Experiências de crianças sobre gratidão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Andressa Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135424
Resumo: A gratidão pode emergir quando uma pessoa, o beneficiário, recebe uma boa ação de outra, o benfeitor. Estudos indicam que essa virtude pode ser desenvolvida desde a infância, gerando benefícios às pessoas e à sociedade. Para tanto, é preciso conhecer a realidade das crianças, isto é, suas próprias experiências em relação ao tema. Assim, este estudo visa analisar a forma como as crianças experienciam gratidão, investigando-se de que maneira elas compreendem, descrevem e o que sentem e/ou fazem em situações nas quais são beneficiadas por outras pessoas. Participaram do estudo doze crianças de 8 e 9 anos de idade, que responderam individualmente a uma entrevista semiestruturada sobre gratidão. Realizou-se uma análise de conteúdo seguindo o modelo misto de categorização, utilizando-se o software NVivo 10 para Windows. Os dados indicam que as crianças geralmente retribuem as boas ações recebidas, embora possa haver certa variação na expressão da gratidão frente a benfeitores distintos. Constatou-se que a sala de aula pode ser um contexto fértil para a manifestação da gratidão. A discussão dos resultados indica questões para futuras pesquisas e fornece material para estudos e programas educativos a serem realizados com crianças.
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