Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Ana Lúcia Bender, Medeiros, Cássia Regina Gotler, Dhein, Gisele, Koetz, Lydia Christmann Espindola, Schwertner, Suzana Feldens, Ceccim, Ricardo Burg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114390
Resumo: O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.
id UFRGS-2_8a57a929cc152697a95694585398c76b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114390
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saldanha, Olinda Maria de Fátima LechmannPereira, Ana Lúcia BenderMedeiros, Cássia Regina GotlerDhein, GiseleKoetz, Lydia Christmann EspindolaSchwertner, Suzana FeldensCeccim, Ricardo Burg2015-03-20T01:57:32Z20141414-3283http://hdl.handle.net/10183/114390000953944O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.The text presents the implementation of a school-service that proposes health professionals’ education in line with the National Curriculum Guidelines. The Regional University Clinic of Education and Health (CURES) involves health courses offered by a University Center located in the region of the Taquari Valley, in the state of Rio Grande do Sul (Southern Brazil), linking the care networks of four cities. This paper reports on the institutional support that is present in the actions of the care network teams. Inclusion in the local and regional context has shown an educational potential for students and teachers, highlighting commitment and co-responsibility in care. The “education narrative” was the methodological approach that was employed to analyze the actions of CURES concerning institutional support to the teams. The inseparability between technique and policy/theory and practice has permeated activities and reflections, resulting in changes in the teaching-learning process in the field of health.El texto presenta la implementación de una actividad-escuela, cuya propuesta es la fomación de profesionales de acuerdo con las Directrices Curriculares Nacionales. La Clínica Universitaria Regional de Educación y Salud (CURES) involucra cursos del área de la salud de un Centro Universitario, articulando las redes de cuidado de cuatro municipios brasileños. En este trabajo se hace el relato del apoyo institucional en las acciones de los equipos de la red de cuidados. La inserción en el contexto ha mostrado un potencial formativo para estudiantes y docentes, resaltando el compromiso y la coresponsabilidad en el cuidado. La “narrativa de formación” ha sido el recurso metodológico utilizado, problematizando las acciones de la CURES en el apoyo institucional a los equipos. La indisolubilidad entre técnica y política/teoría y práctica ha traspasado las actividades y las reflexiones.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. V. 18, supl. 1 (2014), p. 1053-1062Atenção à saúdeIntegração ensino-serviçoFormação profissionalClinic-schoolComprehensive health careTeaching-work integrationProfessional health educationInstitutional supportClínica-escuelaAtención integral de la saludIntegración enseñanza-servicioFormación en saludApoyo institucionalClínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviçoClinic-school : innovative institutional support to the practices of management and health care as part of the teaching-work integrationClínica-escuela : apoyo institucional innovador para las prácticas de gestión y atención en la salud como parte de la integración enseñanza-servicioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953944.pdf000953944.pdfTexto completoapplication/pdf66475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/1/000953944.pdf6a76067b7559f96211a12323bcd8d764MD51TEXT000953944.pdf.txt000953944.pdf.txtExtracted Texttext/plain41758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/2/000953944.pdf.txt21a4c6372dd8ecff13306674a6d06094MD52THUMBNAIL000953944.pdf.jpg000953944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/3/000953944.pdf.jpg7b908a8e978c01ec8b70c5c0b60593b4MD5310183/1143902018-10-18 09:18:15.436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:18:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Clinic-school : innovative institutional support to the practices of management and health care as part of the teaching-work integration
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Clínica-escuela : apoyo institucional innovador para las prácticas de gestión y atención en la salud como parte de la integración enseñanza-servicio
title Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
spellingShingle Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
Atenção à saúde
Integração ensino-serviço
Formação profissional
Clinic-school
Comprehensive health care
Teaching-work integration
Professional health education
Institutional support
Clínica-escuela
Atención integral de la salud
Integración enseñanza-servicio
Formación en salud
Apoyo institucional
title_short Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_full Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_fullStr Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_full_unstemmed Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_sort Clínica-escola : apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
author Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
author_facet Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
Pereira, Ana Lúcia Bender
Medeiros, Cássia Regina Gotler
Dhein, Gisele
Koetz, Lydia Christmann Espindola
Schwertner, Suzana Feldens
Ceccim, Ricardo Burg
author_role author
author2 Pereira, Ana Lúcia Bender
Medeiros, Cássia Regina Gotler
Dhein, Gisele
Koetz, Lydia Christmann Espindola
Schwertner, Suzana Feldens
Ceccim, Ricardo Burg
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
Pereira, Ana Lúcia Bender
Medeiros, Cássia Regina Gotler
Dhein, Gisele
Koetz, Lydia Christmann Espindola
Schwertner, Suzana Feldens
Ceccim, Ricardo Burg
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção à saúde
Integração ensino-serviço
Formação profissional
topic Atenção à saúde
Integração ensino-serviço
Formação profissional
Clinic-school
Comprehensive health care
Teaching-work integration
Professional health education
Institutional support
Clínica-escuela
Atención integral de la salud
Integración enseñanza-servicio
Formación en salud
Apoyo institucional
dc.subject.eng.fl_str_mv Clinic-school
Comprehensive health care
Teaching-work integration
Professional health education
Institutional support
dc.subject.spa.fl_str_mv Clínica-escuela
Atención integral de la salud
Integración enseñanza-servicio
Formación en salud
Apoyo institucional
description O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-20T01:57:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114390
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953944
identifier_str_mv 1414-3283
000953944
url http://hdl.handle.net/10183/114390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. V. 18, supl. 1 (2014), p. 1053-1062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/1/000953944.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/2/000953944.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114390/3/000953944.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a76067b7559f96211a12323bcd8d764
21a4c6372dd8ecff13306674a6d06094
7b908a8e978c01ec8b70c5c0b60593b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447578662141952