IEEE 802.11p : análise de desempenho de redes sem fio veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Diego Osmarin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78504
Resumo: A norma de comunicação sem fio para ambientes veiculares IEEE 802.11p foi desenvolvida baseada na norma IEEE 802.11a, projetada para ambientes indoor. Porém, como os ambientes veiculares são mais complexos e degradam mais a qualidade do sinal, a quantidade de bits por pacote que pode ser transmitida se torna muito menor para a norma IEEE 802.11p. Este projeto realiza um estudo da quantidade de bits por pacote que se consegue transmitir em ambientes veiculares, para uma dada taxa de perdas, utilizando diferentes técnicas de estimativa do canal. Primeiramente este trabalho apresenta a descrição dos transmissor e receptor utilizados pelas normas IEEE 802.11a e IEEE 802.11p. Em seguida são mostrados modelos de canais veiculares e suas peculiaridades são discutidas. Na sequência são abordadas técnicas para a estimativa dinâmica do canal, visando melhorar a qualidade da transmissão. Finalmente o simulador utilizado é descrito e os resultados gerados são discutidos.
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