Modelo de estruturação e organização de uma área de gestão de pessoas para um escritório de advocacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centenaro, Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117295
Resumo: A Gestão de Pessoas vem se tornando uma área cada vez mais importante, no atual contexto do mundo do trabalho, uma vez que pode se tornar importante parceira de uma organização, na medida em que busca desenvolver e administrar o capital humano nas empresas, com objetivo de oferecer condições para que as pessoas possam desenvolver um trabalho qualificado e que agregue valor à organização. O principal objetivo do estudo proposto foi elaborar uma proposta de organização e estruturação de uma área de gestão de pessoas para um escritório de advocacia de pequeno porte. Para desenvolvimento da pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo. Foram utilizadas as técnicas de entrevistas, observação participante e pesquisa documental para o desenvolvimento do trabalho. A partir da análise de uma revisão bibliográfica e da elaboração e aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os funcionários e sócios do escritório, foi possível identificar que o atual modelo de gestão de pessoas existente na empresa ainda apresenta uma estrutura de departamento pessoal. Foi possível, também, determinar que o modelo de gestão de pessoas e de remuneração por competências são os mais adequados para serem aplicados no contexto de trabalho do escritório e foi proposto um método para implantação desse modelo de remuneração baseado em competências para a empresa. As entrevistas também serviram como base, para que as principais deficiências que envolvem processos de gestão de pessoas fossem diagnosticadas e discutidas durante a pesquisa. Os resultados encontrados poderão servir como base para a organização promover melhorias, aperfeiçoamentos e implantação dos processos que envolvem a área de Gestão de Pessoas da empresa, pois foram propostos modelos e métodos que podem proporcionar um crescimento tanto para a empresa, como para os profissionais que nela trabalham.
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spelling Centenaro, FernandoCosta, Silvia Generali da2015-05-29T02:00:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/117295000966258A Gestão de Pessoas vem se tornando uma área cada vez mais importante, no atual contexto do mundo do trabalho, uma vez que pode se tornar importante parceira de uma organização, na medida em que busca desenvolver e administrar o capital humano nas empresas, com objetivo de oferecer condições para que as pessoas possam desenvolver um trabalho qualificado e que agregue valor à organização. O principal objetivo do estudo proposto foi elaborar uma proposta de organização e estruturação de uma área de gestão de pessoas para um escritório de advocacia de pequeno porte. Para desenvolvimento da pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo. Foram utilizadas as técnicas de entrevistas, observação participante e pesquisa documental para o desenvolvimento do trabalho. A partir da análise de uma revisão bibliográfica e da elaboração e aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os funcionários e sócios do escritório, foi possível identificar que o atual modelo de gestão de pessoas existente na empresa ainda apresenta uma estrutura de departamento pessoal. Foi possível, também, determinar que o modelo de gestão de pessoas e de remuneração por competências são os mais adequados para serem aplicados no contexto de trabalho do escritório e foi proposto um método para implantação desse modelo de remuneração baseado em competências para a empresa. As entrevistas também serviram como base, para que as principais deficiências que envolvem processos de gestão de pessoas fossem diagnosticadas e discutidas durante a pesquisa. Os resultados encontrados poderão servir como base para a organização promover melhorias, aperfeiçoamentos e implantação dos processos que envolvem a área de Gestão de Pessoas da empresa, pois foram propostos modelos e métodos que podem proporcionar um crescimento tanto para a empresa, como para os profissionais que nela trabalham.The People Management is becoming an increasingly important area in the current context of the world of work, since it can become an important partner of an organization, in that it seeks to develop and manage human capital in companies with objective to provide conditions for people to develop a skilled labor and that adds value to the organization. The main objective of the proposed study was to develop a proposal for organizing and structuring an area of people management for a law firm small. To develop the research of a qualitative case study was developed. Techniques of interviews, participant observation and documentary research for the development of the study were used. From the analysis of a literature review and the development and implementation of semi-structured interviews with employees and partners of the firm, interviews, we found that the current management model of existing people in the company still has a structure of personnel department, and it is possible also determine that the model of personnel management and pay-for-skills are best suited to be applied in the context of office work and we propose a method for implementing this compensation model based on competencies for the company. The interviews also served as the basis for the major deficiencies involving people management processes were diagnosed and discussed during the search. The results could serve as the basis for promoting improvements to organization, improvement and implementation of processes that involve the area of People Management of the company, have been proposed as models and methods that can provide growth for the company, as for professionals her work.application/pdfporGestão de pessoasOrganizaçãoPeople managementLaw officeProcesses of personnel managementCompensation modelsModelo de estruturação e organização de uma área de gestão de pessoas para um escritório de advocaciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966258.pdf000966258.pdfTexto completoapplication/pdf1083725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117295/1/000966258.pdf58ef3ad8b708d7617169e2cc076c6f3fMD51TEXT000966258.pdf.txt000966258.pdf.txtExtracted Texttext/plain224287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117295/2/000966258.pdf.txtfeecaac47feb4c4359440ae7b1cd059cMD52THUMBNAIL000966258.pdf.jpg000966258.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117295/3/000966258.pdf.jpg78112c1488a44187a628106eba199a25MD5310183/1172952018-10-22 09:12:42.713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117295Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:12:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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