Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, Daniele Delacanal
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Sanches, Márcia Otero, Jung, Walnice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108865
Resumo: Determinar estratégias de ensino para os conteúdos e conceitos imbricados no cuidado, configura-se em um desafio para educadores na área da enfermagem. Este estudo é de caráter qualitativo, descritivo-exploratório, cujo objetivo foi conhecer as estratégias empregadas para ensinar o cuidado em enfermagem, utilizadas por dez enfermeiros professores do curso de Enfermagem de uma universidade na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As informações foram coletadas pela técnica de Grupo Focal, no período de junho de 2004 a março de 2005. Da análise temática dos dados resultou a categoria Estratégias de Ensino do Cuidado, com as subcategorias demonstração, exposição, observação e discussão. As evidências apontam para tentativas de substituir a proposta tradicional de transmissão de conteúdos, sem, apresentarem, efetivamente, outra tendência pedagógica que não a tradicional. Conclui-se que a competência técnica ainda é privilegiada, desconsiderando o aprendizado voltado para o desenvolvimento de postura crítica e reflexiva.
id UFRGS-2_8d3308488cf45a12a56d8862515e8833
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzari, Daniele DelacanalPedro, Eva Néri RubimSanches, Márcia OteroJung, Walnice2015-01-09T02:11:21Z20110102-6933http://hdl.handle.net/10183/108865000819440Determinar estratégias de ensino para os conteúdos e conceitos imbricados no cuidado, configura-se em um desafio para educadores na área da enfermagem. Este estudo é de caráter qualitativo, descritivo-exploratório, cujo objetivo foi conhecer as estratégias empregadas para ensinar o cuidado em enfermagem, utilizadas por dez enfermeiros professores do curso de Enfermagem de uma universidade na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As informações foram coletadas pela técnica de Grupo Focal, no período de junho de 2004 a março de 2005. Da análise temática dos dados resultou a categoria Estratégias de Ensino do Cuidado, com as subcategorias demonstração, exposição, observação e discussão. As evidências apontam para tentativas de substituir a proposta tradicional de transmissão de conteúdos, sem, apresentarem, efetivamente, outra tendência pedagógica que não a tradicional. Conclui-se que a competência técnica ainda é privilegiada, desconsiderando o aprendizado voltado para o desenvolvimento de postura crítica e reflexiva.To determine the teaching strategies adequate for the contents and concepts imbricated in care is a challenge for nursing educators. This qualitative, descriptive and exploratory study aimed to know the strategies applied to teach nursing care used by ten nurses, professors of the Nursing Department in a University in the metropolitan area of the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The information was collected through the Focal Group technique, from June 2004 to March 2005. The thematic analysis of the data resulted in the category Strategies to Teach Care, with the sub-categories demonstration, exhibition, observation, and discussion. The evidences point to attempts of replacing the traditional content transmission notion, without, however, effectively showing another pedagogical tendency. We can conclude that the technical competence is still privileged, which leads to a disregard of the learning that aims at the development of a reflexive and critic stance.Determinar estrategias de enseñanza para los contenidos y conceptos imbricados en el cuidado, se configura en un desafío para educadores en el área de la enfermería. Estudio cualitativo se caracteriza por ser descriptivo-exploratorio cuyo objetivo fue conocer las estrategias empleadas para enseñar el cuidado en enfermería, utilizadas por diez enfermeros maestros del curso de enfermería de una universidad en la región metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande del Sur, Brasil. Las informaciones fueron colectadas por la técnica del Grupo Focal, en el periodo de Junio de 2004 a Marzo de 2005. Del análisis temático de los datos resultó la categoría Estrategias de Enseñanza del Cuidado, con las sub categorías demostración, exposición, observación y discusión. Las evidencias apuntan hacia intentos por sustituir la propuesta tradicional de transmisión de contenidos, sin presentar otra tendencia pedagógica que la tradicional. Se concluye que la competencia técnica aún es privilegiada, desconsiderando el aprendizaje volcado para el desarrollo de postura crítica y reflexiva.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 32, n. 4 (dez. 2011), p. 688-694Educação em enfermagemCuidados de enfermagemTeachingLearningStrategiesEducation, nursingNursing careEnseñanzaAprendizajeEstrategiasAtención de enfermeríaCuidados de enfermeríaEstratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicasEstrategias de enseñaza del cuidado en enfermería : una mirada sobre las tendencias pedagógicasTeaching strategies of nursing care : a look on pedagogical trendsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000819440.pdf000819440.pdfTexto completoapplication/pdf47409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108865/1/000819440.pdf8ab89377cdc063fa904a33c67725d64aMD51TEXT000819440.pdf.txt000819440.pdf.txtExtracted Texttext/plain32654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108865/2/000819440.pdf.txtc1dc19b6640596d4dcd6437d42e4313dMD52THUMBNAIL000819440.pdf.jpg000819440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108865/3/000819440.pdf.jpg82f1e64ff66386cb53e5146f11bac76bMD5310183/1088652018-10-23 08:37:11.13oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108865Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-23T11:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estrategias de enseñaza del cuidado en enfermería : una mirada sobre las tendencias pedagógicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching strategies of nursing care : a look on pedagogical trends
title Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
spellingShingle Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
Lazzari, Daniele Delacanal
Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
Teaching
Learning
Strategies
Education, nursing
Nursing care
Enseñanza
Aprendizaje
Estrategias
Atención de enfermería
Cuidados de enfermería
title_short Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
title_full Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
title_fullStr Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
title_full_unstemmed Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
title_sort Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem : um olhar sobre as tendências pedagógicas
author Lazzari, Daniele Delacanal
author_facet Lazzari, Daniele Delacanal
Pedro, Eva Néri Rubim
Sanches, Márcia Otero
Jung, Walnice
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Sanches, Márcia Otero
Jung, Walnice
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Daniele Delacanal
Pedro, Eva Néri Rubim
Sanches, Márcia Otero
Jung, Walnice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
topic Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
Teaching
Learning
Strategies
Education, nursing
Nursing care
Enseñanza
Aprendizaje
Estrategias
Atención de enfermería
Cuidados de enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Learning
Strategies
Education, nursing
Nursing care
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Aprendizaje
Estrategias
Atención de enfermería
Cuidados de enfermería
description Determinar estratégias de ensino para os conteúdos e conceitos imbricados no cuidado, configura-se em um desafio para educadores na área da enfermagem. Este estudo é de caráter qualitativo, descritivo-exploratório, cujo objetivo foi conhecer as estratégias empregadas para ensinar o cuidado em enfermagem, utilizadas por dez enfermeiros professores do curso de Enfermagem de uma universidade na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As informações foram coletadas pela técnica de Grupo Focal, no período de junho de 2004 a março de 2005. Da análise temática dos dados resultou a categoria Estratégias de Ensino do Cuidado, com as subcategorias demonstração, exposição, observação e discussão. As evidências apontam para tentativas de substituir a proposta tradicional de transmissão de conteúdos, sem, apresentarem, efetivamente, outra tendência pedagógica que não a tradicional. Conclui-se que a competência técnica ainda é privilegiada, desconsiderando o aprendizado voltado para o desenvolvimento de postura crítica e reflexiva.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-09T02:11:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108865
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819440
identifier_str_mv 0102-6933
000819440
url http://hdl.handle.net/10183/108865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 32, n. 4 (dez. 2011), p. 688-694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108865/1/000819440.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108865/2/000819440.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108865/3/000819440.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ab89377cdc063fa904a33c67725d64a
c1dc19b6640596d4dcd6437d42e4313d
82f1e64ff66386cb53e5146f11bac76b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724945629708288