Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216406 |
Resumo: | O estudo de túneis superficiais apresenta peculiaridades se comparado à análise de túneis profundos. Dentre estes aspectos, pode-se enfatizar o formato não uniforme da seção deformada e a impossibilidade de adotar algumas simplificações, como a consideração de tensões uniformes ao redor da escavação. Uma vez que o revestimento do túnel está sujeito à flexo-compressão, túneis superficiais são mais suscetíveis ao desenvolvimento de tensões finais de tração (não encontradas em túneis profundos) e a consequente fissuração do concreto. Este artigo apresenta uma simulação numérica pelo método dos elementos finitos, realizada com o software ANSYS. O estudo tem o objetivo de analisar a influência da fissuração nos deslocamentos de túneis superficiais, ao tratar o comportamento do concreto por meio de três diferentes modelos: elástico, viscoelástico e viscoelástico com fissuração. |
id |
UFRGS-2_8bd1830cd1d1d5b2675e30a51322577b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216406 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jensen, Betina MarianoMaghous, Denise BernaudCampos Filho, Americo2020-12-11T04:11:55Z20201983-4195http://hdl.handle.net/10183/216406001119195O estudo de túneis superficiais apresenta peculiaridades se comparado à análise de túneis profundos. Dentre estes aspectos, pode-se enfatizar o formato não uniforme da seção deformada e a impossibilidade de adotar algumas simplificações, como a consideração de tensões uniformes ao redor da escavação. Uma vez que o revestimento do túnel está sujeito à flexo-compressão, túneis superficiais são mais suscetíveis ao desenvolvimento de tensões finais de tração (não encontradas em túneis profundos) e a consequente fissuração do concreto. Este artigo apresenta uma simulação numérica pelo método dos elementos finitos, realizada com o software ANSYS. O estudo tem o objetivo de analisar a influência da fissuração nos deslocamentos de túneis superficiais, ao tratar o comportamento do concreto por meio de três diferentes modelos: elástico, viscoelástico e viscoelástico com fissuração.The study of shallow tunnels introduces different aspects when compared to deep tunnels analysis. Among these characteristics can be emphasized the non-uniform shape of the deformed cross-section and the impossibility of some simplifications such as the consideration of homogeneous stresses around the excavation. Since the tunnel lining is subject to combined bending and compression, shallow tunnels are more susceptible to the development of final tensile stresses (not founded in deep tunnels) and the consequent concrete cracking. This paper presents a numerical simulation in finite elements with the ANSYS software. The purpose of the study is to analyze the cracking influence in the displacements of shallow tunnels, treating the concrete behavior by three different models: elastic, viscoelastic and viscoelastic with cracking effects.application/pdfengRevista IBRACON de Estruturas e Materiais [recurso eletrônico]. São Paulo, SP. Vol. 13, no. 6 (Oct. 2020), Art. e13606, 15 p.TúneisFissuras (Engenharia)Elementos finitosConcreto armadoViscoelasticidadeShallow tunnelsCrackingFinite element methodConcreteViscoelasticityInfluence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical modelInfluência da fissuração nos deslocamentos de um túnel superficial revestido em concreto armado : modelo numéricoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119195.pdf.txt001119195.pdf.txtExtracted Texttext/plain45590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216406/2/001119195.pdf.txt8faa08a8bed5cd2a4fdfdbbb7bfd55a2MD52ORIGINAL001119195.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1404491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216406/1/001119195.pdfba5ddde7b8a8addec47eef1a4cef5352MD5110183/2164062020-12-12 05:20:29.358999oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-12T07:20:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Influência da fissuração nos deslocamentos de um túnel superficial revestido em concreto armado : modelo numérico |
title |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model |
spellingShingle |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model Jensen, Betina Mariano Túneis Fissuras (Engenharia) Elementos finitos Concreto armado Viscoelasticidade Shallow tunnels Cracking Finite element method Concrete Viscoelasticity |
title_short |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model |
title_full |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model |
title_fullStr |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model |
title_full_unstemmed |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model |
title_sort |
Influence of the cracking consideration in the displacements of a shallow tunnel lined in steel-reinforced concrete : numerical model |
author |
Jensen, Betina Mariano |
author_facet |
Jensen, Betina Mariano Maghous, Denise Bernaud Campos Filho, Americo |
author_role |
author |
author2 |
Maghous, Denise Bernaud Campos Filho, Americo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jensen, Betina Mariano Maghous, Denise Bernaud Campos Filho, Americo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Túneis Fissuras (Engenharia) Elementos finitos Concreto armado Viscoelasticidade |
topic |
Túneis Fissuras (Engenharia) Elementos finitos Concreto armado Viscoelasticidade Shallow tunnels Cracking Finite element method Concrete Viscoelasticity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Shallow tunnels Cracking Finite element method Concrete Viscoelasticity |
description |
O estudo de túneis superficiais apresenta peculiaridades se comparado à análise de túneis profundos. Dentre estes aspectos, pode-se enfatizar o formato não uniforme da seção deformada e a impossibilidade de adotar algumas simplificações, como a consideração de tensões uniformes ao redor da escavação. Uma vez que o revestimento do túnel está sujeito à flexo-compressão, túneis superficiais são mais suscetíveis ao desenvolvimento de tensões finais de tração (não encontradas em túneis profundos) e a consequente fissuração do concreto. Este artigo apresenta uma simulação numérica pelo método dos elementos finitos, realizada com o software ANSYS. O estudo tem o objetivo de analisar a influência da fissuração nos deslocamentos de túneis superficiais, ao tratar o comportamento do concreto por meio de três diferentes modelos: elástico, viscoelástico e viscoelástico com fissuração. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-11T04:11:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216406 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-4195 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119195 |
identifier_str_mv |
1983-4195 001119195 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista IBRACON de Estruturas e Materiais [recurso eletrônico]. São Paulo, SP. Vol. 13, no. 6 (Oct. 2020), Art. e13606, 15 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216406/2/001119195.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216406/1/001119195.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8faa08a8bed5cd2a4fdfdbbb7bfd55a2 ba5ddde7b8a8addec47eef1a4cef5352 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225003946999808 |