Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skliar, Carlos Bernardo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79336
Resumo: Este artigo se propõe a discutir a questão do outro e da(s) pedagogia(s) a partir da política, poética e filosofia da diferença. Com esse objetivo, discuto as espacialidades do outro – espacialidade colonial, multicultural e da diferença – estabelecendo uma relação com as imagens produzidas sobre a alteridade: o outro maléfico, a invenção maléfica do outro, o chamado à relação com o outro, o outro irredutível e o “eu” como refém do outro. Finalmente, estabeleço uma relação dessas imagens com as pedagogias (improváveis) para as diferenças: a pedagogia do outro que deve ser borrado, a pedagogia do outro como hóspede da nossa hospitalidade hostil e a pedagogia do outro que reverbera permanentemente.
id UFRGS-2_8c09067fbc20a038a5c13429c6867a0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79336
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Skliar, Carlos Bernardo2013-10-17T01:49:18Z20020101-7330http://hdl.handle.net/10183/79336000329617Este artigo se propõe a discutir a questão do outro e da(s) pedagogia(s) a partir da política, poética e filosofia da diferença. Com esse objetivo, discuto as espacialidades do outro – espacialidade colonial, multicultural e da diferença – estabelecendo uma relação com as imagens produzidas sobre a alteridade: o outro maléfico, a invenção maléfica do outro, o chamado à relação com o outro, o outro irredutível e o “eu” como refém do outro. Finalmente, estabeleço uma relação dessas imagens com as pedagogias (improváveis) para as diferenças: a pedagogia do outro que deve ser borrado, a pedagogia do outro como hóspede da nossa hospitalidade hostil e a pedagogia do outro que reverbera permanentemente.This paper is aimed at discussing the issue of the other and of pedagogy from politics, poetics, and the philosophy of difference. In this sense, I question the other’s spatiality – colonial, multicultural and difference spatiality – relating it to the images produced for otherness: the other as evil, the evil invention of the other, the cry for the relation to the other, the irreducible other and the “ego” as an hostage of the other. Finally, I establish a relationship between such images and the (improbable) pedagogy for differences: the pedagogy of the other that has to be blotted, the pedagogy of the other as a host of our hostile hospitality and the pedagogy of the other that constantly reverberates.application/pdfspaEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 23, n. 79 (ago. 2002), p. 85-123AlteridadeDiferençaPedagogiaSpatiality of the otherSamenessOthernessDifferencePedagogy of the otherAlteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000329617.pdf000329617.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf134259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79336/1/000329617.pdfcd5d7e407ed8e8fb76d8a31f6fca230dMD51TEXT000329617.pdf.txt000329617.pdf.txtExtracted Texttext/plain98695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79336/2/000329617.pdf.txt30f67f5638200e2e5c3f0fb19baa371eMD52THUMBNAIL000329617.pdf.jpg000329617.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79336/3/000329617.pdf.jpgc5f12556e570d5aa4ae6ba413c71d90aMD5310183/793362021-11-20 06:20:27.296456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79336Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:20:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
title Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
spellingShingle Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
Skliar, Carlos Bernardo
Alteridade
Diferença
Pedagogia
Spatiality of the other
Sameness
Otherness
Difference
Pedagogy of the other
title_short Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
title_full Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
title_fullStr Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
title_full_unstemmed Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
title_sort Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
author Skliar, Carlos Bernardo
author_facet Skliar, Carlos Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Skliar, Carlos Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade
Diferença
Pedagogia
topic Alteridade
Diferença
Pedagogia
Spatiality of the other
Sameness
Otherness
Difference
Pedagogy of the other
dc.subject.eng.fl_str_mv Spatiality of the other
Sameness
Otherness
Difference
Pedagogy of the other
description Este artigo se propõe a discutir a questão do outro e da(s) pedagogia(s) a partir da política, poética e filosofia da diferença. Com esse objetivo, discuto as espacialidades do outro – espacialidade colonial, multicultural e da diferença – estabelecendo uma relação com as imagens produzidas sobre a alteridade: o outro maléfico, a invenção maléfica do outro, o chamado à relação com o outro, o outro irredutível e o “eu” como refém do outro. Finalmente, estabeleço uma relação dessas imagens com as pedagogias (improváveis) para as diferenças: a pedagogia do outro que deve ser borrado, a pedagogia do outro como hóspede da nossa hospitalidade hostil e a pedagogia do outro que reverbera permanentemente.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-17T01:49:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79336
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000329617
identifier_str_mv 0101-7330
000329617
url http://hdl.handle.net/10183/79336
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 23, n. 79 (ago. 2002), p. 85-123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79336/1/000329617.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79336/2/000329617.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79336/3/000329617.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd5d7e407ed8e8fb76d8a31f6fca230d
30f67f5638200e2e5c3f0fb19baa371e
c5f12556e570d5aa4ae6ba413c71d90a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447510193274880