Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maragno, Luiza Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193069
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar como a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste pode auxiliar a compreensão das competências basilares da avaliação da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Muito se discute sobre as competências e habilidades que permeiam o processo avaliativo, considerado hoje como o mais importante, a nível nacional, para o ingresso no ensino superior. Além de permitir ao estudante a entrada no âmbito acadêmico, o ENEM é uma prova que abre precedentes essenciais para entender seu contexto de criação, suas alterações ao longo dos anos – moldando-se conforme as necessidades educacionais do país – e os critérios que norteiam a avaliação da prova em geral. Além disso, tem-se como pressuposto que as tendências linguísticas atuais no Brasil de abordagem de texto e de processos avaliativos de texto buscam dialogar com perspectivas enunciativas. Como uma das perspectivas linguísticas enunciativas consideradas relevantes para o estudo da língua em emprego é a de Émile Benveniste, este trabalho procura entender os critérios avaliativos da prova de redação do exame, e, a partir deles, analisar se é possível teoria enunciativa de Benveniste contribuir para o entendimento das competências da grade de avaliação do texto dissertativo do ENEM, ou seja, verificar como as reflexões enunciativas do linguista podem ser utilizadas em abordagens explicativas sobre esses critérios avaliativos. A fim de cumprir o objetivo, este trabalho foi dividido em três capítulos: o primeiro versa sobre informações gerais sobre o ENEM, os critérios avaliativos do texto identificados na cartilha do participante (à qual todos têm acesso), além de um contexto geral sobre as mudanças ocorridas ao longo da aplicação do exame; o capítulo dois apresenta a teoria de Benveniste a partir de textos selecionados de Problemas de Linguística Geral I e II; por fim, o capítulo três aborda a análise das competências explicadas no capítulo um pelo viés benvenistiano.
id UFRGS-2_8f376622fc5f7d8a4f12119ec5d00a2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193069
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maragno, Luiza SoaresSilva, Carmem Luci da Costa2019-04-17T02:36:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/193069001090738Este trabalho tem como objetivo verificar como a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste pode auxiliar a compreensão das competências basilares da avaliação da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Muito se discute sobre as competências e habilidades que permeiam o processo avaliativo, considerado hoje como o mais importante, a nível nacional, para o ingresso no ensino superior. Além de permitir ao estudante a entrada no âmbito acadêmico, o ENEM é uma prova que abre precedentes essenciais para entender seu contexto de criação, suas alterações ao longo dos anos – moldando-se conforme as necessidades educacionais do país – e os critérios que norteiam a avaliação da prova em geral. Além disso, tem-se como pressuposto que as tendências linguísticas atuais no Brasil de abordagem de texto e de processos avaliativos de texto buscam dialogar com perspectivas enunciativas. Como uma das perspectivas linguísticas enunciativas consideradas relevantes para o estudo da língua em emprego é a de Émile Benveniste, este trabalho procura entender os critérios avaliativos da prova de redação do exame, e, a partir deles, analisar se é possível teoria enunciativa de Benveniste contribuir para o entendimento das competências da grade de avaliação do texto dissertativo do ENEM, ou seja, verificar como as reflexões enunciativas do linguista podem ser utilizadas em abordagens explicativas sobre esses critérios avaliativos. A fim de cumprir o objetivo, este trabalho foi dividido em três capítulos: o primeiro versa sobre informações gerais sobre o ENEM, os critérios avaliativos do texto identificados na cartilha do participante (à qual todos têm acesso), além de um contexto geral sobre as mudanças ocorridas ao longo da aplicação do exame; o capítulo dois apresenta a teoria de Benveniste a partir de textos selecionados de Problemas de Linguística Geral I e II; por fim, o capítulo três aborda a análise das competências explicadas no capítulo um pelo viés benvenistiano.This paper aims to analyze how Émile Benveniste’s Theory of Enunciation can help understanding the fundamental adjustment skills that aid the written essay section of the National High School Examination (ENEM). There is a debate about the abilities and skills that pass through the evaluation process, which is considered today, in a national level, as the most important one for college admission. In addition to allow a student to attend college, ENEM is a test that creates essential precedents for understanding its creation, its changes over the last years – shaped according to Brazil’s educational needs – and the criteria that guides its evaluation. In addition, it is assumed that the current linguistic tendencies in Brazil of text approach and text evaluation processes seek to dialogue with discursive perspectives. As one of the enunciative linguistic perspectives considered important to languages study is Émile Benveniste one, this paper attempts to comprehend the evaluation criteria of the writing essay section, and to analyze if it is possible that Benveniste enunciative theory can contribute to the understanding of the skills shown in the evaluation form at ENEM written essay, that is to say, if the linguist’s reflections can be used as a background to comprehend the Exam’s criteria. In order to organize the analysis, this study has been divided into three chapters: the first one is about general information about ENEM, the text’s evaluative criteria identified in the Participant’s Booklet (to which everyone has access), as well as a clarification about all of the changes that have been occurring during the exam existence; Chapter Two presents Émile’s theory from selected texts of Problems in General Linguistics I and II; lastly, Chapter Three addresses the analysis of the skills explained in Chapter One by the benvenistian bias.application/pdfporBenveniste, Emile, 1902-1976Exame Nacional do Ensino MédioTeoria da linguagemAprendizagemLinguagem e línguasEnunciaçãoAnálise textualRedaçãoENEMWritten essayTheory of EnunciationContribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090738.pdf.txt001090738.pdf.txtExtracted Texttext/plain104378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193069/2/001090738.pdf.txt7e99176c8d883af24fbbbc1a960a2f1dMD52ORIGINAL001090738.pdfTexto completoapplication/pdf787050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193069/1/001090738.pdf2270351fe10fd2f2f000a132cf017e6aMD5110183/1930692022-08-06 04:51:30.18356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
title Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
spellingShingle Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
Maragno, Luiza Soares
Benveniste, Emile, 1902-1976
Exame Nacional do Ensino Médio
Teoria da linguagem
Aprendizagem
Linguagem e línguas
Enunciação
Análise textual
Redação
ENEM
Written essay
Theory of Enunciation
title_short Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
title_full Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
title_fullStr Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
title_full_unstemmed Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
title_sort Contribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEM
author Maragno, Luiza Soares
author_facet Maragno, Luiza Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maragno, Luiza Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
contributor_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Benveniste, Emile, 1902-1976
Exame Nacional do Ensino Médio
Teoria da linguagem
Aprendizagem
Linguagem e línguas
Enunciação
Análise textual
Redação
topic Benveniste, Emile, 1902-1976
Exame Nacional do Ensino Médio
Teoria da linguagem
Aprendizagem
Linguagem e línguas
Enunciação
Análise textual
Redação
ENEM
Written essay
Theory of Enunciation
dc.subject.eng.fl_str_mv ENEM
Written essay
Theory of Enunciation
description Este trabalho tem como objetivo verificar como a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste pode auxiliar a compreensão das competências basilares da avaliação da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Muito se discute sobre as competências e habilidades que permeiam o processo avaliativo, considerado hoje como o mais importante, a nível nacional, para o ingresso no ensino superior. Além de permitir ao estudante a entrada no âmbito acadêmico, o ENEM é uma prova que abre precedentes essenciais para entender seu contexto de criação, suas alterações ao longo dos anos – moldando-se conforme as necessidades educacionais do país – e os critérios que norteiam a avaliação da prova em geral. Além disso, tem-se como pressuposto que as tendências linguísticas atuais no Brasil de abordagem de texto e de processos avaliativos de texto buscam dialogar com perspectivas enunciativas. Como uma das perspectivas linguísticas enunciativas consideradas relevantes para o estudo da língua em emprego é a de Émile Benveniste, este trabalho procura entender os critérios avaliativos da prova de redação do exame, e, a partir deles, analisar se é possível teoria enunciativa de Benveniste contribuir para o entendimento das competências da grade de avaliação do texto dissertativo do ENEM, ou seja, verificar como as reflexões enunciativas do linguista podem ser utilizadas em abordagens explicativas sobre esses critérios avaliativos. A fim de cumprir o objetivo, este trabalho foi dividido em três capítulos: o primeiro versa sobre informações gerais sobre o ENEM, os critérios avaliativos do texto identificados na cartilha do participante (à qual todos têm acesso), além de um contexto geral sobre as mudanças ocorridas ao longo da aplicação do exame; o capítulo dois apresenta a teoria de Benveniste a partir de textos selecionados de Problemas de Linguística Geral I e II; por fim, o capítulo três aborda a análise das competências explicadas no capítulo um pelo viés benvenistiano.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-17T02:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193069
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090738
url http://hdl.handle.net/10183/193069
identifier_str_mv 001090738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193069/2/001090738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193069/1/001090738.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e99176c8d883af24fbbbc1a960a2f1d
2270351fe10fd2f2f000a132cf017e6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224572326903808