Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49518 |
Resumo: | O artigo argumenta a legitimidade legal, técnica e política para a formulação de uma política de Estado com o objetivo de ordenar a formação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população e destaca as competências do setor da educação e do setor da saúde nessa construção. A integralidade é tomada como eixo para propor e apoiar as necessárias mudanças na formação de profissionais, já que implica uma compreensão ampliada da saúde, a articulação de saberes e práticas multiprofissionais e interdisciplinares e a alteridade com os usuários para a inovação das práticas em todos os cenários de atenção à saúde e de gestão setorial. |
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Ceccim, Ricardo BurgFeuerwerker, Laura Camargo Macruz2012-06-09T01:35:51Z20040102-311Xhttp://hdl.handle.net/10183/49518000514539O artigo argumenta a legitimidade legal, técnica e política para a formulação de uma política de Estado com o objetivo de ordenar a formação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população e destaca as competências do setor da educação e do setor da saúde nessa construção. A integralidade é tomada como eixo para propor e apoiar as necessárias mudanças na formação de profissionais, já que implica uma compreensão ampliada da saúde, a articulação de saberes e práticas multiprofissionais e interdisciplinares e a alteridade com os usuários para a inovação das práticas em todos os cenários de atenção à saúde e de gestão setorial.This article discusses the issue of legal, technical, and political legitimacy for formulating a public policy aimed at organizing the training of health professionals in accordance with the population’s health needs, while highlighting the competencies of the education and health sectors in this construction. Comprehensiveness is viewed as the main thrust for proposing and supporting the changes needed in the training of professionals in education and health, since it involves an expanded understanding of health, the linkage among multi-professional and interdisciplinary knowledge and practices, and dialogue/exchange with health system users, aimed at innovation of practices in all scenarios of health care and health sector management.application/pdfporCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 5 (set./out. 2004), p. 1400-1410Profissionais da saúdeFormaçãoIntegralidade em saúdeEnsino profissionalizanteEnsino superiorPolíticas públicasBrasilComprehensive health careProfessional practiceHealth policyMudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidadeChanges in undergraduate education in the health professions from the perspective of comprehensive training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000514539.pdf000514539.pdfTexto completoapplication/pdf84801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49518/1/000514539.pdf9d7da54191c68f405ff92ab546604d32MD51TEXT000514539.pdf.txt000514539.pdf.txtExtracted Texttext/plain55223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49518/2/000514539.pdf.txte5fb53ffed81f991cc733f59b6ad6821MD52THUMBNAIL000514539.pdf.jpg000514539.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49518/3/000514539.pdf.jpg85166ed573912e6568eab2ceddbe175fMD5310183/495182021-11-20 05:53:28.478449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49518Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:53:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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