Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Priscila Stefenon de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199292
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como seu principal objetivo refletir sobre estratégias de intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem. Configura-se como um estudo de caso de um aluno de 11 anos, estudante da rede pública de educação e que apresenta dificuldades de aprendizagem. O material empírico foi organizado ao longo do estágio obrigatório quando precisei organizar atividades para melhor atender a este aluno aqui chamado de Rodolfo. Em função da minha experiência com Rodolfo, o tema de estudo deste trabalho são as estratégias pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo com pergunta: como pensar estratégias de intervenção pedagógica para alunos que, embora não tenham laudo, apresentam dificuldades de aprendizagem? As dificuldades apresentadas pelo aluno estão de acordo com os três fatores apresentados por Rotta (2016): da escola, da família e da própria criança.
id UFRGS-2_8f768b3e79efedc175f17a5d766af8aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199292
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araujo, Priscila Stefenon deAndrade, Sandra dos Santos2019-09-13T03:50:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/199292001100866Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como seu principal objetivo refletir sobre estratégias de intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem. Configura-se como um estudo de caso de um aluno de 11 anos, estudante da rede pública de educação e que apresenta dificuldades de aprendizagem. O material empírico foi organizado ao longo do estágio obrigatório quando precisei organizar atividades para melhor atender a este aluno aqui chamado de Rodolfo. Em função da minha experiência com Rodolfo, o tema de estudo deste trabalho são as estratégias pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo com pergunta: como pensar estratégias de intervenção pedagógica para alunos que, embora não tenham laudo, apresentam dificuldades de aprendizagem? As dificuldades apresentadas pelo aluno estão de acordo com os três fatores apresentados por Rotta (2016): da escola, da família e da própria criança.application/pdfporEstudo de casoDificuldades de aprendizagemIntervenção pedagógicaComo estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100866.pdf.txt001100866.pdf.txtExtracted Texttext/plain57893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/2/001100866.pdf.txt720e6970c78f29f8b23ec632fe1be650MD52ORIGINAL001100866.pdfTexto completoapplication/pdf764110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/1/001100866.pdf56dd3ad33415d0036b2697dacc084b20MD5110183/1992922019-09-14 03:54:48.125856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
title Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
Araujo, Priscila Stefenon de
Estudo de caso
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção pedagógica
title_short Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
title_full Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
title_sort Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
author Araujo, Priscila Stefenon de
author_facet Araujo, Priscila Stefenon de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Priscila Stefenon de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção pedagógica
topic Estudo de caso
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção pedagógica
description Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como seu principal objetivo refletir sobre estratégias de intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem. Configura-se como um estudo de caso de um aluno de 11 anos, estudante da rede pública de educação e que apresenta dificuldades de aprendizagem. O material empírico foi organizado ao longo do estágio obrigatório quando precisei organizar atividades para melhor atender a este aluno aqui chamado de Rodolfo. Em função da minha experiência com Rodolfo, o tema de estudo deste trabalho são as estratégias pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo com pergunta: como pensar estratégias de intervenção pedagógica para alunos que, embora não tenham laudo, apresentam dificuldades de aprendizagem? As dificuldades apresentadas pelo aluno estão de acordo com os três fatores apresentados por Rotta (2016): da escola, da família e da própria criança.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:50:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199292
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100866
url http://hdl.handle.net/10183/199292
identifier_str_mv 001100866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/2/001100866.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/1/001100866.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 720e6970c78f29f8b23ec632fe1be650
56dd3ad33415d0036b2697dacc084b20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580888526848