Perfil de fonoaudiólogos que atuam em docência nos programas de residência multiprofissional em saúde no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanini, Claudia Fernandes Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76122
Resumo: A proposta desta pesquisa foi conhecer o perfil dos fonoaudiólogos que atuam como docentes nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) no Rio Grande do Sul, caracterizando aspectos sociodemográficos daqueles que atuam como preceptores/tutores, identificando como desempenham sua função e conhecendo sua motivação para este exercício. O estudo foi realizado por meio de um questionário semi-estruturado disponível em um site que deveria ser respondido virtualmente, composto por dezenove questões abertas e fechadas e disponibilizado aos fonoaudiólogos que atuam nas RMS do estado. A investigação teve a participação de 10 fonoaudiólogas em um universo de 15 profissionais. A análise dos dados quantitativos apontou uma população exclusiva de mulheres, com prevalência da faixa etária de 30 a 35 anos, cujo tempo de formação estava entre 9 e 28 anos e que já atuavam junto à RMS entre 1 e 3 anos. As informações qualitativas demonstraram o seguinte: a Fonoaudiologia está inserida há pouco tempo nestes Programas; todas as respondentes cursaram mais de uma pósgraduação; a carga horária dedicada às atividades da residência é considerada insuficiente; existe deficiência nas instalações físicas para o desenvolvimento do programa; a maioria das preceptoras/tutoras não recebe qualquer incentivo para realizar as atividades relativas à RMS; e que sua satisfação com relação ao Programa é boa ou regular.
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