Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Medeiros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67189
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência.
id UFRGS-2_89c8d5710c686c98b6c234c96d47c80a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67189
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Amanda MedeirosHofstaetter, Andrea2013-03-05T01:48:28Z2012http://hdl.handle.net/10183/67189000873020Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência.This conclusion of course work aims to present the linkage between theoretical reflections and pedagogical practice held at Stage Teaching in Visual Arts. The research involves elements worked in the creative process as consisting graduation project done earlier in my training as a Bachelor of Visual Arts. In teaching practice left this experience of poetic creation to formulate a proposal for learning in visual arts focusing on the concepts of figurative and non-figurative (abstract) using images of landscapes and drawings of observation. This theoretical research in a broader sense approaches module concepts, abstraction and figuration, involving the relationship between figurative and non-figurative. It also addresses some of the concepts that underlie the teaching practice, as Meaningful Learning and Meaning of experience in the construction of knowledge. The main theoretical frameworks are: Piet Mondrian, with his writings on the concept of figurative and non-figurative, David Ausubel, emphasizing meaningful learning and Jorge Larrosa, about the wisdom of experience.application/pdfporAbstraçãoPaisagem : ArteAprendizagem significativaArte : FiguracaoFigurationAbstractionLandscapeModuleMeaningful learningAbstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873020.pdf000873020.pdfTexto completoapplication/pdf3406509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/1/000873020.pdf28efbb743a25cf776b9ca5ab0c798360MD51TEXT000873020.pdf.txt000873020.pdf.txtExtracted Texttext/plain136920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/2/000873020.pdf.txt28a5e7f8643ea6f73cecc413f6131c89MD52THUMBNAIL000873020.pdf.jpg000873020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/3/000873020.pdf.jpg73919ed2f323ce23c1a68de2c289ca05MD5310183/671892018-10-17 07:56:07.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:56:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
title Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
spellingShingle Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
Oliveira, Amanda Medeiros
Abstração
Paisagem : Arte
Aprendizagem significativa
Arte : Figuracao
Figuration
Abstraction
Landscape
Module
Meaningful learning
title_short Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
title_full Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
title_fullStr Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
title_full_unstemmed Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
title_sort Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
author Oliveira, Amanda Medeiros
author_facet Oliveira, Amanda Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hofstaetter, Andrea
contributor_str_mv Hofstaetter, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Abstração
Paisagem : Arte
Aprendizagem significativa
Arte : Figuracao
topic Abstração
Paisagem : Arte
Aprendizagem significativa
Arte : Figuracao
Figuration
Abstraction
Landscape
Module
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Figuration
Abstraction
Landscape
Module
Meaningful learning
description Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-05T01:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67189
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873020
url http://hdl.handle.net/10183/67189
identifier_str_mv 000873020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/1/000873020.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/2/000873020.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/3/000873020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28efbb743a25cf776b9ca5ab0c798360
28a5e7f8643ea6f73cecc413f6131c89
73919ed2f323ce23c1a68de2c289ca05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447098642923520