Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67189 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência. |
id |
UFRGS-2_89c8d5710c686c98b6c234c96d47c80a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67189 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Amanda MedeirosHofstaetter, Andrea2013-03-05T01:48:28Z2012http://hdl.handle.net/10183/67189000873020Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência.This conclusion of course work aims to present the linkage between theoretical reflections and pedagogical practice held at Stage Teaching in Visual Arts. The research involves elements worked in the creative process as consisting graduation project done earlier in my training as a Bachelor of Visual Arts. In teaching practice left this experience of poetic creation to formulate a proposal for learning in visual arts focusing on the concepts of figurative and non-figurative (abstract) using images of landscapes and drawings of observation. This theoretical research in a broader sense approaches module concepts, abstraction and figuration, involving the relationship between figurative and non-figurative. It also addresses some of the concepts that underlie the teaching practice, as Meaningful Learning and Meaning of experience in the construction of knowledge. The main theoretical frameworks are: Piet Mondrian, with his writings on the concept of figurative and non-figurative, David Ausubel, emphasizing meaningful learning and Jorge Larrosa, about the wisdom of experience.application/pdfporAbstraçãoPaisagem : ArteAprendizagem significativaArte : FiguracaoFigurationAbstractionLandscapeModuleMeaningful learningAbstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873020.pdf000873020.pdfTexto completoapplication/pdf3406509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/1/000873020.pdf28efbb743a25cf776b9ca5ab0c798360MD51TEXT000873020.pdf.txt000873020.pdf.txtExtracted Texttext/plain136920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/2/000873020.pdf.txt28a5e7f8643ea6f73cecc413f6131c89MD52THUMBNAIL000873020.pdf.jpg000873020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/3/000873020.pdf.jpg73919ed2f323ce23c1a68de2c289ca05MD5310183/671892018-10-17 07:56:07.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:56:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência |
title |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência |
spellingShingle |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência Oliveira, Amanda Medeiros Abstração Paisagem : Arte Aprendizagem significativa Arte : Figuracao Figuration Abstraction Landscape Module Meaningful learning |
title_short |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência |
title_full |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência |
title_fullStr |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência |
title_full_unstemmed |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência |
title_sort |
Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência |
author |
Oliveira, Amanda Medeiros |
author_facet |
Oliveira, Amanda Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amanda Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abstração Paisagem : Arte Aprendizagem significativa Arte : Figuracao |
topic |
Abstração Paisagem : Arte Aprendizagem significativa Arte : Figuracao Figuration Abstraction Landscape Module Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Figuration Abstraction Landscape Module Meaningful learning |
description |
Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-05T01:48:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67189 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873020 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67189 |
identifier_str_mv |
000873020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/1/000873020.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/2/000873020.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67189/3/000873020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28efbb743a25cf776b9ca5ab0c798360 28a5e7f8643ea6f73cecc413f6131c89 73919ed2f323ce23c1a68de2c289ca05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447098642923520 |