Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114390 |
Resumo: | O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde. |
id |
UFRGS-2_8a57a929cc152697a95694585398c76b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114390 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saldanha, Olinda Maria de Fátima LechmannPereira, Ana Lúcia BenderMedeiros, Cássia Regina GotlerDhein, GiseleKoetz, Lydia Christmann EspindolaSchwertner, Suzana FeldensCeccim, Ricardo Burg2015-03-20T01:57:32Z20141414-3283http://hdl.handle.net/10183/114390000953944O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.The text presents the implementation of a school-service that proposes health professionals’ education in line with the National Curriculum Guidelines. The Regional University Clinic of Education and Health (CURES) involves health courses offered by a University Center located in the region of the Taquari Valley, in the state of Rio Grande do Sul (Southern Brazil), linking the care networks of four cities. This paper reports on the institutional support that is present in the actions of the care network teams. Inclusion in the local and regional context has shown an educational potential for students and teachers, highlighting commitment and co-responsibility in care. The “education narrative” was the methodological approach that was employed to analyze the actions of CURES concerning institutional support to the teams. The inseparability between technique and policy/theory and practice has permeated activities and reflections, resulting in changes in the teaching-learning process in the field of health.El texto presenta la implementación de una actividad-escuela, cuya propuesta es la fomación de profesionales de acuerdo con las Directrices Curriculares Nacionales. La Clínica Universitaria Regional de Educación y Salud (CURES) involucra cursos del área de la salud de un Centro Universitario, articulando las redes de cuidado de cuatro municipios brasileños. En este trabajo se hace el relato del apoyo institucional en las acciones de los equipos de la red de cuidados. La inserción en el contexto ha mostrado un potencial formativo para estudiantes y docentes, resaltando el compromiso y la coresponsabilidad en el cuidado. La “narrativa de formación” ha sido el recurso metodológico utilizado, problematizando las acciones de la CURES en el apoyo institucional a los equipos. La indisolubilidad entre técnica y política/teoría y práctica ha traspasado las actividades y las reflexiones.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. V. 18, supl. 1 (2014), p. 1053-1062Atenção à saúdeIntegração ensino-serviçoFormação profissionalClinic-schoolComprehensive health careTeaching-work integrationProfessional health educationInstitutional supportClínica-escuelaAtención integral de la saludIntegración enseñanza-servicioFormación en saludApoyo institucionalClínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviçoClinic-school : innovative institutional support to the practices of management and health care as part of the teaching-work integrationClínica-escuela : apoyo institucional innovador para las prácticas de gestión y atención en la salud como parte de la integración enseñanza-servicioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953944.pdf000953944.pdfTexto completoapplication/pdf66475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/1/000953944.pdf6a76067b7559f96211a12323bcd8d764MD51TEXT000953944.pdf.txt000953944.pdf.txtExtracted Texttext/plain41758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/2/000953944.pdf.txt21a4c6372dd8ecff13306674a6d06094MD52THUMBNAIL000953944.pdf.jpg000953944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/3/000953944.pdf.jpg7b908a8e978c01ec8b70c5c0b60593b4MD5310183/1143902018-10-18 09:18:15.436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:18:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Clinic-school : innovative institutional support to the practices of management and health care as part of the teaching-work integration |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Clínica-escuela : apoyo institucional innovador para las prácticas de gestión y atención en la salud como parte de la integración enseñanza-servicio |
title |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço |
spellingShingle |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann Atenção à saúde Integração ensino-serviço Formação profissional Clinic-school Comprehensive health care Teaching-work integration Professional health education Institutional support Clínica-escuela Atención integral de la salud Integración enseñanza-servicio Formación en salud Apoyo institucional |
title_short |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço |
title_full |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço |
title_fullStr |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço |
title_full_unstemmed |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço |
title_sort |
Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço |
author |
Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann |
author_facet |
Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann Pereira, Ana Lúcia Bender Medeiros, Cássia Regina Gotler Dhein, Gisele Koetz, Lydia Christmann Espindola Schwertner, Suzana Feldens Ceccim, Ricardo Burg |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Lúcia Bender Medeiros, Cássia Regina Gotler Dhein, Gisele Koetz, Lydia Christmann Espindola Schwertner, Suzana Feldens Ceccim, Ricardo Burg |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann Pereira, Ana Lúcia Bender Medeiros, Cássia Regina Gotler Dhein, Gisele Koetz, Lydia Christmann Espindola Schwertner, Suzana Feldens Ceccim, Ricardo Burg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção à saúde Integração ensino-serviço Formação profissional |
topic |
Atenção à saúde Integração ensino-serviço Formação profissional Clinic-school Comprehensive health care Teaching-work integration Professional health education Institutional support Clínica-escuela Atención integral de la salud Integración enseñanza-servicio Formación en salud Apoyo institucional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Clinic-school Comprehensive health care Teaching-work integration Professional health education Institutional support |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Clínica-escuela Atención integral de la salud Integración enseñanza-servicio Formación en salud Apoyo institucional |
description |
O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-20T01:57:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114390 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953944 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000953944 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. V. 18, supl. 1 (2014), p. 1053-1062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/1/000953944.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/2/000953944.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/3/000953944.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a76067b7559f96211a12323bcd8d764 21a4c6372dd8ecff13306674a6d06094 7b908a8e978c01ec8b70c5c0b60593b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447578662141952 |