A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/126455 |
Resumo: | Este projeto tem como objetivo verificar a funcionalidade de uma sequência pedagógica de ensino do esporte Orientação junto a escolares do 5° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Roosevelt, situada no município de Porto Alegre. A proposta justifica-se no fato desse esporte ser uma das modalidades dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e da sua relação com a interdisciplinaridade. Os sujeitos da pesquisa foram 25 crianças (14 meninas, 11 meninos) com faixa etária entre 10 e 13 anos. As aulas foram ministradas duas vezes por semana com duração de 40 minutos, durante o período de Educação Física dos escolares, ao longo de um trimestre letivo. Após 19 aulas os alunos demostraram serem capazes de manipular a bússola de forma elementar; realizar a leitura do mapa; manter o mapa orientado durante uma corrida; realizar um percurso marcando sua passagem pelos pontos de controle; e, por fim, navegar de forma independente num terreno desconhecido utilizando apenas o mapa e a bússola como ferramentas. Conclui-se que a Sequência Pedagógica de ensino aplicada nessa pesquisa é eficiente para o aprendizado da Orientação na escola, porém alguns conteúdos dessa metodologia, no caso específico dos sujeitos dessa pesquisa, deveriam ser desenvolvidos ao longo da vida escolar e não em um único trimestre. |
id |
UFRGS-2_8c2717c90af8eb775a58ff7f5b60feba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126455 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Braga, NaiuriRoessler, Marta Maria Ratenieks2015-09-11T02:31:56Z2015http://hdl.handle.net/10183/126455000973029Este projeto tem como objetivo verificar a funcionalidade de uma sequência pedagógica de ensino do esporte Orientação junto a escolares do 5° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Roosevelt, situada no município de Porto Alegre. A proposta justifica-se no fato desse esporte ser uma das modalidades dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e da sua relação com a interdisciplinaridade. Os sujeitos da pesquisa foram 25 crianças (14 meninas, 11 meninos) com faixa etária entre 10 e 13 anos. As aulas foram ministradas duas vezes por semana com duração de 40 minutos, durante o período de Educação Física dos escolares, ao longo de um trimestre letivo. Após 19 aulas os alunos demostraram serem capazes de manipular a bússola de forma elementar; realizar a leitura do mapa; manter o mapa orientado durante uma corrida; realizar um percurso marcando sua passagem pelos pontos de controle; e, por fim, navegar de forma independente num terreno desconhecido utilizando apenas o mapa e a bússola como ferramentas. Conclui-se que a Sequência Pedagógica de ensino aplicada nessa pesquisa é eficiente para o aprendizado da Orientação na escola, porém alguns conteúdos dessa metodologia, no caso específico dos sujeitos dessa pesquisa, deveriam ser desenvolvidos ao longo da vida escolar e não em um único trimestre.application/pdfporEsporte de orientacaoEducação física escolarA funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973029.pdf000973029.pdfTexto completoapplication/pdf2179398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126455/1/000973029.pdf1244d57a932598494173617e1c625258MD51TEXT000973029.pdf.txt000973029.pdf.txtExtracted Texttext/plain143560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126455/2/000973029.pdf.txt364b3e25d470832e8cfabd0d3c19a748MD52THUMBNAIL000973029.pdf.jpg000973029.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126455/3/000973029.pdf.jpg35260f2776f86bb49ec516e85b4b1bfbMD5310183/1264552018-10-22 09:23:36.586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126455Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:23:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental |
title |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental Braga, Naiuri Esporte de orientacao Educação física escolar |
title_short |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental |
author |
Braga, Naiuri |
author_facet |
Braga, Naiuri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Naiuri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roessler, Marta Maria Ratenieks |
contributor_str_mv |
Roessler, Marta Maria Ratenieks |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte de orientacao Educação física escolar |
topic |
Esporte de orientacao Educação física escolar |
description |
Este projeto tem como objetivo verificar a funcionalidade de uma sequência pedagógica de ensino do esporte Orientação junto a escolares do 5° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Roosevelt, situada no município de Porto Alegre. A proposta justifica-se no fato desse esporte ser uma das modalidades dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e da sua relação com a interdisciplinaridade. Os sujeitos da pesquisa foram 25 crianças (14 meninas, 11 meninos) com faixa etária entre 10 e 13 anos. As aulas foram ministradas duas vezes por semana com duração de 40 minutos, durante o período de Educação Física dos escolares, ao longo de um trimestre letivo. Após 19 aulas os alunos demostraram serem capazes de manipular a bússola de forma elementar; realizar a leitura do mapa; manter o mapa orientado durante uma corrida; realizar um percurso marcando sua passagem pelos pontos de controle; e, por fim, navegar de forma independente num terreno desconhecido utilizando apenas o mapa e a bússola como ferramentas. Conclui-se que a Sequência Pedagógica de ensino aplicada nessa pesquisa é eficiente para o aprendizado da Orientação na escola, porém alguns conteúdos dessa metodologia, no caso específico dos sujeitos dessa pesquisa, deveriam ser desenvolvidos ao longo da vida escolar e não em um único trimestre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-11T02:31:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/126455 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000973029 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/126455 |
identifier_str_mv |
000973029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126455/1/000973029.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126455/2/000973029.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126455/3/000973029.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1244d57a932598494173617e1c625258 364b3e25d470832e8cfabd0d3c19a748 35260f2776f86bb49ec516e85b4b1bfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224489337356288 |