Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20239 |
Resumo: | Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita. |
id |
UFRGS-2_8bb5a44aafac7cf0261323a8d398244c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20239 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de Mattos2010-04-16T09:13:41Z20060102-3772http://hdl.handle.net/10183/20239000559238Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita.In the studies about the relationship between reading and writing difficulties and neuropsychological associated factors there are controversies around the hypotheses of a possible deviation or developmental delay. To analyze this polemic the present study compared the neuropsychological task performances of second grade children with reading and writing difficulties (n=14) with two groups: one contrasting reading and writing competence, but not age (n=15), and the other contrasting age, but not reading and writing competence (1st grade; n=9). The results showed that the scores of the second grade group with reading and writing difficulties were statistically lower to second grade children competent in reading and writing in phonological awareness, oral language and phonological memory, not differing significantly from the first grade group. Such findings favor the developmental delay hypothesis of these neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2006), p.153-162.Distúrbios da leituraDislexiaCriançaNeuropsicologiaReadingReading and writing difficultiesDevelopmental dyslexiaPhonological processingNeuropsychological functionsFunções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escritaNeuropsychological functions in children with reading and writing difficulties info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000559238.pdf.txt000559238.pdf.txtExtracted Texttext/plain50747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/2/000559238.pdf.txtfc8bb0d120bc247c9ca48719ea70a696MD52ORIGINAL000559238.pdf000559238.pdfTexto completoapplication/pdf141077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/1/000559238.pdf35ea9f975d464d1efad5286611ef2c44MD51THUMBNAIL000559238.pdf.jpg000559238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/3/000559238.pdf.jpgdc0be70f667f3cc9824c4ea783f4cef7MD5310183/202392018-11-29 02:46:07.97625oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties |
title |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita |
spellingShingle |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita Salles, Jerusa Fumagalli de Distúrbios da leitura Dislexia Criança Neuropsicologia Reading Reading and writing difficulties Developmental dyslexia Phonological processing Neuropsychological functions |
title_short |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita |
title_full |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita |
title_fullStr |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita |
title_sort |
Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita |
author |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_facet |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distúrbios da leitura Dislexia Criança Neuropsicologia |
topic |
Distúrbios da leitura Dislexia Criança Neuropsicologia Reading Reading and writing difficulties Developmental dyslexia Phonological processing Neuropsychological functions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Reading and writing difficulties Developmental dyslexia Phonological processing Neuropsychological functions |
description |
Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:13:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20239 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-3772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000559238 |
identifier_str_mv |
0102-3772 000559238 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2006), p.153-162. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/2/000559238.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/1/000559238.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20239/3/000559238.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc8bb0d120bc247c9ca48719ea70a696 35ea9f975d464d1efad5286611ef2c44 dc0be70f667f3cc9824c4ea783f4cef7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224705851523072 |