Análise da exposição ao ruído no transporte hidroviário de passageiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180644 |
Resumo: | No presente trabalho, se apresenta um estudo sobre o nível de pressão sonora a que os passageiros de um barco, do tipo catamarã, estão sujeitos ao realizarem o trajeto de ligação entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba, seguido de uma classificação da embarcação quanto ao conforto que ela propicia de acordo com o parâmetro COMF-NOISE 3 da Bureau Veritas (BV). Para a avaliação do ruído foram utilizados dois decibelímetros sendo eles colocados de forma alternada nos pontos considerados críticos da embarcação, com a realização de três medidas para cada um dos quatro pontos determinados. Se avaliou os níveis sonoros equivalentes de ruído contínuo, o LAeq, por definição da norma IMO MSC.377(91), sendo ela a base para a definição de todos os cuidados e processos necessários a se seguir na realização das medições. Os pontos de medição foram denominados de TD (Traseiro Direito), TE (Traseiro Esquerdo), DD (Dianteiro Direito) e DE (Dianteiro Esquerdo) e se obteve, respectivamente, para esses pontos os valores 73,7 dB(A), 74,1 dB(A), 68,8 dB(A) e 68,2 dB(A). Assim pode-se determinar os pontos com maior ruído, bem como indicar as possíveis fontes de energia sonora através das contribuições nas diferentes faixas de frequência medidas. A embarcação ficou com o grau de conforto crn 3, embora o valor esteja bem próximo dos graus menores, essa é a pior classificação existente na COMF-NOISE 3. |
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Fleck, Rafael HahnRaggio Quintas, Juan Pablo2018-07-26T02:30:37Z2018http://hdl.handle.net/10183/180644001072467No presente trabalho, se apresenta um estudo sobre o nível de pressão sonora a que os passageiros de um barco, do tipo catamarã, estão sujeitos ao realizarem o trajeto de ligação entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba, seguido de uma classificação da embarcação quanto ao conforto que ela propicia de acordo com o parâmetro COMF-NOISE 3 da Bureau Veritas (BV). Para a avaliação do ruído foram utilizados dois decibelímetros sendo eles colocados de forma alternada nos pontos considerados críticos da embarcação, com a realização de três medidas para cada um dos quatro pontos determinados. Se avaliou os níveis sonoros equivalentes de ruído contínuo, o LAeq, por definição da norma IMO MSC.377(91), sendo ela a base para a definição de todos os cuidados e processos necessários a se seguir na realização das medições. Os pontos de medição foram denominados de TD (Traseiro Direito), TE (Traseiro Esquerdo), DD (Dianteiro Direito) e DE (Dianteiro Esquerdo) e se obteve, respectivamente, para esses pontos os valores 73,7 dB(A), 74,1 dB(A), 68,8 dB(A) e 68,2 dB(A). Assim pode-se determinar os pontos com maior ruído, bem como indicar as possíveis fontes de energia sonora através das contribuições nas diferentes faixas de frequência medidas. A embarcação ficou com o grau de conforto crn 3, embora o valor esteja bem próximo dos graus menores, essa é a pior classificação existente na COMF-NOISE 3.The present work presents a study on the sound pressure level that the passengers of a catamaran are subject in the connection between the cities of Porto Alegre and Guaíba, followed by a classification of the vessel by the comfort it provides in accordance with the COMF-NOISE 3 parameter of Bureau Veritas (BV). For the evaluation of the noise, two decibel meters were used, they were placed alternately in the points considered critical of the boat, with the accomplishment of three measures for each one of the determined four points. The equivalent sound levels of continuous noise, LAeq, by definition of the IMO standard MSC.377 (91), were evaluated. It is the basis for the definition of all the necessary care and procedures needed to be followed in the data acquisition. The measurement points were designated as TD (Right Rear), TE (Left Rear), DD (Right Front) and DE (Left Front) and the values obtained were, respectively, 73.7 dB (A), 74 , 1 dB (A), 68.8 dB (A) and 68.2 dB (A). Thus, the points with the highest noise can be concluded, as well as the possible sources of sound energy through the contributions in the different frequency bands measured. The boat has the degree of comfort crn 3, although the value is very close to the lower grades, this is the worst classification in COMF-NOISE 3.application/pdfporEngenharia mecânicaCOMF-NOISE 3NoiseVesselIMO MSC.377(91)Análise da exposição ao ruído no transporte hidroviário de passageiroAnalysis of noise exposure in water passenger transport info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2018Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072467.pdfTexto completoapplication/pdf1810353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180644/1/001072467.pdf1880d9ecb05db1c74555edd05c328eaeMD51TEXT001072467.pdf.txt001072467.pdf.txtExtracted Texttext/plain50783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180644/2/001072467.pdf.txtab2628517f824f36306b17f0dbbded27MD52THUMBNAIL001072467.pdf.jpg001072467.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180644/3/001072467.pdf.jpg3276ba49bd44041fc668955d521bddffMD5310183/1806442018-10-05 07:31:56.963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:31:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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