Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134429 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada sobre a caminhada de dois alunos do extraclasse, de uma escola particular de Porto Alegre, na construção de materiais digitais e suas descobertas sobre o que as tecnologias podem lhes permitir e principalmente o que eles podem produzir utilizando estas tecnologias tendo como mediador desta caminhada a professora de informática educacional. A análise desta caminhada vem a demonstrar as descobertas destes alunos sobre as possibilidades de criarem e recriarem suas próprias histórias. |
id |
UFRGS-2_8db2c759764b883a39d4c70021e854fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134429 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Anita Raquel daAlves, Evandro2016-03-30T02:08:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/134429000985624Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada sobre a caminhada de dois alunos do extraclasse, de uma escola particular de Porto Alegre, na construção de materiais digitais e suas descobertas sobre o que as tecnologias podem lhes permitir e principalmente o que eles podem produzir utilizando estas tecnologias tendo como mediador desta caminhada a professora de informática educacional. A análise desta caminhada vem a demonstrar as descobertas destes alunos sobre as possibilidades de criarem e recriarem suas próprias histórias.This work aims to present the analysis undertaken of the walk of two students from extracurricular, a private school in Porto Alegre, in the construction of digital materials and his findings on what technologies can enable them and mostly what they can produce using these technologies having as mediator of this walk professor of educational computing. The analysis of this walk is to demonstrate the findings of these students about the possibilities to create and recreate their own stories.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MultimídiaAutoriaMediaçãoMultiletramentoAuthorshipLiteracyMediationMultiletramentoA multimedia materialLetramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985624.pdf000985624.pdfTexto completoapplication/pdf1057091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134429/1/000985624.pdf6d1b27499b4556996165c9b48f23d778MD51TEXT000985624.pdf.txt000985624.pdf.txtExtracted Texttext/plain84053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134429/2/000985624.pdf.txt6f36e9b86d26321408df82070e47d678MD52THUMBNAIL000985624.pdf.jpg000985624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134429/3/000985624.pdf.jpg9cc55cc63f78d6e47cbe6041dd471ca0MD5310183/1344292018-10-26 09:45:13.521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134429Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais |
title |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais |
spellingShingle |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais Silva, Anita Raquel da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Multimídia Autoria Mediação Multiletramento Authorship Literacy Mediation Multiletramento A multimedia material |
title_short |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais |
title_full |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais |
title_fullStr |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais |
title_full_unstemmed |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais |
title_sort |
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais |
author |
Silva, Anita Raquel da |
author_facet |
Silva, Anita Raquel da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anita Raquel da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Multimídia Autoria Mediação Multiletramento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Multimídia Autoria Mediação Multiletramento Authorship Literacy Mediation Multiletramento A multimedia material |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Authorship Literacy Mediation Multiletramento A multimedia material |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada sobre a caminhada de dois alunos do extraclasse, de uma escola particular de Porto Alegre, na construção de materiais digitais e suas descobertas sobre o que as tecnologias podem lhes permitir e principalmente o que eles podem produzir utilizando estas tecnologias tendo como mediador desta caminhada a professora de informática educacional. A análise desta caminhada vem a demonstrar as descobertas destes alunos sobre as possibilidades de criarem e recriarem suas próprias histórias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134429 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134429 |
identifier_str_mv |
000985624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134429/1/000985624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134429/2/000985624.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134429/3/000985624.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d1b27499b4556996165c9b48f23d778 6f36e9b86d26321408df82070e47d678 9cc55cc63f78d6e47cbe6041dd471ca0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165429874688 |