A escrita poética na sala de aula : da repressão ao direito à escrevivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruffo, Renata dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217617
Resumo: A partir de vivências pessoais e de uma reflexão crítica, este trabalho objetiva (re)discutir o espaço e a importância da escrita poética nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, traz, de modo ensaístico, dois relatos de experiência: um deles na perspectiva de escritora, pensando sobre minha trajetória pessoal de escrita, e o outro enquanto professora, tratando do trabalho desenvolvido com a escrita poética em um curso pré-vestibular popular. Em um segundo momento, através de um viés teórico, este trabalho busca analisar as experiências relatadas e identificar quais as principais dificuldades discentes em relação ao escrever, de onde surgem e como podem ser possivelmente contornadas. Aqui se recupera a suposta origem sagrada da escrita e, consequentemente, sua interdição simbólica, de modo que se torna necessário profanála (AGAMBEN, 2007) e vê-la enquanto escrevivência (EVARISTO, 2017a) para restituí-la ao livre uso da sociedade. Também é tomado como pressuposto para a escrita o autorreconhecimento dos estudantes enquanto sujeitos, bem como o desenvolvimento de uma relação dialógica (BAKHTIN, 2003) com docentes e/ou colegas a fim de serem lidos e respondidos.
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