Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199292 |
Resumo: | Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como seu principal objetivo refletir sobre estratégias de intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem. Configura-se como um estudo de caso de um aluno de 11 anos, estudante da rede pública de educação e que apresenta dificuldades de aprendizagem. O material empírico foi organizado ao longo do estágio obrigatório quando precisei organizar atividades para melhor atender a este aluno aqui chamado de Rodolfo. Em função da minha experiência com Rodolfo, o tema de estudo deste trabalho são as estratégias pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo com pergunta: como pensar estratégias de intervenção pedagógica para alunos que, embora não tenham laudo, apresentam dificuldades de aprendizagem? As dificuldades apresentadas pelo aluno estão de acordo com os três fatores apresentados por Rotta (2016): da escola, da família e da própria criança. |
id |
UFRGS-2_8f768b3e79efedc175f17a5d766af8aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199292 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araujo, Priscila Stefenon deAndrade, Sandra dos Santos2019-09-13T03:50:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/199292001100866Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como seu principal objetivo refletir sobre estratégias de intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem. Configura-se como um estudo de caso de um aluno de 11 anos, estudante da rede pública de educação e que apresenta dificuldades de aprendizagem. O material empírico foi organizado ao longo do estágio obrigatório quando precisei organizar atividades para melhor atender a este aluno aqui chamado de Rodolfo. Em função da minha experiência com Rodolfo, o tema de estudo deste trabalho são as estratégias pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo com pergunta: como pensar estratégias de intervenção pedagógica para alunos que, embora não tenham laudo, apresentam dificuldades de aprendizagem? As dificuldades apresentadas pelo aluno estão de acordo com os três fatores apresentados por Rotta (2016): da escola, da família e da própria criança.application/pdfporEstudo de casoDificuldades de aprendizagemIntervenção pedagógicaComo estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100866.pdf.txt001100866.pdf.txtExtracted Texttext/plain57893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/2/001100866.pdf.txt720e6970c78f29f8b23ec632fe1be650MD52ORIGINAL001100866.pdfTexto completoapplication/pdf764110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/1/001100866.pdf56dd3ad33415d0036b2697dacc084b20MD5110183/1992922019-09-14 03:54:48.125856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem |
title |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem Araujo, Priscila Stefenon de Estudo de caso Dificuldades de aprendizagem Intervenção pedagógica |
title_short |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Como estrelas na terra : o estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem |
author |
Araujo, Priscila Stefenon de |
author_facet |
Araujo, Priscila Stefenon de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Priscila Stefenon de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
contributor_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de caso Dificuldades de aprendizagem Intervenção pedagógica |
topic |
Estudo de caso Dificuldades de aprendizagem Intervenção pedagógica |
description |
Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como seu principal objetivo refletir sobre estratégias de intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem. Configura-se como um estudo de caso de um aluno de 11 anos, estudante da rede pública de educação e que apresenta dificuldades de aprendizagem. O material empírico foi organizado ao longo do estágio obrigatório quando precisei organizar atividades para melhor atender a este aluno aqui chamado de Rodolfo. Em função da minha experiência com Rodolfo, o tema de estudo deste trabalho são as estratégias pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo com pergunta: como pensar estratégias de intervenção pedagógica para alunos que, embora não tenham laudo, apresentam dificuldades de aprendizagem? As dificuldades apresentadas pelo aluno estão de acordo com os três fatores apresentados por Rotta (2016): da escola, da família e da própria criança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:50:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199292 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100866 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199292 |
identifier_str_mv |
001100866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/2/001100866.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199292/1/001100866.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
720e6970c78f29f8b23ec632fe1be650 56dd3ad33415d0036b2697dacc084b20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224580888526848 |