Compreendendo as formas de interação no Moodle por uma educação a distância mais significante : uma abordagem enunciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Affeldt, Daniel Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217993
Resumo: Neste artigo, analisamos interações entre professora e alunos na plataforma Moodle, referentes à modalidade de Educação a Distância oferecida em disciplinas de cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, fazemos observações sobre a natureza das interações feitas em EaD sob a luz da teoria da enunciação do linguista Émile Benveniste. De um corpus constituído por 32 interações, escolhemos as seis que julgamos ilustrar melhor nossas análises. Os resultados, de um ponto de vista quantitativo, revelaram a predominância da não-resposta dos alunos aos bilhetes da professora. Em contrapartida, uma análise qualitativa mostrou que, respeitadas as particularidades de uma aula a distância, as interações podem ser mais significantes.
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spelling Silva, SilvanaAffeldt, Daniel Rodrigues2021-02-16T04:06:05Z20202359-6082http://hdl.handle.net/10183/217993001121262Neste artigo, analisamos interações entre professora e alunos na plataforma Moodle, referentes à modalidade de Educação a Distância oferecida em disciplinas de cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, fazemos observações sobre a natureza das interações feitas em EaD sob a luz da teoria da enunciação do linguista Émile Benveniste. De um corpus constituído por 32 interações, escolhemos as seis que julgamos ilustrar melhor nossas análises. Os resultados, de um ponto de vista quantitativo, revelaram a predominância da não-resposta dos alunos aos bilhetes da professora. Em contrapartida, uma análise qualitativa mostrou que, respeitadas as particularidades de uma aula a distância, as interações podem ser mais significantes.In this article, we analyze interactions between teacher and students on the Moodle platform, referring to the Distance Education modality offered in undergraduate courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. Therefore, we make observations about the nature of the interactions made in Distance education in the light of the enunciation theory of the linguist Émile Benveniste. From a corpus made up of 32 interactions, we chose the 6 that we think best illustrate our analysis. The results, from a quantitative point of view, revealed the predominance of the students' non-response to the teacher's notes. In contrast, a qualitative analysis showed that, respecting the particularities of a distance class, interactions can be more significant.application/pdfporEmRede : revista de educação a distância. Porto Alegre, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2020), p. [55]-68Educação a distânciaMoodleSubjetividadeEnunciaçãoLinguísticaSubjectivityEnunciationCompreendendo as formas de interação no Moodle por uma educação a distância mais significante : uma abordagem enunciativaUnderstanding the ways of interaction in Moodle for a more significant distance education : an enunciative approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121262.pdf.txt001121262.pdf.txtExtracted Texttext/plain38709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217993/2/001121262.pdf.txt9b74e9d24d498a68939cf84f435367f3MD52ORIGINAL001121262.pdfTexto completoapplication/pdf316821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217993/1/001121262.pdfa67315ce7c6a99bf7aec3509a393f3fcMD5110183/2179932023-08-24 03:33:09.51531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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