Formação discursiva e autoria na produção e na circulação de arquivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104483 |
Resumo: | Neste artigo, discuto arquivo sob dois olhares: primeiramente, sob sentidos já-lá, como objeto já-conhecido, seja ele composto de matéria física ou de bits; a seguir, como noção teórico-metodológica, a partir de Derrida, Foucault e Pêcheux. Como objeto, discuto-o em sua presença no cotidiano, ressaltando questões que se impõem pelo advento do ciberespaço. Como noção, coloco-o em relação com outras duas noções: a de formação discursiva e a de autoria. A fim de ilustrar a discussão, cito três obras artísticas contemporâneas – de Erik Kessels, de Eva e Franco Mattes, e de Hasan Elali. O objetivo é observar o funcionamento da autoria na construção e no movimento do arquivo em relação à formação discursiva. |
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Mittmann, Solange2014-10-11T02:11:48Z20141980-332Xhttp://hdl.handle.net/10183/104483000922343Neste artigo, discuto arquivo sob dois olhares: primeiramente, sob sentidos já-lá, como objeto já-conhecido, seja ele composto de matéria física ou de bits; a seguir, como noção teórico-metodológica, a partir de Derrida, Foucault e Pêcheux. Como objeto, discuto-o em sua presença no cotidiano, ressaltando questões que se impõem pelo advento do ciberespaço. Como noção, coloco-o em relação com outras duas noções: a de formação discursiva e a de autoria. A fim de ilustrar a discussão, cito três obras artísticas contemporâneas – de Erik Kessels, de Eva e Franco Mattes, e de Hasan Elali. O objetivo é observar o funcionamento da autoria na construção e no movimento do arquivo em relação à formação discursiva.I discuss archive from two points of view in this article: the first one considering the meanings which are already-there, as an already-known object, composed whether of physical material or bits, and then as a theoretical and methodological notion based on Derrida, Foucault and Pêcheux. As an object, I discuss it based on its presence in the everyday life, emphasizing issues which are imposed by the advent of cyberspace. As a notion, I relate it with two other notions: discursive formation and authorship. In order to illustrate the discussion, I present three contemporary artworks by Erik Kessels, Eva and Franco Mattes, and Hasan Elali. The aim is to observe the way the authorship works in the construction and in the movement of the archive, as a slip or a displacement in relation to the discursive formation.application/pdfporConexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 11 (2014), p. [32]-40ArquivoAutoriaFormação discursivaCiberespaçoArchiveAuthorshipDiscursive formationCyberspaceFormação discursiva e autoria na produção e na circulação de arquivosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922343.pdf000922343.pdfTexto completoapplication/pdf201544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104483/1/000922343.pdf83e0f1753c310e8ede595f2e16fb7122MD51TEXT000922343.pdf.txt000922343.pdf.txtExtracted Texttext/plain35181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104483/2/000922343.pdf.txt0ed1058b2ce74bb2e0e13c9873c8d2f3MD52THUMBNAIL000922343.pdf.jpg000922343.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104483/3/000922343.pdf.jpg85d12ffacff99ace84a9aba052834fc7MD5310183/1044832018-10-09 08:57:42.648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104483Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:57:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste artigo, discuto arquivo sob dois olhares: primeiramente, sob sentidos já-lá, como objeto já-conhecido, seja ele composto de matéria física ou de bits; a seguir, como noção teórico-metodológica, a partir de Derrida, Foucault e Pêcheux. Como objeto, discuto-o em sua presença no cotidiano, ressaltando questões que se impõem pelo advento do ciberespaço. Como noção, coloco-o em relação com outras duas noções: a de formação discursiva e a de autoria. A fim de ilustrar a discussão, cito três obras artísticas contemporâneas – de Erik Kessels, de Eva e Franco Mattes, e de Hasan Elali. O objetivo é observar o funcionamento da autoria na construção e no movimento do arquivo em relação à formação discursiva. |
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