Análise da exposição ao ruído no transporte hidroviário de passageiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Rafael Hahn
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180644
Resumo: No presente trabalho, se apresenta um estudo sobre o nível de pressão sonora a que os passageiros de um barco, do tipo catamarã, estão sujeitos ao realizarem o trajeto de ligação entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba, seguido de uma classificação da embarcação quanto ao conforto que ela propicia de acordo com o parâmetro COMF-NOISE 3 da Bureau Veritas (BV). Para a avaliação do ruído foram utilizados dois decibelímetros sendo eles colocados de forma alternada nos pontos considerados críticos da embarcação, com a realização de três medidas para cada um dos quatro pontos determinados. Se avaliou os níveis sonoros equivalentes de ruído contínuo, o LAeq, por definição da norma IMO MSC.377(91), sendo ela a base para a definição de todos os cuidados e processos necessários a se seguir na realização das medições. Os pontos de medição foram denominados de TD (Traseiro Direito), TE (Traseiro Esquerdo), DD (Dianteiro Direito) e DE (Dianteiro Esquerdo) e se obteve, respectivamente, para esses pontos os valores 73,7 dB(A), 74,1 dB(A), 68,8 dB(A) e 68,2 dB(A). Assim pode-se determinar os pontos com maior ruído, bem como indicar as possíveis fontes de energia sonora através das contribuições nas diferentes faixas de frequência medidas. A embarcação ficou com o grau de conforto crn 3, embora o valor esteja bem próximo dos graus menores, essa é a pior classificação existente na COMF-NOISE 3.
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