O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29750 |
Resumo: | Do ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo. |
id |
UFRGS-2_8fb672df6e4f62c8d48c618a0bae38b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29750 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Herrera, William Rudy SteiglederMuller Neto, Hugo FridolinoPacheco, Natália Araújo2011-06-25T06:01:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/29750000779057Do ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo.application/pdfporMicro e pequenas empresasExportaçãoO desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779057.pdf.txt000779057.pdf.txtExtracted Texttext/plain124649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/2/000779057.pdf.txt1ca6d876965f33a3d9b89834e6156cc8MD52ORIGINAL000779057.pdf000779057.pdfTexto completoapplication/pdf378758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/1/000779057.pdf4148efb43159c7bd3685f3b6695240a2MD51THUMBNAIL000779057.pdf.jpg000779057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/3/000779057.pdf.jpg997ddbf22d564afc98a0f3a9e84684e2MD5310183/297502018-10-09 09:22:56.978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29750Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional |
title |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional |
spellingShingle |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional Herrera, William Rudy Steigleder Micro e pequenas empresas Exportação |
title_short |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional |
title_full |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional |
title_fullStr |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional |
title_full_unstemmed |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional |
title_sort |
O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional |
author |
Herrera, William Rudy Steigleder |
author_facet |
Herrera, William Rudy Steigleder |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herrera, William Rudy Steigleder |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pacheco, Natália Araújo |
contributor_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino Pacheco, Natália Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Micro e pequenas empresas Exportação |
topic |
Micro e pequenas empresas Exportação |
description |
Do ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-25T06:01:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29750 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000779057 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29750 |
identifier_str_mv |
000779057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/2/000779057.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/1/000779057.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29750/3/000779057.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ca6d876965f33a3d9b89834e6156cc8 4148efb43159c7bd3685f3b6695240a2 997ddbf22d564afc98a0f3a9e84684e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224410465566720 |