Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pâmela da Luz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241698
Resumo: Este trabalho, cuja temática aborda experiências de práticas pedagógicas em um contexto atual, busca apoio no campo da História da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa que estuda documentos dos anos 1960, localizados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em particular os que fazem referência ao material Cuisenaire, e como as propostas de atividades apresentadas nesses documentos podem contribuir para a proposição de atividades para a aprendizagem de matemática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre, em um contexto pós-pandemia. Como embasamento teórico deste trabalho, são considerados Bonfada (2017) e Dalcin (2016), que tratam da história do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Costa e Valente (2015), Rios e Moreira (2021), Rios e Rodrigues (2020) e Vidal (2005), que relacionam o trabalho de preservação e digitalização de acervos escolares. Com os dados levantados pela pesquisa, pode-se constatar que os documentos dos anos 1960, que se referem ao material didático manipulável Cuisenaire, contribuíram para as atividades propostas que objetivavam analisar a exploração da criatividade e auxiliar na compreensão e percepções matemáticas de uma turma de estudantes de um tempo presente.
id UFRGS-2_8f1535aaebe7ff9d188308caaa090648
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241698
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Pâmela da LuzFischer, Maria Cecilia Bueno2022-07-05T05:06:28Z2022http://hdl.handle.net/10183/241698001143515Este trabalho, cuja temática aborda experiências de práticas pedagógicas em um contexto atual, busca apoio no campo da História da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa que estuda documentos dos anos 1960, localizados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em particular os que fazem referência ao material Cuisenaire, e como as propostas de atividades apresentadas nesses documentos podem contribuir para a proposição de atividades para a aprendizagem de matemática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre, em um contexto pós-pandemia. Como embasamento teórico deste trabalho, são considerados Bonfada (2017) e Dalcin (2016), que tratam da história do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Costa e Valente (2015), Rios e Moreira (2021), Rios e Rodrigues (2020) e Vidal (2005), que relacionam o trabalho de preservação e digitalização de acervos escolares. Com os dados levantados pela pesquisa, pode-se constatar que os documentos dos anos 1960, que se referem ao material didático manipulável Cuisenaire, contribuíram para as atividades propostas que objetivavam analisar a exploração da criatividade e auxiliar na compreensão e percepções matemáticas de uma turma de estudantes de um tempo presente.This work, whose theme addresses experiences of pedagogical practices in a current context, seeks support in the field of the History of Mathematics Education. It is the Research Institute of the Mathematics Laboratory that researches the collection of research from the General Institute of Mathematics Sciences Cunha and how the proposals for activities in private studies, in education, can contribute to activities in private documents. for the proposal of activities for learning mathematics in a 6th grade elementary school class of a private school in Porto Alegre, in a post-pandemic context. As a theoretical basis for this work, Bonfada (2017) and Dalcin (2016) are considered, which deal with the history of the Mathematics Laboratory of the Instituto de Educação General Flores da Cunha, Costa and Valente (2015), Rios and Moreira (2021), Rios and Rodrigues (2020) and Vidal (2005), who relate the work of preservation and digitization of school collections. With those raised by the research, which refer to the didactic material of the 196's that refer to the didactic material of the 196's that refer to objective activities that aim at understanding and creativity, the exploration of creativity, the learning of the class of a class of years. students of the present time.application/pdfporMaterial manipulávelAcervoHistóriaMaterial CuisenaireManipulative materialSchool collectionUso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143515.pdf.txt001143515.pdf.txtExtracted Texttext/plain81537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241698/2/001143515.pdf.txt529d6d64c4fe5b9e91e48c1de5f7eff4MD52ORIGINAL001143515.pdfTexto completoapplication/pdf9444743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241698/1/001143515.pdf6d230ec86032f328e49cfb0e584cfdceMD5110183/2416982022-07-06 04:57:09.317661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-06T07:57:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
title Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
spellingShingle Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
Melo, Pâmela da Luz
Material manipulável
Acervo
História
Material Cuisenaire
Manipulative material
School collection
title_short Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
title_full Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
title_fullStr Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
title_full_unstemmed Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
title_sort Uso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960
author Melo, Pâmela da Luz
author_facet Melo, Pâmela da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Pâmela da Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
contributor_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Material manipulável
Acervo
História
topic Material manipulável
Acervo
História
Material Cuisenaire
Manipulative material
School collection
dc.subject.eng.fl_str_mv Material Cuisenaire
Manipulative material
School collection
description Este trabalho, cuja temática aborda experiências de práticas pedagógicas em um contexto atual, busca apoio no campo da História da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa que estuda documentos dos anos 1960, localizados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em particular os que fazem referência ao material Cuisenaire, e como as propostas de atividades apresentadas nesses documentos podem contribuir para a proposição de atividades para a aprendizagem de matemática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre, em um contexto pós-pandemia. Como embasamento teórico deste trabalho, são considerados Bonfada (2017) e Dalcin (2016), que tratam da história do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Costa e Valente (2015), Rios e Moreira (2021), Rios e Rodrigues (2020) e Vidal (2005), que relacionam o trabalho de preservação e digitalização de acervos escolares. Com os dados levantados pela pesquisa, pode-se constatar que os documentos dos anos 1960, que se referem ao material didático manipulável Cuisenaire, contribuíram para as atividades propostas que objetivavam analisar a exploração da criatividade e auxiliar na compreensão e percepções matemáticas de uma turma de estudantes de um tempo presente.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T05:06:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143515
url http://hdl.handle.net/10183/241698
identifier_str_mv 001143515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241698/2/001143515.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241698/1/001143515.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 529d6d64c4fe5b9e91e48c1de5f7eff4
6d230ec86032f328e49cfb0e584cfdce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224636825862144