Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199499 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo principal analisar a linguagem poética utilizando a arte de fotografar como recurso pedagógico, interagindo a tecnologia com o processo ensino e aprendizagem, em uma turma de 5º ano, no município de Viamão/RS. A pesquisa baseou-se na experiência da estudante enquanto professora alfabetizadora, percebendo que o gênero literário poético é pouco trabalhado nas turmas mais avançadas do ensino fundamental I. Aliado ao estudo literário, foi utilizado como recurso metodológico a fotografia, por ser uma mídia muito utilizada no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi fundamentada em autores como Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) e Méllo; Machado (2007). Como resultado principal, pode-se perceber que a literatura é de suma importância no desenvolvimento dos alunos em qualquer fase escolar. Trabalhar com poesias pode contribuir na construção de um sujeito mais crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Trazer práticas inovadoras para se abordar um assunto relevante na escola desperta a atenção e o entusiasmo dos alunos. Sendo assim, eles se percebem como sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem e tornam-se protagonistas da sua própria aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_8e9a3f3e2839013d31d27c0a5df4a908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199499 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Arlete RibeiroMachado, Andreia de Bem2019-09-20T03:44:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/199499001101965Esse trabalho tem como objetivo principal analisar a linguagem poética utilizando a arte de fotografar como recurso pedagógico, interagindo a tecnologia com o processo ensino e aprendizagem, em uma turma de 5º ano, no município de Viamão/RS. A pesquisa baseou-se na experiência da estudante enquanto professora alfabetizadora, percebendo que o gênero literário poético é pouco trabalhado nas turmas mais avançadas do ensino fundamental I. Aliado ao estudo literário, foi utilizado como recurso metodológico a fotografia, por ser uma mídia muito utilizada no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi fundamentada em autores como Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) e Méllo; Machado (2007). Como resultado principal, pode-se perceber que a literatura é de suma importância no desenvolvimento dos alunos em qualquer fase escolar. Trabalhar com poesias pode contribuir na construção de um sujeito mais crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Trazer práticas inovadoras para se abordar um assunto relevante na escola desperta a atenção e o entusiasmo dos alunos. Sendo assim, eles se percebem como sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem e tornam-se protagonistas da sua própria aprendizagem.This work has as main objective to analyze the poetic language using the art of photographing as a pedagogical resource, interacting the technology with the teaching and learning process, in a group of 5th year, in the municipality of Viamão / RS. The research was based on the experience of the student as a literacy teacher, realizing that the poetic literary genre is little worked in the most advanced classes of elementary school I. In addition to the literary study, photography was used as a methodological resource, in the students' daily lives. The research was based on authors such as Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) and Méllo; Machado (2007). As a main result, one can see that literature is of utmost importance in the development of students in any school stage. Working with poetry can contribute to the construction of a more critical, reflexive and active subject in society. Bringing innovative practices to address a relevant subject at school awakens students' attention and enthusiasm. Thus, they perceive themselves as active subjects in the learning teaching process and become protagonists of their own learning.application/pdfporPoesiaFotografiaTecnologiaPoetryPhotographyTechnologyAnálise poética através da fotografia : uma visão de perspectivaPoetic analysis through photography : a view of perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101965.pdf.txt001101965.pdf.txtExtracted Texttext/plain76473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199499/2/001101965.pdf.txt0c17b342f8a7b1d75c99daf1c0dcd65cMD52ORIGINAL001101965.pdfTexto completoapplication/pdf3090904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199499/1/001101965.pdf5e401125080b928d298e9822134fa476MD5110183/1994992019-09-21 03:40:15.756016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199499Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:40:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Poetic analysis through photography : a view of perspective |
title |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva |
spellingShingle |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva Rodrigues, Arlete Ribeiro Poesia Fotografia Tecnologia Poetry Photography Technology |
title_short |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva |
title_full |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva |
title_fullStr |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva |
title_full_unstemmed |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva |
title_sort |
Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva |
author |
Rodrigues, Arlete Ribeiro |
author_facet |
Rodrigues, Arlete Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Arlete Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Andreia de Bem |
contributor_str_mv |
Machado, Andreia de Bem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia Fotografia Tecnologia |
topic |
Poesia Fotografia Tecnologia Poetry Photography Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Poetry Photography Technology |
description |
Esse trabalho tem como objetivo principal analisar a linguagem poética utilizando a arte de fotografar como recurso pedagógico, interagindo a tecnologia com o processo ensino e aprendizagem, em uma turma de 5º ano, no município de Viamão/RS. A pesquisa baseou-se na experiência da estudante enquanto professora alfabetizadora, percebendo que o gênero literário poético é pouco trabalhado nas turmas mais avançadas do ensino fundamental I. Aliado ao estudo literário, foi utilizado como recurso metodológico a fotografia, por ser uma mídia muito utilizada no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi fundamentada em autores como Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) e Méllo; Machado (2007). Como resultado principal, pode-se perceber que a literatura é de suma importância no desenvolvimento dos alunos em qualquer fase escolar. Trabalhar com poesias pode contribuir na construção de um sujeito mais crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Trazer práticas inovadoras para se abordar um assunto relevante na escola desperta a atenção e o entusiasmo dos alunos. Sendo assim, eles se percebem como sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem e tornam-se protagonistas da sua própria aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:44:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199499 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101965 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199499 |
identifier_str_mv |
001101965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199499/2/001101965.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199499/1/001101965.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c17b342f8a7b1d75c99daf1c0dcd65c 5e401125080b928d298e9822134fa476 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224581464195072 |