Colombian undergraduates to start a future Community of Practice around the use of OER in physics education. The course was carried out in 30 hours over the period of twelve weeks with the enrollment of 40 pre-service physics teachers. As main activities, we can highlight the collaborative work involved in the search for classroom problem-situations, faced by physics teachers at high school, that can be tackled using OER, as well the elaboration of the respective plans solve it. All joint activities were carried out in virtual and open source digital platforms. After the end of the course, some of the participants demonstrated interest in to keep in touch and have been working together to dateapplication/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 36, n. 3 (dez. 2019), p. 795-817Ensino de físicaFormação de professoresPós-GraduaçãoRecursos educacionais abertosOpen Educational ResourcesOpen Educational PracticesCommunity of PracticeTeachers’ EducationPhysics EducationRecursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianosOpen educational resources for physics education : an extension course for brazilian and colombian undergraduates info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108518.pdf.txt001108518.pdf.txtExtracted Texttext/plain68071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/2/001108518.pdf.txt62166531216f34be9b844014ac9158d6MD52ORIGINAL001108518.pdfTexto completo (inglês)application/pdf348747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/1/001108518.pdf09119c19ce75cb5256b06efa2857707aMD5110183/2044872023-08-05 03:39:45.857537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204487Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:39:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Open educational resources for physics education : an extension course for brazilian and colombian undergraduates
title Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
spellingShingle Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
Souza, Douglas Grando de
Ensino de física
Formação de professores
Pós-Graduação
Recursos educacionais abertos
Open Educational Resources
Open Educational Practices
Community of Practice
Teachers’ Education
Physics Education
title_short Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
title_full Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
title_fullStr Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
title_full_unstemmed Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
title_sort Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
author Souza, Douglas Grando de
author_facet Souza, Douglas Grando de
Vera Rey, Elkin Adolfo
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Vera Rey, Elkin Adolfo
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Douglas Grando de
Vera Rey, Elkin Adolfo
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação de professores
Pós-Graduação
Recursos educacionais abertos
topic Ensino de física
Formação de professores
Pós-Graduação
Recursos educacionais abertos
Open Educational Resources
Open Educational Practices
Community of Practice
Teachers’ Education
Physics Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Open Educational Resources
Open Educational Practices
Community of Practice
Teachers’ Education
Physics Education
description Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do cur-so, a busca e ensaio de solução de situações-problema da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comu-nicação e de trabalho colaborativo virtuais e open source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente data
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-17T04:10:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204487
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108518
identifier_str_mv 1677-2334
001108518
url http://hdl.handle.net/10183/204487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 36, n. 3 (dez. 2019), p. 795-817
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/2/001108518.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204487/1/001108518.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62166531216f34be9b844014ac9158d6
09119c19ce75cb5256b06efa2857707a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224982860136448