Análise de percepção de realismo de simulador de direção veicular por razão de prevalência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Arthur Rodrigues de Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241019
Resumo: O aprimoramento dos equipamentos e cenários virtuais utilizados em simuladores de direção constitui aspecto essencial para que os resultados obtidos através destes também sejam representações cada vez mais fiéis da realidade. A percepção de realismo e a sensação de presença permitem que os participantes de estudos com simuladores experimentem maior imersão nos cenários virtuais projetados e estudados. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de realismo de um simulador de direção veicular por meio do método de Razão de Prevalência (RP), a partir das respostas obtidas nos questionários de presença respondidos pelos participantes da simulação aplicada. Os dados apresentados neste trabalho foram coletados a partir de amostragem de voluntários que aderiram ao simulador de direção veicular do Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados apontam uma prevalência de maior percepção de realismo no simulador para as faixas “35 anos ou mais” e “Menos de 15 anos”, dos fatores “Idade” e “Anos de CNH”, respectivamente. O fator “Frequência de Acidentes”, no presente experimento, não resultou estatisticamente significativo, sendo assim desconsiderado o seu resultado de Razão de Prevalência calculado. O resultado obtido também denota uma possível maior percepção de realismo do simulador para os condutores que, embora com maiores idades, possuem menos experiência na tarefa da condução de um veículo, expressa pelo menor tempo de habilitação. Também é possível concluir que a análise de fatores relacionados a aspectos comportamentais através de RP pode constituir ferramenta útil para futuros estudos relacionados a outras variáveis dependentes com formato de contagem, como, por exemplo, número de ultrapassagens em um trecho de estudo ou número de trocas de faixa, em casos de simulação envolvendo pistas contendo mais de uma faixa.
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