Oficina de História em Quadrinhos : o aprendizado de uma linguagem multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Eduardo Elisalde
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200008
Resumo: Neste estudo descreve-se uma oficina de histórias em quadrinhos realizada numa escola municipal de ensino fundamental, em Porto Alegre. Esta pesquisa fundamenta-se na definição de Mayer (2009) para a linguagem multimídia; além disso, utilizam-se princípios da linguagem dos quadrinhos conforme Eisner (1985, 1996), McCloud (1995) e Cohn (2013, 2018). Essa base teórica sustenta a análise dos conteúdos oferecidos na oficina, a recepção dos alunos às técnicas de desenho e roteirização aplicadas às histórias em quadrinhos, e as produções finais dos participantes, comparando suas produções iniciais com o projeto final: uma produção autoral de quatro páginas. Conforme a classificação de transições de quadros proposta por McCloud (1995), pode-se observar que os alunos combinam as transições mais frequentes (ação-a-ação) dos comics, quadrinhos norte-americanos, com a caracterização e as temáticas (rosto oval e olhos grandes; lutas de robôs e invasões alienígenas) típicas dos mangás, quadrinhos japoneses. Percebe-se, assim, que, por meio do aprendizado da linguagem multimodal dos quadrinhos, os alunos puderam estabelecer relações entre palavras e imagens para apresentar narrativas, apropriando-se de técnicas de desenho, roteirização, linguagem dos quadrinhos e colorização, que serviram como instrumentos para ampliar e qualificar a comunicação de ideias, fruto do repertório como leitor/espectador/ouvinte das mais diversas mídias a que cada um está exposto (quadrinhos, cinema, música, séries etc.)
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