Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Maria Cecilia Bueno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rios, Diogo Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217186
Resumo: O presente trabalho dá continuidade a análises já iniciadas sobre os cadernos de estágio de Beatriz, uma professora primária, no ano de 1967. Apresenta uma nova etapa de investigação dos cadernos de Beatriz, a saber, a problematizaçãodos registros de estágio da normalista, refletindo sobreo sistema de acompanhamento e de controle a que se submete a estagiáriae, mais especificamente relativo à matemática, a discussão da escolha dos manuais didáticos e algumas vinculações entre o conteúdo planejado e o determinado pelo programa oficial. Tais questões levaram em consideração as relações estabelecidas a partir de dois lugares ocupados pela estagiária: de professora de uma turma de 1º ano do Curso Primário e de aluna do Curso Normal. Observamos um cuidado da estagiária com a produção dos cadernos, que pode ser explicado para além de uma marca pessoal de Beatriz, havia também um cuidado em relação ao cumprimento do programa. Quanto aos conteúdos de Matemática presentes no planejamento da estagiária, reconhecemos, além do atendimento ao que estava previsto no programa em vigência, marcas sutis da Matemática Moderna.
id UFRGS-2_8ce9309cd88fde17e294710dfa5922bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217186
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fischer, Maria Cecilia BuenoRios, Diogo Franco2021-01-09T04:19:04Z20181518-8221http://hdl.handle.net/10183/217186001118742O presente trabalho dá continuidade a análises já iniciadas sobre os cadernos de estágio de Beatriz, uma professora primária, no ano de 1967. Apresenta uma nova etapa de investigação dos cadernos de Beatriz, a saber, a problematizaçãodos registros de estágio da normalista, refletindo sobreo sistema de acompanhamento e de controle a que se submete a estagiáriae, mais especificamente relativo à matemática, a discussão da escolha dos manuais didáticos e algumas vinculações entre o conteúdo planejado e o determinado pelo programa oficial. Tais questões levaram em consideração as relações estabelecidas a partir de dois lugares ocupados pela estagiária: de professora de uma turma de 1º ano do Curso Primário e de aluna do Curso Normal. Observamos um cuidado da estagiária com a produção dos cadernos, que pode ser explicado para além de uma marca pessoal de Beatriz, havia também um cuidado em relação ao cumprimento do programa. Quanto aos conteúdos de Matemática presentes no planejamento da estagiária, reconhecemos, além do atendimento ao que estava previsto no programa em vigência, marcas sutis da Matemática Moderna.This paper is a continuation of the already initiated analyses on the internship notebooks belonging to Beatriz, an elementary school teacher, in 1967. It presents a new stage of investigation of her notebooks, that is, the problematization of the student teacher’s notes, reflecting on the follow-up and control system to which the internee is submitted, and specifically in relation to mathematics, the discussion on the choice of pedagogic materials, as well as some links between the planned content and the one defined by the official program. These questions took into account the relations established from the two places occupied by the internee: 1st grade class teacher and Teacher Training student. We have observed her care in the notebooks production, which can be explained beyond Beatriz’ personal trait, as there was also care in relation to the program fulfillment. Regarding the mathematics contents present in the internee’s planning, we have recognized, besides addressing what was specified in the program in effect, subtle traits of Modern Mathematics.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Vol. 2 , no. 19 (2018), p. 34 - 44.Escola normal : Rio Grande do SulEducacao matematica : HistoriaCadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)Beatriz' notebooks : mathematics classesplannings in the internship records of a teacher in training (Rio Grande do Sul, Brazil, 1967)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118742.pdf.txt001118742.pdf.txtExtracted Texttext/plain50559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217186/2/001118742.pdf.txt37011e82f85511992c4a4d08031e07c7MD52ORIGINAL001118742.pdfTexto completoapplication/pdf712358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217186/1/001118742.pdf2678d64fa78482bb19c5249bbda6672eMD5110183/2171862021-03-09 04:28:58.613054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:28:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Beatriz' notebooks : mathematics classesplannings in the internship records of a teacher in training (Rio Grande do Sul, Brazil, 1967)
title Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
spellingShingle Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
Fischer, Maria Cecilia Bueno
Escola normal : Rio Grande do Sul
Educacao matematica : Historia
title_short Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
title_full Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
title_fullStr Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
title_full_unstemmed Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
title_sort Cadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)
author Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_facet Fischer, Maria Cecilia Bueno
Rios, Diogo Franco
author_role author
author2 Rios, Diogo Franco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
Rios, Diogo Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Escola normal : Rio Grande do Sul
Educacao matematica : Historia
topic Escola normal : Rio Grande do Sul
Educacao matematica : Historia
description O presente trabalho dá continuidade a análises já iniciadas sobre os cadernos de estágio de Beatriz, uma professora primária, no ano de 1967. Apresenta uma nova etapa de investigação dos cadernos de Beatriz, a saber, a problematizaçãodos registros de estágio da normalista, refletindo sobreo sistema de acompanhamento e de controle a que se submete a estagiáriae, mais especificamente relativo à matemática, a discussão da escolha dos manuais didáticos e algumas vinculações entre o conteúdo planejado e o determinado pelo programa oficial. Tais questões levaram em consideração as relações estabelecidas a partir de dois lugares ocupados pela estagiária: de professora de uma turma de 1º ano do Curso Primário e de aluna do Curso Normal. Observamos um cuidado da estagiária com a produção dos cadernos, que pode ser explicado para além de uma marca pessoal de Beatriz, havia também um cuidado em relação ao cumprimento do programa. Quanto aos conteúdos de Matemática presentes no planejamento da estagiária, reconhecemos, além do atendimento ao que estava previsto no programa em vigência, marcas sutis da Matemática Moderna.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-09T04:19:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217186
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118742
identifier_str_mv 1518-8221
001118742
url http://hdl.handle.net/10183/217186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista - RS. Vol. 2 , no. 19 (2018), p. 34 - 44.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217186/2/001118742.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217186/1/001118742.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 37011e82f85511992c4a4d08031e07c7
2678d64fa78482bb19c5249bbda6672e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006582071296