Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kommers, Jorge
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157385
Resumo: O esporte ocupa uma posição privilegiada no setor do entretenimento, com boa capacidade de geração de receita, movimentando incrível quantidade de dinheiro mundialmente. No Brasil, o futebol é o destaque deste segmento devido a sua intensa capacidade de mobilização social. Ante o exposto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre futebol, televisão e seus patrocinadores no cenário brasileiro. Apresentando informações sobre o esporte mais popular do mundo e sobre o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, foi possível identificar como aquela relação se justifica na publicidade. Ainda, o marketing esportivo apresenta-se como excelente estratégia de comunicação para empresas, que, através do patrocínio esportivo, é indispensável fonte de receita para entidades esportivas e midiáticas.
id UFRGS-2_8f78b2ca23ae90219f32f1307dedb4a6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157385
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kommers, JorgeRocha, Mario Eugenio Villas-Boas da2017-05-04T02:37:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/157385001013209O esporte ocupa uma posição privilegiada no setor do entretenimento, com boa capacidade de geração de receita, movimentando incrível quantidade de dinheiro mundialmente. No Brasil, o futebol é o destaque deste segmento devido a sua intensa capacidade de mobilização social. Ante o exposto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre futebol, televisão e seus patrocinadores no cenário brasileiro. Apresentando informações sobre o esporte mais popular do mundo e sobre o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, foi possível identificar como aquela relação se justifica na publicidade. Ainda, o marketing esportivo apresenta-se como excelente estratégia de comunicação para empresas, que, através do patrocínio esportivo, é indispensável fonte de receita para entidades esportivas e midiáticas.Sports occupies a privileged position in the entertainment industry, with great capacity of revenue gathering, moving incredible amount of money worldwide. In Brazil, soccer is the highlight of this segment due to its intense social mobilization capacity. Given the above, the main objective of this study is to analyze the relationship between soccer, television and its sponsors in the Brazilian scenario. Presenting information about the most popular sport in the world and about the media most used by Brazilians, it was possible to identify how that relationship is justified in advertising. Also, sports marketing presents itself as an excellent communication strategy for companies, which, through sports sponsorship, is indispensable source of revenue for sports and media entities.application/pdfporMarketing esportivoTelevisão (Comunicação)CommunicationAdvertisingSports marketingSoccerTelevisionFutebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013209.pdf001013209.pdfTexto completoapplication/pdf1877896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157385/1/001013209.pdf670b596a4628720a59a54fe4da1c845dMD51TEXT001013209.pdf.txt001013209.pdf.txtExtracted Texttext/plain217161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157385/2/001013209.pdf.txt77b2411f27df91d5e63123f55a6ef419MD52THUMBNAIL001013209.pdf.jpg001013209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157385/3/001013209.pdf.jpg156986bd5af71ab015df70260f08a4a4MD5310183/1573852018-10-29 09:00:28.161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157385Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:00:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
title Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
spellingShingle Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
Kommers, Jorge
Marketing esportivo
Televisão (Comunicação)
Communication
Advertising
Sports marketing
Soccer
Television
title_short Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
title_full Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
title_fullStr Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
title_full_unstemmed Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
title_sort Futebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadores
author Kommers, Jorge
author_facet Kommers, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kommers, Jorge
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Mario Eugenio Villas-Boas da
contributor_str_mv Rocha, Mario Eugenio Villas-Boas da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Televisão (Comunicação)
topic Marketing esportivo
Televisão (Comunicação)
Communication
Advertising
Sports marketing
Soccer
Television
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Advertising
Sports marketing
Soccer
Television
description O esporte ocupa uma posição privilegiada no setor do entretenimento, com boa capacidade de geração de receita, movimentando incrível quantidade de dinheiro mundialmente. No Brasil, o futebol é o destaque deste segmento devido a sua intensa capacidade de mobilização social. Ante o exposto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre futebol, televisão e seus patrocinadores no cenário brasileiro. Apresentando informações sobre o esporte mais popular do mundo e sobre o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, foi possível identificar como aquela relação se justifica na publicidade. Ainda, o marketing esportivo apresenta-se como excelente estratégia de comunicação para empresas, que, através do patrocínio esportivo, é indispensável fonte de receita para entidades esportivas e midiáticas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:37:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157385
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013209
url http://hdl.handle.net/10183/157385
identifier_str_mv 001013209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157385/1/001013209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157385/2/001013209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157385/3/001013209.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 670b596a4628720a59a54fe4da1c845d
77b2411f27df91d5e63123f55a6ef419
156986bd5af71ab015df70260f08a4a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447194564558848