Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/80312 |
Resumo: | Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis. |
id |
UFRGS-2_8bc8b987f1ce18fc9180e2c000edff50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80312 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Klohn, Sara CopettiFensterseifer, Thais Arnold2013-11-13T01:46:41Z20121808-5377http://hdl.handle.net/10183/80312000881680Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis.This paper presents the methodology and the results of a survey developed with children aged six to seven years in a public school, in order to identify which items in Editorial Design (such as typography, layout, format and ergonomy, techniques and styles of illustration) are most appropriate to stimulate children's interest in books and to encourage the acquisition of reading skills from the earliest years of life. Aiming this objective, the present survey gathers information regarding the preferences and the habits when it comes to children's reading - relevant data for the future development of a series of children’s books.application/pdfporInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n. 1 (2012), p. 45-51Design editorialDesign gráfico : Livros infantisEditorial designBook designChildren’s booksContribuições do design editorial para a alfabetização infantilEditorial design's contributions for children's literacy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881680.pdf000881680.pdfTexto completoapplication/pdf394749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/1/000881680.pdf0c2e95eba242ede7b7059502e32adbaaMD51TEXT000881680.pdf.txt000881680.pdf.txtExtracted Texttext/plain19373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/2/000881680.pdf.txta9654e7db773066eb388520fcfebf30bMD52THUMBNAIL000881680.pdf.jpg000881680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/3/000881680.pdf.jpgdca14398c37702490a1a5698e5947c0eMD5310183/803122018-10-18 07:56:14.486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80312Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:56:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Editorial design's contributions for children's literacy |
title |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil |
spellingShingle |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil Klohn, Sara Copetti Design editorial Design gráfico : Livros infantis Editorial design Book design Children’s books |
title_short |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil |
title_full |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil |
title_fullStr |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil |
title_full_unstemmed |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil |
title_sort |
Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil |
author |
Klohn, Sara Copetti |
author_facet |
Klohn, Sara Copetti Fensterseifer, Thais Arnold |
author_role |
author |
author2 |
Fensterseifer, Thais Arnold |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klohn, Sara Copetti Fensterseifer, Thais Arnold |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design editorial Design gráfico : Livros infantis |
topic |
Design editorial Design gráfico : Livros infantis Editorial design Book design Children’s books |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Editorial design Book design Children’s books |
description |
Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-13T01:46:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/80312 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-5377 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000881680 |
identifier_str_mv |
1808-5377 000881680 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/80312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n. 1 (2012), p. 45-51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/1/000881680.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/2/000881680.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80312/3/000881680.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c2e95eba242ede7b7059502e32adbaa a9654e7db773066eb388520fcfebf30b dca14398c37702490a1a5698e5947c0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447514299498496 |