Aplicação de grupos focados e ciclos de aprendizagem na metodologia do pensamento A3 : o caso de aumento da capacidade de retificação em uma siderúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Samanta Guimarães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147525
Resumo: Nos últimos anos, as empresas têm sentido a necessidade de expandir seus mercados e sua capacidade produtiva. Uma das principais práticas utilizadas para adquirir as informações necessárias a fim de prover soluções efetivas é a metodologia A3. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um método complementar ao A3 de coleta de informações, análise de dados e de captura e compartilhamento de conhecimento para facilitar as soluções de problemas em um âmbito geral. A incorporação deste método à metodologia A3 visa minimizar as dificuldades identificadas na literatura voltada à melhoria contínua de processos. O método proposto compreende a combinação de técnicas de triangulação, utilizando grupos focados para levantamento de dados qualitativos e a abordagem denominada LAMDA (Look-Ask-Model-Discuss-Act ou Procurar-Perguntar-Modelar-Discutir-Agir). A aplicação deste método será ilustrada através de um estudo de caso em uma empresa do ramo siderúrgico, a qual se encontra com dificuldades em atender o volume de produção demandando em um de seus postos de trabalho, tornando-se um gargalo de produção devido às perdas existentes.
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