Oficina de História em Quadrinhos : o aprendizado de uma linguagem multimodal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200008 |
Resumo: | Neste estudo descreve-se uma oficina de histórias em quadrinhos realizada numa escola municipal de ensino fundamental, em Porto Alegre. Esta pesquisa fundamenta-se na definição de Mayer (2009) para a linguagem multimídia; além disso, utilizam-se princípios da linguagem dos quadrinhos conforme Eisner (1985, 1996), McCloud (1995) e Cohn (2013, 2018). Essa base teórica sustenta a análise dos conteúdos oferecidos na oficina, a recepção dos alunos às técnicas de desenho e roteirização aplicadas às histórias em quadrinhos, e as produções finais dos participantes, comparando suas produções iniciais com o projeto final: uma produção autoral de quatro páginas. Conforme a classificação de transições de quadros proposta por McCloud (1995), pode-se observar que os alunos combinam as transições mais frequentes (ação-a-ação) dos comics, quadrinhos norte-americanos, com a caracterização e as temáticas (rosto oval e olhos grandes; lutas de robôs e invasões alienígenas) típicas dos mangás, quadrinhos japoneses. Percebe-se, assim, que, por meio do aprendizado da linguagem multimodal dos quadrinhos, os alunos puderam estabelecer relações entre palavras e imagens para apresentar narrativas, apropriando-se de técnicas de desenho, roteirização, linguagem dos quadrinhos e colorização, que serviram como instrumentos para ampliar e qualificar a comunicação de ideias, fruto do repertório como leitor/espectador/ouvinte das mais diversas mídias a que cada um está exposto (quadrinhos, cinema, música, séries etc.) |
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Toledo, Eduardo ElisaldeFoohs, Marcelo Magalhães2019-10-03T03:45:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/200008001102701Neste estudo descreve-se uma oficina de histórias em quadrinhos realizada numa escola municipal de ensino fundamental, em Porto Alegre. Esta pesquisa fundamenta-se na definição de Mayer (2009) para a linguagem multimídia; além disso, utilizam-se princípios da linguagem dos quadrinhos conforme Eisner (1985, 1996), McCloud (1995) e Cohn (2013, 2018). Essa base teórica sustenta a análise dos conteúdos oferecidos na oficina, a recepção dos alunos às técnicas de desenho e roteirização aplicadas às histórias em quadrinhos, e as produções finais dos participantes, comparando suas produções iniciais com o projeto final: uma produção autoral de quatro páginas. Conforme a classificação de transições de quadros proposta por McCloud (1995), pode-se observar que os alunos combinam as transições mais frequentes (ação-a-ação) dos comics, quadrinhos norte-americanos, com a caracterização e as temáticas (rosto oval e olhos grandes; lutas de robôs e invasões alienígenas) típicas dos mangás, quadrinhos japoneses. Percebe-se, assim, que, por meio do aprendizado da linguagem multimodal dos quadrinhos, os alunos puderam estabelecer relações entre palavras e imagens para apresentar narrativas, apropriando-se de técnicas de desenho, roteirização, linguagem dos quadrinhos e colorização, que serviram como instrumentos para ampliar e qualificar a comunicação de ideias, fruto do repertório como leitor/espectador/ouvinte das mais diversas mídias a que cada um está exposto (quadrinhos, cinema, música, séries etc.)This study describes a comic book workshop held at a municipal elementary school in Porto Alegre. This research is based on the definition of Mayer (2009) for the multimedia language; in addition, comic book principles are used according to Eisner (1985, 1996), McCloud (1995) and Cohn (2013, 2018). This theoretical basis supports the analysis of the contents offered in the workshop, the reception of the students to the techniques of drawing and script applied to the comics, and the final productions of the participants, comparing their initial productions with the final project: a four-page author production . According to the classification of transitions proposed by McCloud (1995), it is possible to observe that students combine the most frequent (action-to-action) transitions of comics, North American comics with the characterization and thematic (oval face and large eyes; robot fights and alien invasions) typical of manga, Japanese comics. Thus, through learning the multimodal language of comics, students were able to establish relationships between words and images to present narratives, appropriating techniques of drawing, scriptwriting, comic language and colorization, which served as instruments to expand and qualify the communication of ideas, a result of the repertoire as a reader/spectator/listener of the most diverse media to which each one is exposed (comics, cinema, music, tv shows etc.)application/pdfporHistórias em quadrinhosEducação básicaComic BooksBasic EducationMultimodal LanguageOficina de História em Quadrinhos : o aprendizado de uma linguagem multimodalComic Book Workshop : learning a multimodal languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102701.pdf.txt001102701.pdf.txtExtracted Texttext/plain80315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200008/2/001102701.pdf.txta7a713494aac1cbbfeb9e3e88cafb6a1MD52ORIGINAL001102701.pdfTexto completoapplication/pdf3475211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200008/1/001102701.pdfaa53540bdf42b55fc76977a18eb5720bMD5110183/2000082019-10-04 03:48:42.413032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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