A provocação da câmera e o impacto no espectador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180879 |
Resumo: | A história do cinema é marcada por movimentos e manifestos, assim como a história das artes e a história mundial. Este ensaio propõe-se a realizar uma articulação entre os aspectos estéticos/formais de um desses manifestos, o Dogma 95, e o seu primeiro filme: Festa de família, a partir da perspectiva psicanalítica, principalmente acerca do que retorna do recalcado e se manifesta como estranho, inquietante, perturbador. Quais repercussões determinados aspectos técnicos provocam no espectador? Partindo da análise de uma sequência fílmica, propomos uma interpretação de cunho psicanalítico. |
id |
UFRGS-2_8f849de8cdce156b2732022f31d2fb44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180879 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Ana Lúcia Mandelli GuaragnaWeinmann, Amadeu de Oliveira2018-07-31T02:33:50Z20182176-4891http://hdl.handle.net/10183/180879001073133A história do cinema é marcada por movimentos e manifestos, assim como a história das artes e a história mundial. Este ensaio propõe-se a realizar uma articulação entre os aspectos estéticos/formais de um desses manifestos, o Dogma 95, e o seu primeiro filme: Festa de família, a partir da perspectiva psicanalítica, principalmente acerca do que retorna do recalcado e se manifesta como estranho, inquietante, perturbador. Quais repercussões determinados aspectos técnicos provocam no espectador? Partindo da análise de uma sequência fílmica, propomos uma interpretação de cunho psicanalítico.The history of cinema is marked by movements and manifestos, as well as the history of the arts and world history. This article aims to make a link between the esthetic / formal aspects of one of these manifestos, the Dogma 95, and its first film: The celebration, from a psychoanalytic perspective, especially about what returns from repression and its manifestations as uncanny, disquieting, and disturbing. What repercussions certain technical aspects of filmmaking cause in the spectator? Based on the analysis of a filmic sequence, we propose a psychoanalytical interpretation.La historia del cine está marcada por movimientos y manifiestos, así como la historia de las artes y la historia mundial. Este ensayo se propone realizar una articulación entre los aspectos estéticos/formales de uno de estos manifiestos, el Dogma 95, y su primera película: Fiesta de familia, desde la perspectiva psicoanalítica, principalmente acerca de lo que retorna de lo reprimido y se manifiesta como extraño, inquietante, perturbador. ¿Qué repercusiones ciertos aspectos técnicos provocan en el espectador? A partir del análisis de una secuencia fílmica, proponemos una interpretación de cuño psicoanalítico.application/pdfporTrivium: estudos interdiciplinares. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 1 (jan./jun 2018), p. 116-121Psicanálise e cinemaEstranho : PsicanalisePsicanálisePsychoanalysisUncannyThe celebrationDogma 95CinePsicanálisisExtrañoFiesta de familiaDogma 95CineA provocação da câmera e o impacto no espectadorCamera’s teaser and the impact on the viewer La provocación de la cámara y el impacto en el espectador info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073133.pdfTexto completoapplication/pdf226419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180879/1/001073133.pdfe240cad95749dee28a4ad09f5929d4d2MD51TEXT001073133.pdf.txt001073133.pdf.txtExtracted Texttext/plain19261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180879/2/001073133.pdf.txt42deec2f8d1893cf06d6443beefd5085MD52THUMBNAIL001073133.pdf.jpg001073133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180879/3/001073133.pdf.jpg0850dc3997ff8134cf09728214cf9f38MD5310183/1808792023-09-27 03:36:43.119839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-27T06:36:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A provocação da câmera e o impacto no espectador |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Camera’s teaser and the impact on the viewer |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La provocación de la cámara y el impacto en el espectador |
title |
A provocação da câmera e o impacto no espectador |
spellingShingle |
A provocação da câmera e o impacto no espectador Borges, Ana Lúcia Mandelli Guaragna Psicanálise e cinema Estranho : Psicanalise Psicanálise Psychoanalysis Uncanny The celebration Dogma 95 Cine Psicanálisis Extraño Fiesta de familia Dogma 95 Cine |
title_short |
A provocação da câmera e o impacto no espectador |
title_full |
A provocação da câmera e o impacto no espectador |
title_fullStr |
A provocação da câmera e o impacto no espectador |
title_full_unstemmed |
A provocação da câmera e o impacto no espectador |
title_sort |
A provocação da câmera e o impacto no espectador |
author |
Borges, Ana Lúcia Mandelli Guaragna |
author_facet |
Borges, Ana Lúcia Mandelli Guaragna Weinmann, Amadeu de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Weinmann, Amadeu de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Ana Lúcia Mandelli Guaragna Weinmann, Amadeu de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise e cinema Estranho : Psicanalise Psicanálise |
topic |
Psicanálise e cinema Estranho : Psicanalise Psicanálise Psychoanalysis Uncanny The celebration Dogma 95 Cine Psicanálisis Extraño Fiesta de familia Dogma 95 Cine |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychoanalysis Uncanny The celebration Dogma 95 Cine |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Psicanálisis Extraño Fiesta de familia Dogma 95 Cine |
description |
A história do cinema é marcada por movimentos e manifestos, assim como a história das artes e a história mundial. Este ensaio propõe-se a realizar uma articulação entre os aspectos estéticos/formais de um desses manifestos, o Dogma 95, e o seu primeiro filme: Festa de família, a partir da perspectiva psicanalítica, principalmente acerca do que retorna do recalcado e se manifesta como estranho, inquietante, perturbador. Quais repercussões determinados aspectos técnicos provocam no espectador? Partindo da análise de uma sequência fílmica, propomos uma interpretação de cunho psicanalítico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-31T02:33:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180879 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2176-4891 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073133 |
identifier_str_mv |
2176-4891 001073133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trivium: estudos interdiciplinares. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 1 (jan./jun 2018), p. 116-121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180879/1/001073133.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180879/2/001073133.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180879/3/001073133.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e240cad95749dee28a4ad09f5929d4d2 42deec2f8d1893cf06d6443beefd5085 0850dc3997ff8134cf09728214cf9f38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224948209942528 |