A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Antônio Carvalho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181658
Resumo: Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão sobre: o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados. Tendo em vista estas questões, este estudo foi realizado buscando mostrar a relevância da horta para o ensino de ciências e os resultados que podemos obter através das práticas nas hortas escolares. Também buscamos avaliar a incidência das hortas nas escolas e sua importância para a educação ambiental, alimentar e nutricional. Para isso foi realizado um levantamento sobre a incidência de hortas e sobre os usos que os professores e funcionários da escola têm promovido, e uma investigação com a utilização de questionários estruturados. Assim, as análises deste estudo tiveram como base as respostas dos professores e funcionários das escolas sobre os benefícios das hortas para o ensino de ciências em escolas do campo. Com esse estudo fomos até quatro escolas situadas na região de Torres, RS para conhecer as possibilidades e os resultados que se pode obter com desenvolvimento de práticas nestes espaços.
id UFRGS-2_901929c302d12c718593d893aab3d103
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181658
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, José Antônio Carvalho deWitt, Neila Seliane Pereira2018-09-05T10:25:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/181658001073911Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão sobre: o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados. Tendo em vista estas questões, este estudo foi realizado buscando mostrar a relevância da horta para o ensino de ciências e os resultados que podemos obter através das práticas nas hortas escolares. Também buscamos avaliar a incidência das hortas nas escolas e sua importância para a educação ambiental, alimentar e nutricional. Para isso foi realizado um levantamento sobre a incidência de hortas e sobre os usos que os professores e funcionários da escola têm promovido, e uma investigação com a utilização de questionários estruturados. Assim, as análises deste estudo tiveram como base as respostas dos professores e funcionários das escolas sobre os benefícios das hortas para o ensino de ciências em escolas do campo. Com esse estudo fomos até quatro escolas situadas na região de Torres, RS para conhecer as possibilidades e os resultados que se pode obter com desenvolvimento de práticas nestes espaços.This research results from the work of conclusion of course that was carried out in the schools of the region of Torres, RS. Understanding the use of the school garden as a pedagogical tool that allows a change in the view on: consumption, eating habits, food production and environmental awareness regarding the soil and waste generated. In view of these issues, this study was carried out in order to show the importance of the garden for the teaching of science and the results that can be obtained through the practices in the school gardens. We also sought to evaluate the incidence of vegetable gardens in schools and their importance for environmental education, food and nutrition. For this, a survey was carried out on the incidence of vegetable gardens and on the uses that teachers and school staff have promoted, and an investigation using structured questionnaires. Thus, the analyzes of this study were based on the responses of teachers and school officials on the benefits of gardening for science teaching in rural schools. With this study we went to four schools located in the region of Torres, RS to know the possibilities and the results that can be obtained with the development of practices in these spaces.application/pdfporEducação do campoEducação ambientalCiências : EnsinoHorta escolarTorres (RS)School vegetable gardenEnvironmental educationScience teachingA relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2018Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073911.pdfTexto completoapplication/pdf750405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/1/001073911.pdf7682e5bc42be7762a0c286f3612c7782MD51TEXT001073911.pdf.txt001073911.pdf.txtExtracted Texttext/plain74926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/2/001073911.pdf.txt6ca1cc33e36afe27d8881002dce19d91MD52THUMBNAIL001073911.pdf.jpg001073911.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/3/001073911.pdf.jpg2516d24f3d9bf8d5f0acfb0a6cdf6b78MD5310183/1816582018-10-05 07:52:49.766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:52:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
title A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
spellingShingle A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
Oliveira, José Antônio Carvalho de
Educação do campo
Educação ambiental
Ciências : Ensino
Horta escolar
Torres (RS)
School vegetable garden
Environmental education
Science teaching
title_short A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
title_full A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
title_fullStr A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
title_full_unstemmed A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
title_sort A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
author Oliveira, José Antônio Carvalho de
author_facet Oliveira, José Antônio Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Antônio Carvalho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
contributor_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação ambiental
Ciências : Ensino
Horta escolar
Torres (RS)
topic Educação do campo
Educação ambiental
Ciências : Ensino
Horta escolar
Torres (RS)
School vegetable garden
Environmental education
Science teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv School vegetable garden
Environmental education
Science teaching
description Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão sobre: o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados. Tendo em vista estas questões, este estudo foi realizado buscando mostrar a relevância da horta para o ensino de ciências e os resultados que podemos obter através das práticas nas hortas escolares. Também buscamos avaliar a incidência das hortas nas escolas e sua importância para a educação ambiental, alimentar e nutricional. Para isso foi realizado um levantamento sobre a incidência de hortas e sobre os usos que os professores e funcionários da escola têm promovido, e uma investigação com a utilização de questionários estruturados. Assim, as análises deste estudo tiveram como base as respostas dos professores e funcionários das escolas sobre os benefícios das hortas para o ensino de ciências em escolas do campo. Com esse estudo fomos até quatro escolas situadas na região de Torres, RS para conhecer as possibilidades e os resultados que se pode obter com desenvolvimento de práticas nestes espaços.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-05T10:25:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181658
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073911
url http://hdl.handle.net/10183/181658
identifier_str_mv 001073911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/1/001073911.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/2/001073911.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181658/3/001073911.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7682e5bc42be7762a0c286f3612c7782
6ca1cc33e36afe27d8881002dce19d91
2516d24f3d9bf8d5f0acfb0a6cdf6b78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224556192464896