O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trierveiler, Tiago da Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127691
Resumo: Com a aglomeração da população em grandes centros urbanos e o aumento significativo da frota de veículos, os congestionamentos vêm se tornando uma rotina, trazendo uma piora na qualidade de vida da população. A solução desse problema é complexa, e envolve fatores como a demanda e oferta pelo transporte, planeamento urbano, etc. Este trabalho apresenta uma medida que pode contribuir na solução dos problemas de congestionamento em grandes cidades, o pedágio urbano. Que é a cobrança pelo uso das vias dentro de um certo perímetro da cidade, afim de controlar o tráfego existente, forçando os motoristas a arcarem com os problemas que o uso excessivo transporte individual tem na sociedade. Na primeira parte do trabalho são apresentadas as externalidades causadas pelo automóvel e as possíveis soluções de oferta e demanda de transporte. Então foi feita a caracterização do pedágio urbano, suas características, tecnologias aplicadas, o porquê do seu uso, sua justificativa, etc. Com o pedágio urbano caracterizado, foram feitos estudos de casos de algumas das experiências internacionais mais relevantes: Londres, Sinpagura, Estocolmo, Milão e Santiago, apresentando seu funcionamento, forma de cobrança, histórico, além dos resultados obtidos ao longo dos anos, no gerenciamento do tráfego, sua influência no transporte público, no meio ambiente, comércio das cidades, etc. A última parte do trabalho teve como objetivo calcular a probabilidade de redução do uso do carro em função de um pedágio urbano, com uma pesquisa realizada através de questionários de preferencia declarada e revelada entre moradores de Porto Alegre, foi possível calcular a porcentagem de usuários que deixariam de usar o carro em função de diferentes tarifas impostas, e de diferentes tempos de viagem de transporte público e de carro. Foi possível comparar o resultado com os níveis de redução das experiências internacionais, calculando um valor de pedágio que traria resultados parecidos com os obtidos nessas cidades. A pesquisa mostrou resultados coerentes, quanto maior a diferença de tempo das viagens, menos os motoristas são sensíveis a mudanças de preço.
id UFRGS-2_8a9aa8ccf5357526f3759fc1c33e9ca9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127691
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trierveiler, Tiago da RochaSenna, Luiz Afonso dos Santos2015-10-15T02:40:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/127691000971016Com a aglomeração da população em grandes centros urbanos e o aumento significativo da frota de veículos, os congestionamentos vêm se tornando uma rotina, trazendo uma piora na qualidade de vida da população. A solução desse problema é complexa, e envolve fatores como a demanda e oferta pelo transporte, planeamento urbano, etc. Este trabalho apresenta uma medida que pode contribuir na solução dos problemas de congestionamento em grandes cidades, o pedágio urbano. Que é a cobrança pelo uso das vias dentro de um certo perímetro da cidade, afim de controlar o tráfego existente, forçando os motoristas a arcarem com os problemas que o uso excessivo transporte individual tem na sociedade. Na primeira parte do trabalho são apresentadas as externalidades causadas pelo automóvel e as possíveis soluções de oferta e demanda de transporte. Então foi feita a caracterização do pedágio urbano, suas características, tecnologias aplicadas, o porquê do seu uso, sua justificativa, etc. Com o pedágio urbano caracterizado, foram feitos estudos de casos de algumas das experiências internacionais mais relevantes: Londres, Sinpagura, Estocolmo, Milão e Santiago, apresentando seu funcionamento, forma de cobrança, histórico, além dos resultados obtidos ao longo dos anos, no gerenciamento do tráfego, sua influência no transporte público, no meio ambiente, comércio das cidades, etc. A última parte do trabalho teve como objetivo calcular a probabilidade de redução do uso do carro em função de um pedágio urbano, com uma pesquisa realizada através de questionários de preferencia declarada e revelada entre moradores de Porto Alegre, foi possível calcular a porcentagem de usuários que deixariam de usar o carro em função de diferentes tarifas impostas, e de diferentes tempos de viagem de transporte público e de carro. Foi possível comparar o resultado com os níveis de redução das experiências internacionais, calculando um valor de pedágio que traria resultados parecidos com os obtidos nessas cidades. A pesquisa mostrou resultados coerentes, quanto maior a diferença de tempo das viagens, menos os motoristas são sensíveis a mudanças de preço.application/pdfporEngenharia civilO pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2015Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971016.pdf000971016.pdfTexto completoapplication/pdf3099831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127691/1/000971016.pdffeb19bd3f231da3e8dbebb5e9913b71aMD51TEXT000971016.pdf.txt000971016.pdf.txtExtracted Texttext/plain192664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127691/2/000971016.pdf.txt321a1ed8c9bf9e0a1f037347dd6b3295MD52THUMBNAIL000971016.pdf.jpg000971016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127691/3/000971016.pdf.jpg2b43b6dee5a987d88f501633c52d3b63MD5310183/1276912018-10-23 09:11:13.158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
title O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
spellingShingle O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
Trierveiler, Tiago da Rocha
Engenharia civil
title_short O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
title_full O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
title_fullStr O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
title_full_unstemmed O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
title_sort O pedágio urbano como forma de desestímulo ao transporte individual motorizado
author Trierveiler, Tiago da Rocha
author_facet Trierveiler, Tiago da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trierveiler, Tiago da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
contributor_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description Com a aglomeração da população em grandes centros urbanos e o aumento significativo da frota de veículos, os congestionamentos vêm se tornando uma rotina, trazendo uma piora na qualidade de vida da população. A solução desse problema é complexa, e envolve fatores como a demanda e oferta pelo transporte, planeamento urbano, etc. Este trabalho apresenta uma medida que pode contribuir na solução dos problemas de congestionamento em grandes cidades, o pedágio urbano. Que é a cobrança pelo uso das vias dentro de um certo perímetro da cidade, afim de controlar o tráfego existente, forçando os motoristas a arcarem com os problemas que o uso excessivo transporte individual tem na sociedade. Na primeira parte do trabalho são apresentadas as externalidades causadas pelo automóvel e as possíveis soluções de oferta e demanda de transporte. Então foi feita a caracterização do pedágio urbano, suas características, tecnologias aplicadas, o porquê do seu uso, sua justificativa, etc. Com o pedágio urbano caracterizado, foram feitos estudos de casos de algumas das experiências internacionais mais relevantes: Londres, Sinpagura, Estocolmo, Milão e Santiago, apresentando seu funcionamento, forma de cobrança, histórico, além dos resultados obtidos ao longo dos anos, no gerenciamento do tráfego, sua influência no transporte público, no meio ambiente, comércio das cidades, etc. A última parte do trabalho teve como objetivo calcular a probabilidade de redução do uso do carro em função de um pedágio urbano, com uma pesquisa realizada através de questionários de preferencia declarada e revelada entre moradores de Porto Alegre, foi possível calcular a porcentagem de usuários que deixariam de usar o carro em função de diferentes tarifas impostas, e de diferentes tempos de viagem de transporte público e de carro. Foi possível comparar o resultado com os níveis de redução das experiências internacionais, calculando um valor de pedágio que traria resultados parecidos com os obtidos nessas cidades. A pesquisa mostrou resultados coerentes, quanto maior a diferença de tempo das viagens, menos os motoristas são sensíveis a mudanças de preço.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-15T02:40:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127691
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000971016
url http://hdl.handle.net/10183/127691
identifier_str_mv 000971016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127691/1/000971016.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127691/2/000971016.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127691/3/000971016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv feb19bd3f231da3e8dbebb5e9913b71a
321a1ed8c9bf9e0a1f037347dd6b3295
2b43b6dee5a987d88f501633c52d3b63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447153745592320