A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181658 |
Resumo: | Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão sobre: o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados. Tendo em vista estas questões, este estudo foi realizado buscando mostrar a relevância da horta para o ensino de ciências e os resultados que podemos obter através das práticas nas hortas escolares. Também buscamos avaliar a incidência das hortas nas escolas e sua importância para a educação ambiental, alimentar e nutricional. Para isso foi realizado um levantamento sobre a incidência de hortas e sobre os usos que os professores e funcionários da escola têm promovido, e uma investigação com a utilização de questionários estruturados. Assim, as análises deste estudo tiveram como base as respostas dos professores e funcionários das escolas sobre os benefícios das hortas para o ensino de ciências em escolas do campo. Com esse estudo fomos até quatro escolas situadas na região de Torres, RS para conhecer as possibilidades e os resultados que se pode obter com desenvolvimento de práticas nestes espaços. |
id |
UFRGS-2_901929c302d12c718593d893aab3d103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181658 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, José Antônio Carvalho deWitt, Neila Seliane Pereira2018-09-05T10:25:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/181658001073911Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão sobre: o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados. Tendo em vista estas questões, este estudo foi realizado buscando mostrar a relevância da horta para o ensino de ciências e os resultados que podemos obter através das práticas nas hortas escolares. Também buscamos avaliar a incidência das hortas nas escolas e sua importância para a educação ambiental, alimentar e nutricional. Para isso foi realizado um levantamento sobre a incidência de hortas e sobre os usos que os professores e funcionários da escola têm promovido, e uma investigação com a utilização de questionários estruturados. Assim, as análises deste estudo tiveram como base as respostas dos professores e funcionários das escolas sobre os benefícios das hortas para o ensino de ciências em escolas do campo. Com esse estudo fomos até quatro escolas situadas na região de Torres, RS para conhecer as possibilidades e os resultados que se pode obter com desenvolvimento de práticas nestes espaços.This research results from the work of conclusion of course that was carried out in the schools of the region of Torres, RS. Understanding the use of the school garden as a pedagogical tool that allows a change in the view on: consumption, eating habits, food production and environmental awareness regarding the soil and waste generated. In view of these issues, this study was carried out in order to show the importance of the garden for the teaching of science and the results that can be obtained through the practices in the school gardens. We also sought to evaluate the incidence of vegetable gardens in schools and their importance for environmental education, food and nutrition. For this, a survey was carried out on the incidence of vegetable gardens and on the uses that teachers and school staff have promoted, and an investigation using structured questionnaires. Thus, the analyzes of this study were based on the responses of teachers and school officials on the benefits of gardening for science teaching in rural schools. With this study we went to four schools located in the region of Torres, RS to know the possibilities and the results that can be obtained with the development of practices in these spaces.application/pdfporEducação do campoEducação ambientalCiências : EnsinoHorta escolarTorres (RS)School vegetable gardenEnvironmental educationScience teachingA relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2018Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073911.pdfTexto completoapplication/pdf750405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/1/001073911.pdf7682e5bc42be7762a0c286f3612c7782MD51TEXT001073911.pdf.txt001073911.pdf.txtExtracted Texttext/plain74926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/2/001073911.pdf.txt6ca1cc33e36afe27d8881002dce19d91MD52THUMBNAIL001073911.pdf.jpg001073911.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/3/001073911.pdf.jpg2516d24f3d9bf8d5f0acfb0a6cdf6b78MD5310183/1816582018-10-05 07:52:49.766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:52:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS |
title |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS |
spellingShingle |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS Oliveira, José Antônio Carvalho de Educação do campo Educação ambiental Ciências : Ensino Horta escolar Torres (RS) School vegetable garden Environmental education Science teaching |
title_short |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS |
title_full |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS |
title_fullStr |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS |
title_full_unstemmed |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS |
title_sort |
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS |
author |
Oliveira, José Antônio Carvalho de |
author_facet |
Oliveira, José Antônio Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Antônio Carvalho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Witt, Neila Seliane Pereira |
contributor_str_mv |
Witt, Neila Seliane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Educação ambiental Ciências : Ensino Horta escolar Torres (RS) |
topic |
Educação do campo Educação ambiental Ciências : Ensino Horta escolar Torres (RS) School vegetable garden Environmental education Science teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School vegetable garden Environmental education Science teaching |
description |
Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão sobre: o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados. Tendo em vista estas questões, este estudo foi realizado buscando mostrar a relevância da horta para o ensino de ciências e os resultados que podemos obter através das práticas nas hortas escolares. Também buscamos avaliar a incidência das hortas nas escolas e sua importância para a educação ambiental, alimentar e nutricional. Para isso foi realizado um levantamento sobre a incidência de hortas e sobre os usos que os professores e funcionários da escola têm promovido, e uma investigação com a utilização de questionários estruturados. Assim, as análises deste estudo tiveram como base as respostas dos professores e funcionários das escolas sobre os benefícios das hortas para o ensino de ciências em escolas do campo. Com esse estudo fomos até quatro escolas situadas na região de Torres, RS para conhecer as possibilidades e os resultados que se pode obter com desenvolvimento de práticas nestes espaços. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-05T10:25:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181658 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073911 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181658 |
identifier_str_mv |
001073911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/1/001073911.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/2/001073911.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/3/001073911.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7682e5bc42be7762a0c286f3612c7782 6ca1cc33e36afe27d8881002dce19d91 2516d24f3d9bf8d5f0acfb0a6cdf6b78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224556192464896 |