Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203797 |
Resumo: | O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo propor requisitos de projeto dos elementos da interface gráfica de objetos de aprendizagem digitais que possibilitem acessibilidade aos usuários com baixa visão. A pesquisa de mestrado da qual originou-se este artigo foi conduzida pelo método Design Science Research, com aplicação da matriz de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na conversão de requisitos de usuário em requisitos de projeto. Como resultado, obteve-se um conjunto de requisitos de projeto da interface gráfica de usuário de objetos de aprendizagem que podem favorecer a acessibilidade para usuários com baixa visão. |
id |
UFRGS-2_8e197c3eba0e9fac8da995c51a1992dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203797 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Kelly Cristina BidoneSilva, Regio Pierre daTeixeira, Fabio Goncalves2019-12-27T04:03:03Z20191414-3895http://hdl.handle.net/10183/203797001107379O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo propor requisitos de projeto dos elementos da interface gráfica de objetos de aprendizagem digitais que possibilitem acessibilidade aos usuários com baixa visão. A pesquisa de mestrado da qual originou-se este artigo foi conduzida pelo método Design Science Research, com aplicação da matriz de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na conversão de requisitos de usuário em requisitos de projeto. Como resultado, obteve-se um conjunto de requisitos de projeto da interface gráfica de usuário de objetos de aprendizagem que podem favorecer a acessibilidade para usuários com baixa visão.The increasing enrollment of visually impaired people in the regular education system, in a context in which Brazilian legislation promotes inclusive education, makes relevant the search for solutions that meet the needs of these students in their academic trajectories. In this sense, this research aimed to propose design requirements of the elements of the graphic interface of digital learning objects that allow accessibility for users with low vision. The master's research from which this article originated was conducted by the Design Science Research method, with application of the Quality Function Deployment (QFD) in the conversion of user requirements into design requirements. As a result, we obtained a set of graphical user interface design requirements for learning objects that can favor accessibility for users with low vision.application/pdfporEducação gráfica. v.23, n.1 (abr. 2019), p. 96-115Interface gráficaBaixa visãoAcessibilidadeInterface designAccessibilityGraphical user interfaceLow visionRequisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visãoDesign requirements for graphical interfaces of learning objects accessible for users with low vision info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107379.pdf.txt001107379.pdf.txtExtracted Texttext/plain61952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203797/2/001107379.pdf.txt1be03f49bfd7a9eb68e05efb40558fe4MD52ORIGINAL001107379.pdfTexto completoapplication/pdf1719611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203797/1/001107379.pdf316d90324333c3343f2c2bb6a4462c33MD5110183/2037972019-12-28 05:01:22.057117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203797Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Design requirements for graphical interfaces of learning objects accessible for users with low vision |
title |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão |
spellingShingle |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão Pinto, Kelly Cristina Bidone Interface gráfica Baixa visão Acessibilidade Interface design Accessibility Graphical user interface Low vision |
title_short |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão |
title_full |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão |
title_fullStr |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão |
title_full_unstemmed |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão |
title_sort |
Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão |
author |
Pinto, Kelly Cristina Bidone |
author_facet |
Pinto, Kelly Cristina Bidone Silva, Regio Pierre da Teixeira, Fabio Goncalves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Regio Pierre da Teixeira, Fabio Goncalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Kelly Cristina Bidone Silva, Regio Pierre da Teixeira, Fabio Goncalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interface gráfica Baixa visão Acessibilidade |
topic |
Interface gráfica Baixa visão Acessibilidade Interface design Accessibility Graphical user interface Low vision |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interface design Accessibility Graphical user interface Low vision |
description |
O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo propor requisitos de projeto dos elementos da interface gráfica de objetos de aprendizagem digitais que possibilitem acessibilidade aos usuários com baixa visão. A pesquisa de mestrado da qual originou-se este artigo foi conduzida pelo método Design Science Research, com aplicação da matriz de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na conversão de requisitos de usuário em requisitos de projeto. Como resultado, obteve-se um conjunto de requisitos de projeto da interface gráfica de usuário de objetos de aprendizagem que podem favorecer a acessibilidade para usuários com baixa visão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:03:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203797 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001107379 |
identifier_str_mv |
1414-3895 001107379 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. v.23, n.1 (abr. 2019), p. 96-115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203797/2/001107379.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203797/1/001107379.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1be03f49bfd7a9eb68e05efb40558fe4 316d90324333c3343f2c2bb6a4462c33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447702267232256 |