Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bennemann, Vanessa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280553
Resumo: Introdução: o aumento global na prevalência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem levado a presença de um número maior de pacientes com este diagnóstico nos setores de emergência hospitalar, fato que representa um desafio para as equipes de saúde, as quais geralmente não estão preparadas para essa demanda. Objetivo: identificar na literatura das ciências da saúde as práticas de assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista na unidade de emergência hospitalar. Método: revisão integrativa construída em seis etapas. A busca bibliográfica ocorreu na EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), utilizando os descritores “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: a amostra foi composta por 6 artigos. Dentre os cuidados, os estudos sugerem: adaptações na assistência das emergências para o atendimento das crianças com TEA, em função do estímulo fornecido pelo excesso de ruídos e iluminação; fortalecimento da assistência conjunta, com participação da família nos momentos de atendimento; aprimoramento o conhecimento dos profissionais da equipe sobre a melhor maneira de acolher. Considerações finais: este estudo identificou cuidados de enfermagem aos pacientes com TEA ao necessitarem de serviços de emergência, fortalecendo a importância da atenção personalizada e especializada. Neste sentido, sugere-se a inclusão deste tema na formação dos profissionais, assim como a promoção de capacitação aos que se encontram nas linhas de frente das emergências.
id UFRGS-2_8cc73abf711abe517171eeae3e233f19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280553
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bennemann, VanessaBrum, Maria Carlota Borba2024-10-26T06:56:14Z2024http://hdl.handle.net/10183/280553001213122Introdução: o aumento global na prevalência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem levado a presença de um número maior de pacientes com este diagnóstico nos setores de emergência hospitalar, fato que representa um desafio para as equipes de saúde, as quais geralmente não estão preparadas para essa demanda. Objetivo: identificar na literatura das ciências da saúde as práticas de assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista na unidade de emergência hospitalar. Método: revisão integrativa construída em seis etapas. A busca bibliográfica ocorreu na EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), utilizando os descritores “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: a amostra foi composta por 6 artigos. Dentre os cuidados, os estudos sugerem: adaptações na assistência das emergências para o atendimento das crianças com TEA, em função do estímulo fornecido pelo excesso de ruídos e iluminação; fortalecimento da assistência conjunta, com participação da família nos momentos de atendimento; aprimoramento o conhecimento dos profissionais da equipe sobre a melhor maneira de acolher. Considerações finais: este estudo identificou cuidados de enfermagem aos pacientes com TEA ao necessitarem de serviços de emergência, fortalecendo a importância da atenção personalizada e especializada. Neste sentido, sugere-se a inclusão deste tema na formação dos profissionais, assim como a promoção de capacitação aos que se encontram nas linhas de frente das emergências.Introduction: The global increase in the prevalence of children with autism spectrum disorder (ASD) has led to a greater number of patients with this diagnosis in hospital emergency departments, a challenge for health teams, which are generally not prepared for this demand. Objective: To identify nursing care practices for pediatric autistic patients in hospital emergency units in the health sciences literature. Method: Integrative review constructed in six stages. The literature search was carried out in EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), using the descriptors “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. The analysis was performed descriptively. Results: The sample consisted of 6 articles. Among the care measures, the studies suggest: adaptations in emergency care for the care of children with ASD, due to the stimulus provided by excessive noise and lighting; strengthening joint care, with family participation during care moments; improving the knowledge of team professionals about the best way to welcome patients. Final considerations: this study identified nursing care for patients with ASD when they need emergency services, reinforcing the importance of personalized and specialized care. In this sense, it is suggested that this topic be included in the training of professionals, as well as promoting training for those who are on the front lines of emergencies.application/pdfporPediatriaCriançaCuidados de enfermagemTranstorno do espectro autistaServiço hospitalar de emergênciaPediatricsAutismEmergency unitNursing careAssistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2024especializaçãoPrograma de Residência Médica em Medicina do Trabalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001213122.pdf.txt001213122.pdf.txtExtracted Texttext/plain77074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280553/2/001213122.pdf.txt44e1fd43f646006fb7a2c5ec8f0d86b9MD52ORIGINAL001213122.pdfTexto parcialapplication/pdf702708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280553/1/001213122.pdf5808ff2bd9c2e833d0ec8711a4b61b3dMD5110183/2805532024-10-27 06:50:51.136102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-27T09:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
title Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
spellingShingle Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
Bennemann, Vanessa
Pediatria
Criança
Cuidados de enfermagem
Transtorno do espectro autista
Serviço hospitalar de emergência
Pediatrics
Autism
Emergency unit
Nursing care
title_short Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
title_full Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
title_fullStr Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
title_full_unstemmed Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
title_sort Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
author Bennemann, Vanessa
author_facet Bennemann, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bennemann, Vanessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brum, Maria Carlota Borba
contributor_str_mv Brum, Maria Carlota Borba
dc.subject.por.fl_str_mv Pediatria
Criança
Cuidados de enfermagem
Transtorno do espectro autista
Serviço hospitalar de emergência
topic Pediatria
Criança
Cuidados de enfermagem
Transtorno do espectro autista
Serviço hospitalar de emergência
Pediatrics
Autism
Emergency unit
Nursing care
dc.subject.eng.fl_str_mv Pediatrics
Autism
Emergency unit
Nursing care
description Introdução: o aumento global na prevalência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem levado a presença de um número maior de pacientes com este diagnóstico nos setores de emergência hospitalar, fato que representa um desafio para as equipes de saúde, as quais geralmente não estão preparadas para essa demanda. Objetivo: identificar na literatura das ciências da saúde as práticas de assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista na unidade de emergência hospitalar. Método: revisão integrativa construída em seis etapas. A busca bibliográfica ocorreu na EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), utilizando os descritores “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: a amostra foi composta por 6 artigos. Dentre os cuidados, os estudos sugerem: adaptações na assistência das emergências para o atendimento das crianças com TEA, em função do estímulo fornecido pelo excesso de ruídos e iluminação; fortalecimento da assistência conjunta, com participação da família nos momentos de atendimento; aprimoramento o conhecimento dos profissionais da equipe sobre a melhor maneira de acolher. Considerações finais: este estudo identificou cuidados de enfermagem aos pacientes com TEA ao necessitarem de serviços de emergência, fortalecendo a importância da atenção personalizada e especializada. Neste sentido, sugere-se a inclusão deste tema na formação dos profissionais, assim como a promoção de capacitação aos que se encontram nas linhas de frente das emergências.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-26T06:56:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/280553
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001213122
url http://hdl.handle.net/10183/280553
identifier_str_mv 001213122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280553/2/001213122.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280553/1/001213122.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44e1fd43f646006fb7a2c5ec8f0d86b9
5808ff2bd9c2e833d0ec8711a4b61b3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447375604350976