Formação discursiva e autoria na produção e na circulação de arquivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mittmann, Solange
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104483
Resumo: Neste artigo, discuto arquivo sob dois olhares: primeiramente, sob sentidos já-lá, como objeto já-conhecido, seja ele composto de matéria física ou de bits; a seguir, como noção teórico-metodológica, a partir de Derrida, Foucault e Pêcheux. Como objeto, discuto-o em sua presença no cotidiano, ressaltando questões que se impõem pelo advento do ciberespaço. Como noção, coloco-o em relação com outras duas noções: a de formação discursiva e a de autoria. A fim de ilustrar a discussão, cito três obras artísticas contemporâneas – de Erik Kessels, de Eva e Franco Mattes, e de Hasan Elali. O objetivo é observar o funcionamento da autoria na construção e no movimento do arquivo em relação à formação discursiva.
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