Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194948 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre materiais e recursos disponíveis na Web que o professor possa utilizar no processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Física (Ensino Médio) e Estatística (Curso Técnico em Contabilidade). Verificou-se que, diante do cenário de incertezas sobre quais e como utilizar os materiais e recursos disponibilizados na Web, é interessante mostrar, conceituar, testar e apresentar alternativas diversas. Recursos como videoaulas, grupos de discussão, jogos educativos, planilhas eletrônicas, questionários online, transmissão ao vivo, edição de texto compartilhada e repositórios online são algumas das possibilidades apresentadas nesse trabalho. Para analisar esses materiais e recursos, pesquisas de campo foram feitas com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e do 2º semestre do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Técnica Estadual José Feijó localizada em Porto Alegre/RS. Os Recursos tecnológicos foram pesquisados e testados com os alunos para as disciplinas de Matemática e Estatística demonstraram que é possível se obter resultados satisfatórios de aprendizado. |
id |
UFRGS-2_8c4df6a2432e4299ffb02ee2d3c3f728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194948 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viégas, Sandro Giovani PereiraMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2019-06-01T02:40:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/194948001094882Este trabalho apresenta uma análise sobre materiais e recursos disponíveis na Web que o professor possa utilizar no processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Física (Ensino Médio) e Estatística (Curso Técnico em Contabilidade). Verificou-se que, diante do cenário de incertezas sobre quais e como utilizar os materiais e recursos disponibilizados na Web, é interessante mostrar, conceituar, testar e apresentar alternativas diversas. Recursos como videoaulas, grupos de discussão, jogos educativos, planilhas eletrônicas, questionários online, transmissão ao vivo, edição de texto compartilhada e repositórios online são algumas das possibilidades apresentadas nesse trabalho. Para analisar esses materiais e recursos, pesquisas de campo foram feitas com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e do 2º semestre do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Técnica Estadual José Feijó localizada em Porto Alegre/RS. Os Recursos tecnológicos foram pesquisados e testados com os alunos para as disciplinas de Matemática e Estatística demonstraram que é possível se obter resultados satisfatórios de aprendizado.This work presents an analysis of materials and resources available on the Web that the teacher can use in the teaching and learning process in Mathematics and Physics (High School) and Statistics (Technical Course in Accounting). It was verified that, considering the scenario of uncertainties about what and how to use the materials and resources available on the Web, it would be interesting to show, conceptualize, test and present different alternatives. Resources such as videotapes, discussion groups, educational games, spreadsheets, online questionnaires, live transmission, shared text editing and online repositories are some of the possibilities presented in this work. In order to analyze these materials and resources, field surveys were carried out with 1st, 2nd and 3rd year high school students and the 2nd semester of the Technical Course in Accounting of the José Feijó State Technical School located in Porto Alegre / RS. Technological resources researched and tested with students for Mathematics and Statistics have demonstrated that it is possible to obtain satisfactory learning outcomes. More and more educators are using the materials and resources that are made available on the Internet.application/pdfporTecnologia educacionalObjeto de aprendizagemAmbiente virtualWebDesenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulUniversidade Aberta do BrasilPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094882.pdf.txt001094882.pdf.txtExtracted Texttext/plain111959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194948/2/001094882.pdf.txt0435f571fe38d0bb0d566d212f580f37MD52ORIGINAL001094882.pdfTexto completoapplication/pdf3866325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194948/1/001094882.pdf6822b8b473f9f4f8c8f72f66a3408755MD5110183/1949482019-06-02 02:39:04.402099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-02T05:39:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais |
title |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais |
spellingShingle |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais Viégas, Sandro Giovani Pereira Tecnologia educacional Objeto de aprendizagem Ambiente virtual Web |
title_short |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais |
title_full |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais |
title_fullStr |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais |
title_sort |
Desenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciais |
author |
Viégas, Sandro Giovani Pereira |
author_facet |
Viégas, Sandro Giovani Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viégas, Sandro Giovani Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
contributor_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Objeto de aprendizagem Ambiente virtual |
topic |
Tecnologia educacional Objeto de aprendizagem Ambiente virtual Web |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Web |
description |
Este trabalho apresenta uma análise sobre materiais e recursos disponíveis na Web que o professor possa utilizar no processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Física (Ensino Médio) e Estatística (Curso Técnico em Contabilidade). Verificou-se que, diante do cenário de incertezas sobre quais e como utilizar os materiais e recursos disponibilizados na Web, é interessante mostrar, conceituar, testar e apresentar alternativas diversas. Recursos como videoaulas, grupos de discussão, jogos educativos, planilhas eletrônicas, questionários online, transmissão ao vivo, edição de texto compartilhada e repositórios online são algumas das possibilidades apresentadas nesse trabalho. Para analisar esses materiais e recursos, pesquisas de campo foram feitas com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e do 2º semestre do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Técnica Estadual José Feijó localizada em Porto Alegre/RS. Os Recursos tecnológicos foram pesquisados e testados com os alunos para as disciplinas de Matemática e Estatística demonstraram que é possível se obter resultados satisfatórios de aprendizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-01T02:40:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194948 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094882 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194948 |
identifier_str_mv |
001094882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194948/2/001094882.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194948/1/001094882.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0435f571fe38d0bb0d566d212f580f37 6822b8b473f9f4f8c8f72f66a3408755 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224574286692352 |