A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toffoli, Maria Elisa Gassen
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33306
Resumo: O surgimento das disciplinas científicas ordenou o conhecimento de forma organizada, metódica, facilitando a compreensão dos assuntos, mas também obstruindo a visão ampla e global de como estes se integram. Assentado sobre esta estrutura disciplinar, o ensino médico estabelecido em 1910 pelo relatório Flexner, com ênfase no modelo biomédico, centrado na doença e no hospital, conduziu os programas educacionais médicos a uma visão reducionista, desconsiderando aspectos sociais e coletivos. As demais profissões da área da saúde igualmente seguiram este modelo de ensino. Movimentos intensificados a partir dos anos 1960 em todo o mundo, evidenciaram a falta de compromisso do ensino médico com a realidade e as necessidades da população, e nos anos 1980 foram desencadeados processos de reforma do setor saúde em vários países. No Brasil, ocorreu a criação do Sistema Único de Saúde, desenhado com a Constituição Brasileira de 1988, sendo seus princípios e linhas gerais de funcionamento estabelecidos no ano de 1990. Com isto, modificou-se o perfil necessário ao médico egresso da universidade, devendo ser a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, nos diferentes níveis de atenção, voltada para ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Paralelamente a estas mudanças, houve um crescente envolvimento de outras profissões na atenção ao paciente, uma vez que uma única disciplina é incapaz de atender a todas as necessidades do usuário, que deve ser visto de forma integral, levando-se em conta suas dimensões sociais, econômicas e culturais. A Residência Integrada em Saúde do GHC foi constituída em 2004 com a proposta de integrar diversos núcleos profissionais, seus distintos conhecimentos, as diferentes áreas de ênfase e as teorias e práticas desenvolvidas em cada campo de atuação. Com a RIS, busca-se deslocar o eixo da formação centrada na assistência individual, intra-hospitalar, para um processo de formação mais contextualizado. A RIS busca provocar a experiência de abertura recíproca e comunicação entre núcleos profissionais, constituindo um plano interdisciplinar que se impõe pela troca de saberes e pela construção coletiva de novos conhecimentos. As Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Farmácia, de 2002, estabelecem uma formação capaz de integrar o farmacêutico na equipe interdisciplinar de saúde e o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação junto ao usuário do sistema de saúde. Estas diretrizes estão em implantação em todo o território nacional, havendo, ainda, grandes desigualdades no ensino farmacêutico. A RIS-GHC proporciona um espaço privilegiado de formação em serviço em equipes interdisciplinares, que possibilitam trocas de experiências, definições conjuntas de planos terapêuticos, abordagens com olhares variados e uma interpenetração de saberes distintos, compondo um novo saber, mais homogêneo, colaborativo e pautado na integralidade da atenção. A inserção do farmacêutico na RIS-GHC propicia inúmeras ações deste profissional na equipe interdisciplinar, tais como educação sanitária, redimensionamento das práticas farmacêuticas, atuação em grupos, elaboração de material informativo, entre outras. Neste contexto, a RIS-GHC complementa a formação farmacêutica, desenvolvendo competências e habilidades fundamentais para a atuação deste profissional no SUS.
id UFRGS-2_8cd0acfa0bc6235a9f04fd2834f31ef9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33306
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toffoli, Maria Elisa GassenKopittke, Luciane2011-10-22T01:18:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/33306000760547O surgimento das disciplinas científicas ordenou o conhecimento de forma organizada, metódica, facilitando a compreensão dos assuntos, mas também obstruindo a visão ampla e global de como estes se integram. Assentado sobre esta estrutura disciplinar, o ensino médico estabelecido em 1910 pelo relatório Flexner, com ênfase no modelo biomédico, centrado na doença e no hospital, conduziu os programas educacionais médicos a uma visão reducionista, desconsiderando aspectos sociais e coletivos. As demais profissões da área da saúde igualmente seguiram este modelo de ensino. Movimentos intensificados a partir dos anos 1960 em todo o mundo, evidenciaram a falta de compromisso do ensino médico com a realidade e as necessidades da população, e nos anos 1980 foram desencadeados processos de reforma do setor saúde em vários países. No Brasil, ocorreu a criação do Sistema Único de Saúde, desenhado com a Constituição Brasileira de 1988, sendo seus princípios e linhas gerais de funcionamento estabelecidos no ano de 1990. Com isto, modificou-se o perfil necessário ao médico egresso da universidade, devendo ser a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, nos diferentes níveis de atenção, voltada para ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Paralelamente a estas mudanças, houve um crescente envolvimento de outras profissões na atenção ao paciente, uma vez que uma única disciplina é incapaz de atender a todas as necessidades do usuário, que deve ser visto de forma integral, levando-se em conta suas dimensões sociais, econômicas e culturais. A Residência Integrada em Saúde do GHC foi constituída em 2004 com a proposta de integrar diversos núcleos profissionais, seus distintos conhecimentos, as diferentes áreas de ênfase e as teorias e práticas desenvolvidas em cada campo de atuação. Com a RIS, busca-se deslocar o eixo da formação centrada na assistência individual, intra-hospitalar, para um processo de formação mais contextualizado. A RIS busca provocar a experiência de abertura recíproca e comunicação entre núcleos profissionais, constituindo um plano interdisciplinar que se impõe pela troca de saberes e pela construção coletiva de novos conhecimentos. As Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Farmácia, de 2002, estabelecem uma formação capaz de integrar o farmacêutico na equipe interdisciplinar de saúde e o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação junto ao usuário do sistema de saúde. Estas diretrizes estão em implantação em todo o território nacional, havendo, ainda, grandes desigualdades no ensino farmacêutico. A RIS-GHC proporciona um espaço privilegiado de formação em serviço em equipes interdisciplinares, que possibilitam trocas de experiências, definições conjuntas de planos terapêuticos, abordagens com olhares variados e uma interpenetração de saberes distintos, compondo um novo saber, mais homogêneo, colaborativo e pautado na integralidade da atenção. A inserção do farmacêutico na RIS-GHC propicia inúmeras ações deste profissional na equipe interdisciplinar, tais como educação sanitária, redimensionamento das práticas farmacêuticas, atuação em grupos, elaboração de material informativo, entre outras. Neste contexto, a RIS-GHC complementa a formação farmacêutica, desenvolvendo competências e habilidades fundamentais para a atuação deste profissional no SUS.application/pdfporInterdisciplinaridadeResidênciaGrupo Hospitalar Conceição.A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêuticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000760547.pdf.txt000760547.pdf.txtExtracted Texttext/plain67869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33306/2/000760547.pdf.txt88db22d9f9e2734339411c1a318d76b8MD52ORIGINAL000760547.pdf000760547.pdfTexto completoapplication/pdf160233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33306/1/000760547.pdfde18755dfaaac3b20a820b1928065e69MD51THUMBNAIL000760547.pdf.jpg000760547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33306/3/000760547.pdf.jpg3a67117c848eb7c17b4f6f6029d25b9bMD5310183/333062018-10-08 09:08:51.716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33306Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:08:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
title A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
spellingShingle A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
Toffoli, Maria Elisa Gassen
Interdisciplinaridade
Residência
Grupo Hospitalar Conceição.
title_short A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
title_full A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
title_fullStr A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
title_full_unstemmed A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
title_sort A inserção da farmácia na residência integrada em saúde do GHC e a influência das práticas interdisciplinares na formação do residente farmacêutico
author Toffoli, Maria Elisa Gassen
author_facet Toffoli, Maria Elisa Gassen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toffoli, Maria Elisa Gassen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kopittke, Luciane
contributor_str_mv Kopittke, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Residência
Grupo Hospitalar Conceição.
topic Interdisciplinaridade
Residência
Grupo Hospitalar Conceição.
description O surgimento das disciplinas científicas ordenou o conhecimento de forma organizada, metódica, facilitando a compreensão dos assuntos, mas também obstruindo a visão ampla e global de como estes se integram. Assentado sobre esta estrutura disciplinar, o ensino médico estabelecido em 1910 pelo relatório Flexner, com ênfase no modelo biomédico, centrado na doença e no hospital, conduziu os programas educacionais médicos a uma visão reducionista, desconsiderando aspectos sociais e coletivos. As demais profissões da área da saúde igualmente seguiram este modelo de ensino. Movimentos intensificados a partir dos anos 1960 em todo o mundo, evidenciaram a falta de compromisso do ensino médico com a realidade e as necessidades da população, e nos anos 1980 foram desencadeados processos de reforma do setor saúde em vários países. No Brasil, ocorreu a criação do Sistema Único de Saúde, desenhado com a Constituição Brasileira de 1988, sendo seus princípios e linhas gerais de funcionamento estabelecidos no ano de 1990. Com isto, modificou-se o perfil necessário ao médico egresso da universidade, devendo ser a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, nos diferentes níveis de atenção, voltada para ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Paralelamente a estas mudanças, houve um crescente envolvimento de outras profissões na atenção ao paciente, uma vez que uma única disciplina é incapaz de atender a todas as necessidades do usuário, que deve ser visto de forma integral, levando-se em conta suas dimensões sociais, econômicas e culturais. A Residência Integrada em Saúde do GHC foi constituída em 2004 com a proposta de integrar diversos núcleos profissionais, seus distintos conhecimentos, as diferentes áreas de ênfase e as teorias e práticas desenvolvidas em cada campo de atuação. Com a RIS, busca-se deslocar o eixo da formação centrada na assistência individual, intra-hospitalar, para um processo de formação mais contextualizado. A RIS busca provocar a experiência de abertura recíproca e comunicação entre núcleos profissionais, constituindo um plano interdisciplinar que se impõe pela troca de saberes e pela construção coletiva de novos conhecimentos. As Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Farmácia, de 2002, estabelecem uma formação capaz de integrar o farmacêutico na equipe interdisciplinar de saúde e o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação junto ao usuário do sistema de saúde. Estas diretrizes estão em implantação em todo o território nacional, havendo, ainda, grandes desigualdades no ensino farmacêutico. A RIS-GHC proporciona um espaço privilegiado de formação em serviço em equipes interdisciplinares, que possibilitam trocas de experiências, definições conjuntas de planos terapêuticos, abordagens com olhares variados e uma interpenetração de saberes distintos, compondo um novo saber, mais homogêneo, colaborativo e pautado na integralidade da atenção. A inserção do farmacêutico na RIS-GHC propicia inúmeras ações deste profissional na equipe interdisciplinar, tais como educação sanitária, redimensionamento das práticas farmacêuticas, atuação em grupos, elaboração de material informativo, entre outras. Neste contexto, a RIS-GHC complementa a formação farmacêutica, desenvolvendo competências e habilidades fundamentais para a atuação deste profissional no SUS.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-22T01:18:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33306
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000760547
url http://hdl.handle.net/10183/33306
identifier_str_mv 000760547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33306/2/000760547.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33306/1/000760547.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33306/3/000760547.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88db22d9f9e2734339411c1a318d76b8
de18755dfaaac3b20a820b1928065e69
3a67117c848eb7c17b4f6f6029d25b9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224415721029632