Metaheurística para otimização de forma e dimensão de estruturas mecânicas com restrições de tensões e frequências naturais pelo algoritmo Firefly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eduardo Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36989
Resumo: Neste trabalho são feitos estudos visando a otimização de algumas estruturas mecânicas utili-zando um algorítimo chamado de “Firefly” ou Vaga-lume. O objetivo desse estudo é realizar uma possível redução de massa e eventual mudança de forma e dimensão destas estruturas, respeitando limitações mecânicas do material, restrições de projeto assim como restrições di-nâmicas como as frequências naturais. Os resultados são comparados com outros resultados de algoritmos já existentes na literatura, quando houver. Como resultado para esta análise, mostra-se que o método é, em alguns casos, mais eficiente na otimização dos exemplos apre-sentados que os encontrados na literatura. O trabalho justifica-se pelo fato do algoritmo ser metaheurístico e, portanto facilmente programável. Além do mais o algoritmo não requer a ava-liação de gradientes da função a ser otimizada e possui uma parcela aleatória que o torna ro-busto em problemas de otimização como o é no caso de otimização de forma e dimensão com restrições de tensão e frequências naturais.
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spelling Rodrigues, Eduardo RibeiroGomes, Herbert Martins2012-01-27T01:20:13Z2011http://hdl.handle.net/10183/36989000818433Neste trabalho são feitos estudos visando a otimização de algumas estruturas mecânicas utili-zando um algorítimo chamado de “Firefly” ou Vaga-lume. O objetivo desse estudo é realizar uma possível redução de massa e eventual mudança de forma e dimensão destas estruturas, respeitando limitações mecânicas do material, restrições de projeto assim como restrições di-nâmicas como as frequências naturais. Os resultados são comparados com outros resultados de algoritmos já existentes na literatura, quando houver. Como resultado para esta análise, mostra-se que o método é, em alguns casos, mais eficiente na otimização dos exemplos apre-sentados que os encontrados na literatura. O trabalho justifica-se pelo fato do algoritmo ser metaheurístico e, portanto facilmente programável. Além do mais o algoritmo não requer a ava-liação de gradientes da função a ser otimizada e possui uma parcela aleatória que o torna ro-busto em problemas de otimização como o é no caso de otimização de forma e dimensão com restrições de tensão e frequências naturais.This work deals with the optimization of some mechanical structures using a metaheuristic algo-rithm called Firefly Algorithm. This work aims at reducing mass and eventually changing shape and size of such mechanical structures keeping material mechanical strengths and dynamic constraints such as natural frequencies on safe regions. The results are compared with those, when available, from literature that uses other algorithm for the optimization. As result, in some of the analyzed examples it is shown that the algorithm is more efficient than the other methods presented by the literature. This work is justified by the fact that the Firefly algorithm is metaheu-ristic and thus easily programmable. Furthermore, the algorithm does not require gradient eval-uations of the function to be optimized and has a random component that makes it robust against optimization problems likewise the handled problems of shape and size optimization with strengths and natural frequencies constraints.application/pdfporEngenharia mecânicaShape and size optimizationSpatial trussesNatural frequenciesFirefly algorithmMetaheuristic algorithmMetaheurística para otimização de forma e dimensão de estruturas mecânicas com restrições de tensões e frequências naturais pelo algoritmo FireflyShape and size optimization of mechanical structures with stress and dynamic constraints by the Firefly algorithm info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2011Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818433.pdf000818433.pdfTexto completoapplication/pdf1030628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36989/1/000818433.pdf2456414fcb9a3b0485467d6e31926660MD51TEXT000818433.pdf.txt000818433.pdf.txtExtracted Texttext/plain53326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36989/2/000818433.pdf.txt04a2124f6101e4490a6fdb103857a03bMD52THUMBNAIL000818433.pdf.jpg000818433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36989/3/000818433.pdf.jpg21e5ececba4547710d466b7f44a4dae8MD5310183/369892018-10-05 09:01:37.016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36989Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T12:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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