Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280553 |
Resumo: | Introdução: o aumento global na prevalência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem levado a presença de um número maior de pacientes com este diagnóstico nos setores de emergência hospitalar, fato que representa um desafio para as equipes de saúde, as quais geralmente não estão preparadas para essa demanda. Objetivo: identificar na literatura das ciências da saúde as práticas de assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista na unidade de emergência hospitalar. Método: revisão integrativa construída em seis etapas. A busca bibliográfica ocorreu na EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), utilizando os descritores “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: a amostra foi composta por 6 artigos. Dentre os cuidados, os estudos sugerem: adaptações na assistência das emergências para o atendimento das crianças com TEA, em função do estímulo fornecido pelo excesso de ruídos e iluminação; fortalecimento da assistência conjunta, com participação da família nos momentos de atendimento; aprimoramento o conhecimento dos profissionais da equipe sobre a melhor maneira de acolher. Considerações finais: este estudo identificou cuidados de enfermagem aos pacientes com TEA ao necessitarem de serviços de emergência, fortalecendo a importância da atenção personalizada e especializada. Neste sentido, sugere-se a inclusão deste tema na formação dos profissionais, assim como a promoção de capacitação aos que se encontram nas linhas de frente das emergências. |
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Bennemann, VanessaBrum, Maria Carlota Borba2024-10-26T06:56:14Z2024http://hdl.handle.net/10183/280553001213122Introdução: o aumento global na prevalência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem levado a presença de um número maior de pacientes com este diagnóstico nos setores de emergência hospitalar, fato que representa um desafio para as equipes de saúde, as quais geralmente não estão preparadas para essa demanda. Objetivo: identificar na literatura das ciências da saúde as práticas de assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista na unidade de emergência hospitalar. Método: revisão integrativa construída em seis etapas. A busca bibliográfica ocorreu na EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), utilizando os descritores “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: a amostra foi composta por 6 artigos. Dentre os cuidados, os estudos sugerem: adaptações na assistência das emergências para o atendimento das crianças com TEA, em função do estímulo fornecido pelo excesso de ruídos e iluminação; fortalecimento da assistência conjunta, com participação da família nos momentos de atendimento; aprimoramento o conhecimento dos profissionais da equipe sobre a melhor maneira de acolher. Considerações finais: este estudo identificou cuidados de enfermagem aos pacientes com TEA ao necessitarem de serviços de emergência, fortalecendo a importância da atenção personalizada e especializada. Neste sentido, sugere-se a inclusão deste tema na formação dos profissionais, assim como a promoção de capacitação aos que se encontram nas linhas de frente das emergências.Introduction: The global increase in the prevalence of children with autism spectrum disorder (ASD) has led to a greater number of patients with this diagnosis in hospital emergency departments, a challenge for health teams, which are generally not prepared for this demand. Objective: To identify nursing care practices for pediatric autistic patients in hospital emergency units in the health sciences literature. Method: Integrative review constructed in six stages. The literature search was carried out in EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), using the descriptors “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. The analysis was performed descriptively. Results: The sample consisted of 6 articles. Among the care measures, the studies suggest: adaptations in emergency care for the care of children with ASD, due to the stimulus provided by excessive noise and lighting; strengthening joint care, with family participation during care moments; improving the knowledge of team professionals about the best way to welcome patients. Final considerations: this study identified nursing care for patients with ASD when they need emergency services, reinforcing the importance of personalized and specialized care. In this sense, it is suggested that this topic be included in the training of professionals, as well as promoting training for those who are on the front lines of emergencies.application/pdfporPediatriaCriançaCuidados de enfermagemTranstorno do espectro autistaServiço hospitalar de emergênciaPediatricsAutismEmergency unitNursing careAssistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2024especializaçãoPrograma de Residência Médica em Medicina do Trabalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001213122.pdf.txt001213122.pdf.txtExtracted Texttext/plain77074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280553/2/001213122.pdf.txt44e1fd43f646006fb7a2c5ec8f0d86b9MD52ORIGINAL001213122.pdfTexto parcialapplication/pdf702708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280553/1/001213122.pdf5808ff2bd9c2e833d0ec8711a4b61b3dMD5110183/2805532024-10-27 06:50:51.136102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-27T09:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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