Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jerusa Fumagalli de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pimenta, Maria Alice de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20239
Resumo: Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita.
id UFRGS-2_8bb5a44aafac7cf0261323a8d398244c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20239
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de Mattos2010-04-16T09:13:41Z20060102-3772http://hdl.handle.net/10183/20239000559238Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita.In the studies about the relationship between reading and writing difficulties and neuropsychological associated factors there are controversies around the hypotheses of a possible deviation or developmental delay. To analyze this polemic the present study compared the neuropsychological task performances of second grade children with reading and writing difficulties (n=14) with two groups: one contrasting reading and writing competence, but not age (n=15), and the other contrasting age, but not reading and writing competence (1st grade; n=9). The results showed that the scores of the second grade group with reading and writing difficulties were statistically lower to second grade children competent in reading and writing in phonological awareness, oral language and phonological memory, not differing significantly from the first grade group. Such findings favor the developmental delay hypothesis of these neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2006), p.153-162.Distúrbios da leituraDislexiaCriançaNeuropsicologiaReadingReading and writing difficultiesDevelopmental dyslexiaPhonological processingNeuropsychological functionsFunções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escritaNeuropsychological functions in children with reading and writing difficulties info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000559238.pdf.txt000559238.pdf.txtExtracted Texttext/plain50747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/2/000559238.pdf.txtfc8bb0d120bc247c9ca48719ea70a696MD52ORIGINAL000559238.pdf000559238.pdfTexto completoapplication/pdf141077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/1/000559238.pdf35ea9f975d464d1efad5286611ef2c44MD51THUMBNAIL000559238.pdf.jpg000559238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/3/000559238.pdf.jpgdc0be70f667f3cc9824c4ea783f4cef7MD5310183/202392018-11-29 02:46:07.97625oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties
title Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
spellingShingle Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Salles, Jerusa Fumagalli de
Distúrbios da leitura
Dislexia
Criança
Neuropsicologia
Reading
Reading and writing difficulties
Developmental dyslexia
Phonological processing
Neuropsychological functions
title_short Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
title_full Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
title_fullStr Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
title_full_unstemmed Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
title_sort Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
author Salles, Jerusa Fumagalli de
author_facet Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
author_role author
author2 Pimenta, Maria Alice de Mattos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da leitura
Dislexia
Criança
Neuropsicologia
topic Distúrbios da leitura
Dislexia
Criança
Neuropsicologia
Reading
Reading and writing difficulties
Developmental dyslexia
Phonological processing
Neuropsychological functions
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Reading and writing difficulties
Developmental dyslexia
Phonological processing
Neuropsychological functions
description Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:13:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20239
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000559238
identifier_str_mv 0102-3772
000559238
url http://hdl.handle.net/10183/20239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2006), p.153-162.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/2/000559238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/1/000559238.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/3/000559238.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc8bb0d120bc247c9ca48719ea70a696
35ea9f975d464d1efad5286611ef2c44
dc0be70f667f3cc9824c4ea783f4cef7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224705851523072