Teatro e autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/34281 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a compreender como se constrói a autonomia na prática teatral do ator/atriz. Para tanto, investiga que meios os atores e atrizes do Centro de Pesquisa Teatral do Ator - SESC/C.P.T.A. - utilizam na busca por autonomia em seu fazer. O Centro surge em 2003 e objetiva ser um espaço para o estudo do teatro de forma ampla. Possui vinte integrantes com trajetórias distintas, e é coordenado pelo pesquisador, ator e diretor Alexandre Vargas. O estudo aqui apresentado utiliza conceitos referentes à preparação do ator/atriz, ao processo criativo, à conscientização de si e à autonomia. É embasado em autores como Eugenio Barba, Flavio Desgranges, Gilberto Icle, Peter Brook e Yoshi Oida, entre outros. Durante o período de 29 de agosto a 17 de dezembro de 2008, foram realizadas as observações, registros fotográficos, anotações em diário, e entrevistas com os integrantes e com o coordenador do grupo. É analisada a elaboração de uma cena realizada por alguns de seus integrantes, assim como as relações de liderança. Ao final, são feitas considerações a cerca da metodologia de trabalho utilizada e os caminhos que ela propõe. Percebe-se que a trajetória indicada pelo treino físico, criativo e da cena para o jogo com o meio, com o outro e consigo próprio promove a consciência necessária para aquisição de autonomia. Sobretudo, constata-se que a autonomia está intimamente ligada à forma como se dá o processo criativo e como se efetuam suas escolhas. |
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