Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Luiz Felipe
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guizzo, Bianca Salazar, Santos, Luís Henrique Sacchi dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158254
Resumo: Artigo teórico que trata da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com especial ênfase às pesquisas que tematizem gênero e sexualidade. A Resolução 466/2012, que regula a ética em pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, está baseada em um modelo válido para as ciências biomédicas, mas que não atende às problematizações das investigações das ciências sociais e humanas. Destacam-se as críticas a esse modelo, oriundas da Saúde Coletiva e da Antropologia. A seguir, procede-se à análise da situação da ética em pesquisas acerca de gênero e sexualidade situadas no campo feminista e dos estudos queer. Por fim, elegem-se as pesquisas com crianças, relevantes para o campo da Educação, como caso exemplar de investigações dificultadas pelo modelo de regulação vigente. Conclui-se que certos recortes teórico-metodológicos serão doravante impossíveis na hegemonia da ética biomédica.
id UFRGS-2_8af2cf2567b29b2a0fac1175968097e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158254
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zago, Luiz FelipeGuizzo, Bianca SalazarSantos, Luís Henrique Sacchi dos2017-05-20T02:42:35Z20160101-7136http://hdl.handle.net/10183/158254001011281Artigo teórico que trata da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com especial ênfase às pesquisas que tematizem gênero e sexualidade. A Resolução 466/2012, que regula a ética em pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, está baseada em um modelo válido para as ciências biomédicas, mas que não atende às problematizações das investigações das ciências sociais e humanas. Destacam-se as críticas a esse modelo, oriundas da Saúde Coletiva e da Antropologia. A seguir, procede-se à análise da situação da ética em pesquisas acerca de gênero e sexualidade situadas no campo feminista e dos estudos queer. Por fim, elegem-se as pesquisas com crianças, relevantes para o campo da Educação, como caso exemplar de investigações dificultadas pelo modelo de regulação vigente. Conclui-se que certos recortes teórico-metodológicos serão doravante impossíveis na hegemonia da ética biomédica.A theoretical article that discusses ethics in research involving human subjects, and in particular, researches in the areas of gender and sexuality. The Resolution 466/2012, regulating ethics in research on human subjects in Brazil, is based on a model that is appropriate for biomedical sciences but not equally applicable to research in social and human sciences. Salience is given here to critiques of the biomedical model that have been elaborated from Public Health and Anthropological perspectives. This is followed by an analysis of ethics in gender and sexuality research that is linked to feminism and queer studies. Finally, given its relevance to the field of Education, research with children is examined as an exemplary case of the type of work that falters when current models of ethical regulation are applied. In conclusion, certain theoretical and methodological themes become unapproachable when subjected to the hegemony of biomedical ethics.Este artículo teórico aborda el tema de la ética en investigaciones con seres humanos, con especial énfasis en aquellas que discuten género y sexualidad. La Resolución 466/2012, que regula la ética en investigaciones con seres humanos en Brasil, se basa en un modelo válido para las ciencias biomédicas, pero que no atiende el problema de las investigaciones en ciencias sociales y humanas. Se destacan las críticas a ese modelo originarias de la Salud Pública y de la Antropología. A seguir, se procede el análisis de la situación de la ética en investigaciones sobre género y sexualidad ubicadas en los campos feministas y de estudios queer. Finalmente, se elijen las investigaciones con niños, relevantes en el campo de la Educación, como caso ejemplar de investigaciones dificultadas por el modelo de regulación vigente. Se concluye que ciertos recortes teórico-metodológicos pueden hacerse imposibles en la hegemonía de la ética biomédica.application/pdfporInter-ação. Goiânia, GO. Vol. 41, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 189-212Pesquisa educacionalÉticaGêneroSexualidadeResearch ethicsResearch in educationGenderSexualityÉtica de investigaciónInvestigación en educaciónGéneroSexualidadProblematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidadeEthical problematizations : disquietudes for educational research on gender and sexualityProblematizaciones éticas : inquietudes para la investigación en el campo educativo con género y sexualidadinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011281.pdf001011281.pdfTexto completoapplication/pdf145458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158254/1/001011281.pdf2e4a287fa15814506c15835a7851adf9MD51TEXT001011281.pdf.txt001011281.pdf.txtExtracted Texttext/plain56775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158254/2/001011281.pdf.txtc1537fe1ebbcfcdaeedf452ff3ea0a51MD52THUMBNAIL001011281.pdf.jpg001011281.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158254/3/001011281.pdf.jpg39a0bd2c7a62cce0e4d74c8d5a3d20edMD5310183/1582542020-06-03 03:45:04.666434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158254Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-03T06:45:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ethical problematizations : disquietudes for educational research on gender and sexuality
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Problematizaciones éticas : inquietudes para la investigación en el campo educativo con género y sexualidad
title Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
spellingShingle Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
Zago, Luiz Felipe
Pesquisa educacional
Ética
Gênero
Sexualidade
Research ethics
Research in education
Gender
Sexuality
Ética de investigación
Investigación en educación
Género
Sexualidad
title_short Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
title_full Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
title_fullStr Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
title_full_unstemmed Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
title_sort Problematizações éticas : perigos para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade
author Zago, Luiz Felipe
author_facet Zago, Luiz Felipe
Guizzo, Bianca Salazar
Santos, Luís Henrique Sacchi dos
author_role author
author2 Guizzo, Bianca Salazar
Santos, Luís Henrique Sacchi dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago, Luiz Felipe
Guizzo, Bianca Salazar
Santos, Luís Henrique Sacchi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Ética
Gênero
Sexualidade
topic Pesquisa educacional
Ética
Gênero
Sexualidade
Research ethics
Research in education
Gender
Sexuality
Ética de investigación
Investigación en educación
Género
Sexualidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Research ethics
Research in education
Gender
Sexuality
dc.subject.spa.fl_str_mv Ética de investigación
Investigación en educación
Género
Sexualidad
description Artigo teórico que trata da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com especial ênfase às pesquisas que tematizem gênero e sexualidade. A Resolução 466/2012, que regula a ética em pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, está baseada em um modelo válido para as ciências biomédicas, mas que não atende às problematizações das investigações das ciências sociais e humanas. Destacam-se as críticas a esse modelo, oriundas da Saúde Coletiva e da Antropologia. A seguir, procede-se à análise da situação da ética em pesquisas acerca de gênero e sexualidade situadas no campo feminista e dos estudos queer. Por fim, elegem-se as pesquisas com crianças, relevantes para o campo da Educação, como caso exemplar de investigações dificultadas pelo modelo de regulação vigente. Conclui-se que certos recortes teórico-metodológicos serão doravante impossíveis na hegemonia da ética biomédica.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-20T02:42:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158254
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7136
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001011281
identifier_str_mv 0101-7136
001011281
url http://hdl.handle.net/10183/158254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Inter-ação. Goiânia, GO. Vol. 41, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 189-212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158254/1/001011281.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158254/2/001011281.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158254/3/001011281.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e4a287fa15814506c15835a7851adf9
c1537fe1ebbcfcdaeedf452ff3ea0a51
39a0bd2c7a62cce0e4d74c8d5a3d20ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224915644317696