O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herrera, William Rudy Steigleder
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29750
Resumo: Do ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo.
id UFRGS-2_8fb672df6e4f62c8d48c618a0bae38b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29750
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herrera, William Rudy SteiglederMuller Neto, Hugo FridolinoPacheco, Natália Araújo2011-06-25T06:01:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/29750000779057Do ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo.application/pdfporMicro e pequenas empresasExportaçãoO desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779057.pdf.txt000779057.pdf.txtExtracted Texttext/plain124649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/2/000779057.pdf.txt1ca6d876965f33a3d9b89834e6156cc8MD52ORIGINAL000779057.pdf000779057.pdfTexto completoapplication/pdf378758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/1/000779057.pdf4148efb43159c7bd3685f3b6695240a2MD51THUMBNAIL000779057.pdf.jpg000779057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/3/000779057.pdf.jpg997ddbf22d564afc98a0f3a9e84684e2MD5310183/297502018-10-09 09:22:56.978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29750Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
title O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
spellingShingle O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
Herrera, William Rudy Steigleder
Micro e pequenas empresas
Exportação
title_short O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
title_full O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
title_fullStr O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
title_full_unstemmed O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
title_sort O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
author Herrera, William Rudy Steigleder
author_facet Herrera, William Rudy Steigleder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herrera, William Rudy Steigleder
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pacheco, Natália Araújo
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
Pacheco, Natália Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Micro e pequenas empresas
Exportação
topic Micro e pequenas empresas
Exportação
description Do ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-25T06:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29750
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000779057
url http://hdl.handle.net/10183/29750
identifier_str_mv 000779057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/2/000779057.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/1/000779057.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/3/000779057.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ca6d876965f33a3d9b89834e6156cc8
4148efb43159c7bd3685f3b6695240a2
997ddbf22d564afc98a0f3a9e84684e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224410465566720