Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Gonçalves Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200920
Resumo: O presente trabalho consiste na apresentação do projeto desenvolvido na classe de alfabetização tendo como ponto de partida as imagens apresentadas nas histórias infantis trabalhadas em sala de aula. Sabe-se que as imagens coloridas das histórias chamam a atenção das crianças e, agregadas à intervenção docente, é possível levá-las a reflexão de muitas situações que ocorrem no contexto social em que elas estão inseridas. O ensino na classe de alfabetização, dessa forma, não fica restrito somente na codificação e decodificação de letras e sons. Ao mesmo tempo em que se alfabetiza a criança desenvolve também noções e reflexões de situações que estão bem próximas a ela pelos confrontos do conteúdo exibido nas fantasias das histórias contadas com situações da realidade existente. Trata-se de uma proposta que permite ao educando participar de situações lúdicas que envolvem o desenvolvimento da criatividade e do prazer à leitura, a fim de que o mesmo possa interagir no contexto social. O uso das imagens em sala de aula torna as aulas mais atrativas possibilitando um aprendizado significativo. O trabalho apresenta a fundamentação teórica que serviu como um guia para a prática pedagógica, a metodologia realizada e os resultados alcançados a partir da análise das atividades desenvolvidas.
id UFRGS-2_8cfd3fe56f3046d6c424c32d11c6f759
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200920
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Luciana Gonçalves GomesFoohs, Marcelo Magalhães2019-10-23T03:52:01Z2018http://hdl.handle.net/10183/200920001104495O presente trabalho consiste na apresentação do projeto desenvolvido na classe de alfabetização tendo como ponto de partida as imagens apresentadas nas histórias infantis trabalhadas em sala de aula. Sabe-se que as imagens coloridas das histórias chamam a atenção das crianças e, agregadas à intervenção docente, é possível levá-las a reflexão de muitas situações que ocorrem no contexto social em que elas estão inseridas. O ensino na classe de alfabetização, dessa forma, não fica restrito somente na codificação e decodificação de letras e sons. Ao mesmo tempo em que se alfabetiza a criança desenvolve também noções e reflexões de situações que estão bem próximas a ela pelos confrontos do conteúdo exibido nas fantasias das histórias contadas com situações da realidade existente. Trata-se de uma proposta que permite ao educando participar de situações lúdicas que envolvem o desenvolvimento da criatividade e do prazer à leitura, a fim de que o mesmo possa interagir no contexto social. O uso das imagens em sala de aula torna as aulas mais atrativas possibilitando um aprendizado significativo. O trabalho apresenta a fundamentação teórica que serviu como um guia para a prática pedagógica, a metodologia realizada e os resultados alcançados a partir da análise das atividades desenvolvidas.The present work consists of the presentation of the project developed in a literacy class, starting from the images presented in the children's stories worked in classroom. It is known that the colorful images of the stories bring the children's attention and added to the teacher's intervention, it is possible to reflect them in many situations that occur in the social context in which they are inserted. Teaching in a literacy class, in this way, is not restricted only in the codification and decoding of letters and sounds. At the same time that the child is literate, he also develops notions and reflections of situations that are very close to him by the confrontations of the content exhibited in the fantasies of the stories told with situations of the existing reality. It is a proposal that allows the learner to participate in playful situations that involve the development of creativity and pleasure in reading, so that he can interact in the social context. Using the images in the classroom makes classes more attractive for more meaningful learning. The paper presents the theoretical basis that serves as a guide for the pedagogical practice, the methodology performed and the results achieved from the analysis of the activities developed.application/pdfporFantasiaRealidadeAlfabetizaçãoLiteracyFantasy and realityConfrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104495.pdf.txt001104495.pdf.txtExtracted Texttext/plain86829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200920/2/001104495.pdf.txt89af0185d3267e83e0b9b9a88cd1d8ceMD52ORIGINAL001104495.pdfTexto completoapplication/pdf1084625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200920/1/001104495.pdf9310d5e70c2352e1d6d201f00e372238MD5110183/2009202019-10-24 03:49:14.883561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-24T06:49:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
title Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
spellingShingle Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
Silva, Luciana Gonçalves Gomes
Fantasia
Realidade
Alfabetização
Literacy
Fantasy and reality
title_short Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
title_full Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
title_fullStr Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
title_full_unstemmed Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
title_sort Confrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetização
author Silva, Luciana Gonçalves Gomes
author_facet Silva, Luciana Gonçalves Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Gonçalves Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Fantasia
Realidade
Alfabetização
topic Fantasia
Realidade
Alfabetização
Literacy
Fantasy and reality
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Fantasy and reality
description O presente trabalho consiste na apresentação do projeto desenvolvido na classe de alfabetização tendo como ponto de partida as imagens apresentadas nas histórias infantis trabalhadas em sala de aula. Sabe-se que as imagens coloridas das histórias chamam a atenção das crianças e, agregadas à intervenção docente, é possível levá-las a reflexão de muitas situações que ocorrem no contexto social em que elas estão inseridas. O ensino na classe de alfabetização, dessa forma, não fica restrito somente na codificação e decodificação de letras e sons. Ao mesmo tempo em que se alfabetiza a criança desenvolve também noções e reflexões de situações que estão bem próximas a ela pelos confrontos do conteúdo exibido nas fantasias das histórias contadas com situações da realidade existente. Trata-se de uma proposta que permite ao educando participar de situações lúdicas que envolvem o desenvolvimento da criatividade e do prazer à leitura, a fim de que o mesmo possa interagir no contexto social. O uso das imagens em sala de aula torna as aulas mais atrativas possibilitando um aprendizado significativo. O trabalho apresenta a fundamentação teórica que serviu como um guia para a prática pedagógica, a metodologia realizada e os resultados alcançados a partir da análise das atividades desenvolvidas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-23T03:52:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104495
url http://hdl.handle.net/10183/200920
identifier_str_mv 001104495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200920/2/001104495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200920/1/001104495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89af0185d3267e83e0b9b9a88cd1d8ce
9310d5e70c2352e1d6d201f00e372238
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585765453824