É tudo pra ontem : a contribuição do documentário "AmarElo" para libertação do pensamento negro em diáspora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Andrielle Prates da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272417
Resumo: Considerando a importância da cultura hip hop, tal como das novas formas de adquirir e popularizar conhecimento, esta monografia tem como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição do documentário Amarelo - É Tudo Pra Ontem para a libertação do pensamento negro em diáspora? O qual sanaremos analisando de que forma o Documentário aborda o racismo, suas manifestações e a luta antirracista (objetivo geral), através de objetivos específicos, que irão observam como sua narrativa é construída no produto audiovisual e o seu papel no processo de produção de conhecimento. Para isso, abordamos sobre Ser Negro no Mundo, com recortes para a história de África e Escravidão e o Negro no Brasil, com base em Neuza Santos Souza (2019), nos apropriando sobre a história afrobraliseira com os conceitos de Mahtar M’Bow (2010), Ki Zerbo (2010), Ogot (2010), Obenga (2010), Wedderburn (2005), Silva (2018), Gomes (2019) e, ainda, amparados em conjunto com os escritos da Biblioteca Nacional (1988) e do Dicionário da Escravidão e Liberdade (2018). Para tratar sobre o Apagamento Histórico, nos aproximamos do que trata Malafaia (2019), de Carneiro (2005), que traz consigo os conceitos acerca de epistemicídio, formulados por Santos (1997). Nascimento (2016) e Nectoux (2021) complementam o nosso percurso. Para compreender a contribuição dos movimentos sociais para a luta antirracista, nos sustentamos pelos apontamentos de Almeida (2019); Kozlov e Vessiolkin (1987); Nilma Gomes (2017); Rodrigues (2005) e Trappy e Mozart da Silva (2010). A fim de tratar da comunicação audiovisual enquanto produtora de conhecimento, trazemos o conceito de Flávia Rodrigues (2010); Melo (2013); Nichols (2005) e Silbiger (2003). Ao nos referirmos sobre a comunicação não tradicional, assimilamos a concepção de Folkcomunicação, de Beltrão (1987), e deste modo, retratamos o Hip Hop e o Rap enquanto ferramentas de manifestação político-social, através da ótica de D’Andrea (2013); Souza (2017) e Camargos (2015). Com o objetivo de aproximar o leitor do estudo, realizamos uma profunda apresentação do objeto de pesquisa (Amarelo - É Tudo Pra Ontem) e de seu autor (Emicida). Como metodologia, adotamos a análise de conteúdo, conceituada por Bardin (2009), de maneira descritiva, Gil (2002), tratando-se de uma pesquisa qualitativa, Prodanov e Freitas (2013), onde selecionamos trechos do documentário, que aborda pontos importantes da história afro-brasileira, assim como as questões avistadas nos nossos objetivos específicos e objetivo geral. E os submetemos a uma análise, para assim averiguar sua contribuição para a libertação do pensando negro em diáspora.
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Para isso, abordamos sobre Ser Negro no Mundo, com recortes para a história de África e Escravidão e o Negro no Brasil, com base em Neuza Santos Souza (2019), nos apropriando sobre a história afrobraliseira com os conceitos de Mahtar M’Bow (2010), Ki Zerbo (2010), Ogot (2010), Obenga (2010), Wedderburn (2005), Silva (2018), Gomes (2019) e, ainda, amparados em conjunto com os escritos da Biblioteca Nacional (1988) e do Dicionário da Escravidão e Liberdade (2018). Para tratar sobre o Apagamento Histórico, nos aproximamos do que trata Malafaia (2019), de Carneiro (2005), que traz consigo os conceitos acerca de epistemicídio, formulados por Santos (1997). Nascimento (2016) e Nectoux (2021) complementam o nosso percurso. Para compreender a contribuição dos movimentos sociais para a luta antirracista, nos sustentamos pelos apontamentos de Almeida (2019); Kozlov e Vessiolkin (1987); Nilma Gomes (2017); Rodrigues (2005) e Trappy e Mozart da Silva (2010). A fim de tratar da comunicação audiovisual enquanto produtora de conhecimento, trazemos o conceito de Flávia Rodrigues (2010); Melo (2013); Nichols (2005) e Silbiger (2003). Ao nos referirmos sobre a comunicação não tradicional, assimilamos a concepção de Folkcomunicação, de Beltrão (1987), e deste modo, retratamos o Hip Hop e o Rap enquanto ferramentas de manifestação político-social, através da ótica de D’Andrea (2013); Souza (2017) e Camargos (2015). Com o objetivo de aproximar o leitor do estudo, realizamos uma profunda apresentação do objeto de pesquisa (Amarelo - É Tudo Pra Ontem) e de seu autor (Emicida). Como metodologia, adotamos a análise de conteúdo, conceituada por Bardin (2009), de maneira descritiva, Gil (2002), tratando-se de uma pesquisa qualitativa, Prodanov e Freitas (2013), onde selecionamos trechos do documentário, que aborda pontos importantes da história afro-brasileira, assim como as questões avistadas nos nossos objetivos específicos e objetivo geral. E os submetemos a uma análise, para assim averiguar sua contribuição para a libertação do pensando negro em diáspora.Considering the importance of hip hop culture, as well as new ways of acquiring and popularizing knowledge, this monograph has as its starting point the following research problem: What is the contribution of the documentary Yellow - It’s a for Yesterday to the liberation of black thought in diaspora? Which we will solve by analyzing how the Documentary addresses racism, its manifestations and the anti-racist struggle (general objective), through specific objectives, which will observe how its narrative is built in the audiovisual product and its role in the process of knowledge production . For this, we approach Being Black in the World, with excerpts from the history of Africa and Slavery and the Black in Brazil, based on Neuza Santos Souza (2019), appropriating the Afro-Brazilian history with the concepts of Mahtar M'Bow (2010), Ki‑Zerbo (2010), Ogot (2010), Obenga (2010), Wedderburn (2005), Silva (2018), Gomes (2019) and also supported together with the writings of the National Library (1988) and the Dictionary of Slavery and Freedom (2018). To deal with Historical Erasure, we approach what Malafaia (2019), by Carneiro (2005), deals with, which brings with it the concepts of epistemicide, formulated by Santos (1997). Nascimento (2016) and Nectoux (2021) complement our path. To understand the contribution of social movements to the anti-racist struggle, we rely on the notes of Almeida (2019); Kozlov and Vessiolkin (1987); Nilma Gomes (2017); Rodrigues (2005) and Trappy and Mozart da Silva (2010). In order to deal with audiovisual communication as a producer of knowledge, we bring the concept of Flávia Rodrigues (2010); Mello (2013); Nichols (2005) and Silbiger (2003). When referring to non-traditional communication, we assimilate the concept of Folkcommunication, by Beltrão (1987), and thus portray Hip Hop and Rap as tools of political and social manifestation, through the perspective of D'Andrea (2013) ; Souza (2017) and Camargos (2015). With the aim of bringing the reader closer to the study, we carried out an in-depth presentation of the research object (Yellow - It's Everything for Yesterday) and its author (Emicida). As a methodology, we adopted content analysis, conceptualized by Bardin (2009), descriptively, Gil (2002), being a qualitative research, Prodanov and Freitas (2013), where we selected excerpts from the documentary, which addresses important points of Afro-Brazilian history, as well as the issues raised in our specific objectives and general objective. And we submitted them to an analysis, in order to verify their contribution to the liberation of black thinking in diaspora.application/pdfporFilme documentárioFolkcomunicaçãoDocumentaryEmicidaFolkcommunicationBlack thinkingÉ tudo pra ontem : a contribuição do documentário "AmarElo" para libertação do pensamento negro em diásporainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194401.pdf.txt001194401.pdf.txtExtracted Texttext/plain249012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272417/2/001194401.pdf.txt16ec51a0739bda78305cd5b28ed26f25MD52ORIGINAL001194401.pdfTexto completoapplication/pdf729216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272417/1/001194401.pdf1a568c92af636c971b73f612eb3c68b8MD5110183/2724172024-05-11 06:37:22.013014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272417Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-11T09:37:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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