Índice de desvantagem vocal em pacientes adultos e idosos com queixas otorrinolaringológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Cláudia Amonte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37927
Resumo: A qualidade vocal é considerada o mais completo atributo de um indivíduo, fornecendo indícios sobre os parâmetros físicos, psicológicos e sociais. A autoavaliação é uma forma de analisar as dificuldades vocais do ponto de vista do paciente. O protocolo Voice Handicap Index (VHI) foi traduzido e validado para o português brasileiro como Índice de Desvantagem Vocal (IDV), e atende aos preceitos de qualidade vocal no que tange ao acompanhamento clínico acerca de sujeitos com queixas de voz. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos sujeitos e de suas respostas apontadas no IDV, todos com queixas otorrinolaringológicas, os quais buscaram atendimento especializado. Ao final dessa pesquisa, pode-se concluir que o resultado obtido por meio do levantamento de respostas do IDV, na amostra estudada, apresentou-se com o seguinte perfil: a faixa etária variou de 18 a 82 anos de idade, com concentração na de 31 a 50 anos, sendo o sexo feminino com maior registro de casos e a disfonia funcional com predomínio no diagnóstico. Quanto à dimensão emocional do IDV, esta apresentou correlação direta significativa com a idade, ou seja, quanto maior a idade do paciente maiores tendem a ser os valores obtidos nessa variável. Existe diferença significativa para os valores de IDV – orgânico, IDV – emocional e IDV – total para os 3 tipos de diagnósticos ORL. Dessa forma, com relação à dimensão IDV – orgânico, com maior registro pela amostra do estudo, a disfonia funcional apresenta valores significativamente inferiores aos tipos de disfonia orgânico e orgânico-funcional.
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