Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klohn, Sara Copetti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fensterseifer, Thais Arnold
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80312
Resumo: Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis.
id UFRGS-2_8bc8b987f1ce18fc9180e2c000edff50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80312
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klohn, Sara CopettiFensterseifer, Thais Arnold2013-11-13T01:46:41Z20121808-5377http://hdl.handle.net/10183/80312000881680Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis.This paper presents the methodology and the results of a survey developed with children aged six to seven years in a public school, in order to identify which items in Editorial Design (such as typography, layout, format and ergonomy, techniques and styles of illustration) are most appropriate to stimulate children's interest in books and to encourage the acquisition of reading skills from the earliest years of life. Aiming this objective, the present survey gathers information regarding the preferences and the habits when it comes to children's reading - relevant data for the future development of a series of children’s books.application/pdfporInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n. 1 (2012), p. 45-51Design editorialDesign gráfico : Livros infantisEditorial designBook designChildren’s booksContribuições do design editorial para a alfabetização infantilEditorial design's contributions for children's literacy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881680.pdf000881680.pdfTexto completoapplication/pdf394749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/1/000881680.pdf0c2e95eba242ede7b7059502e32adbaaMD51TEXT000881680.pdf.txt000881680.pdf.txtExtracted Texttext/plain19373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/2/000881680.pdf.txta9654e7db773066eb388520fcfebf30bMD52THUMBNAIL000881680.pdf.jpg000881680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/3/000881680.pdf.jpgdca14398c37702490a1a5698e5947c0eMD5310183/803122018-10-18 07:56:14.486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80312Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:56:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Editorial design's contributions for children's literacy
title Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
spellingShingle Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
Klohn, Sara Copetti
Design editorial
Design gráfico : Livros infantis
Editorial design
Book design
Children’s books
title_short Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
title_full Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
title_fullStr Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
title_full_unstemmed Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
title_sort Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
author Klohn, Sara Copetti
author_facet Klohn, Sara Copetti
Fensterseifer, Thais Arnold
author_role author
author2 Fensterseifer, Thais Arnold
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klohn, Sara Copetti
Fensterseifer, Thais Arnold
dc.subject.por.fl_str_mv Design editorial
Design gráfico : Livros infantis
topic Design editorial
Design gráfico : Livros infantis
Editorial design
Book design
Children’s books
dc.subject.eng.fl_str_mv Editorial design
Book design
Children’s books
description Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-13T01:46:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/80312
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-5377
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000881680
identifier_str_mv 1808-5377
000881680
url http://hdl.handle.net/10183/80312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n. 1 (2012), p. 45-51
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/1/000881680.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/2/000881680.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/3/000881680.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c2e95eba242ede7b7059502e32adbaa
a9654e7db773066eb388520fcfebf30b
dca14398c37702490a1a5698e5947c0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447514299498496