Práticas sustentáveis no manejo do efluente produzido em Instituição de Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Luana Hainzenreder
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arenzon, Alexandre, Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250213
Resumo: As Instituições de Educação Superior (IES) são responsáveis por se constituírem como espaços educadores sustentáveis, configurandose em modelo e referência para a sociedade. Para isso, uma ação crucial é a gestão dos efluentes produz idos, a qual é fundamental para conservar os corpos hídricos receptores e seus ecossistemas interligados. Assim, por meio da Educação Ambiental, a sustentabilidade nos âmbitos social, ambiental e econômico pode ser promovida. Este estudo quali-quantitativo analisa as percepções e os conhecimentos de 545 integrantes da comunidade acadêmica (estudantes, servidores técnico E-mail: Recebido 30/09/2021 Aceito 27/11/2021 Disponível on line 28/11/2021 administrativos e docentes) sobre o tratamento e a destinação do efluente no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil). O manejo do efluente é descrito e analisado a partir de indicadores de sustentabilidade e de práticas de outras IES nacionais e internacionais. Os dados obtidos através de um questionário online foram analisados estatisticamente pelo teste Qui-quadrado e, posteriormente, pelo teste PostHoc com C orreção de Bonferroni, quando necessário. Os participantes mostraram conhecimento satisfatório com relação à composição do efluente, mas insuficiente sobre seu tratamento e destinação final. Qu anto à abordagem do tema no ambiente acadêmico, a grande maioria da amostra não demonstrou ter interesse na busca por tais informações e indicou ínfima participação em eventos ambientais específicos sobre resíduos líquidos. Ações de Educação Ambiental e su a divulgação parecem insuficientes, assim como a formação profissional em práticas sustentáveis. Observouse limitada articulação com autoridades do entorno urbano sobre a gestão do esgoto bruto adentrando o Campus e para a recuperação de áreas degradadas. Além disso, não foi observado reuso de água pluvial ou tratamento interno do efluente para irrigar áreas verdes ou o reaproveitamento do lodo residual como fertilizante, práticas que constituem um espaço educador mais sustentável. Portanto, práticas suste ntáveis com relação ao efluente da universidade ainda requerem incentivos, tanto pela Administração Central quanto pela comunidade acadêmica. A publicização da gestão dos resíduos líquidos e das formações ofertadas pela Universidade pode ser amplamente mel horada, assim como a educação ambiental. Ainda assim, a participação da instituição no Green Metric University Ranking foi um passo importante conquistado a partir de 2017.
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Este estudo quali-quantitativo analisa as percepções e os conhecimentos de 545 integrantes da comunidade acadêmica (estudantes, servidores técnico E-mail: Recebido 30/09/2021 Aceito 27/11/2021 Disponível on line 28/11/2021 administrativos e docentes) sobre o tratamento e a destinação do efluente no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil). O manejo do efluente é descrito e analisado a partir de indicadores de sustentabilidade e de práticas de outras IES nacionais e internacionais. Os dados obtidos através de um questionário online foram analisados estatisticamente pelo teste Qui-quadrado e, posteriormente, pelo teste PostHoc com C orreção de Bonferroni, quando necessário. Os participantes mostraram conhecimento satisfatório com relação à composição do efluente, mas insuficiente sobre seu tratamento e destinação final. Qu anto à abordagem do tema no ambiente acadêmico, a grande maioria da amostra não demonstrou ter interesse na busca por tais informações e indicou ínfima participação em eventos ambientais específicos sobre resíduos líquidos. Ações de Educação Ambiental e su a divulgação parecem insuficientes, assim como a formação profissional em práticas sustentáveis. Observouse limitada articulação com autoridades do entorno urbano sobre a gestão do esgoto bruto adentrando o Campus e para a recuperação de áreas degradadas. Além disso, não foi observado reuso de água pluvial ou tratamento interno do efluente para irrigar áreas verdes ou o reaproveitamento do lodo residual como fertilizante, práticas que constituem um espaço educador mais sustentável. Portanto, práticas suste ntáveis com relação ao efluente da universidade ainda requerem incentivos, tanto pela Administração Central quanto pela comunidade acadêmica. A publicização da gestão dos resíduos líquidos e das formações ofertadas pela Universidade pode ser amplamente mel horada, assim como a educação ambiental. Ainda assim, a participação da instituição no Green Metric University Ranking foi um passo importante conquistado a partir de 2017.Higher Education Institutions (HEI) are responsible for establishing themselves as sustainable educational spaces, serving as a model and reference for society. For that, one crucial action is to manage the produced effluents, which is essential to conserve the receiving water bodies and their interconnected ecosystems. Thus, through Environmental Education, sustainability in the economic, social, and environmental spheres can be promoted. This qualityquantitative study analyses the perceptions and knowledge of 545 academic members (students, technical-administrative staff, and t eachers) about the effluent treatment and disposal at the Vale Campus of the Federal University of Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil). The effluent management was described and analyzed based on sustainability indicators and practices from other national and international HEI. Data obtained through an online survey were statistically analyzed by the chi-square test and, subsequently, by posthoc test with Bonferroni correction, when necessary. Participants presented enough knowledge regarding effluent composition, but insufficient about its treatment and final destination. As for the discussion on the topic in the academic environment, most of the sample did not show much interest in searching for such information, and indicated minimal participation i n environmental events addressing specifically liquid residuals. Environmental Education actions and their dissemination were insufficient, as professional training in sustainable practices. There was limited articulation with authorities from urban surroundings about the management of raw wastewater entering the Campus , and the recovery of degraded areas. Furthermore, there was no reuse of rainwater and internal effluent treatment to irrigate green areas or reclamation of residual sludge as fertilizer, pra ctices that constitute a more sustainable educational space. Therefore, sustainable practices concerning the university effluent still require incentives from both Central Administration and the academic community. Publicizing the management of liquid resi duals and the University training regarding chemicals disposal might be greatly improved, as well as the environmental education. Even so, the institution participation in the Metric University Ranking Green was a major step achieved as of 2017.application/pdfporRevista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade [recurso eletrônico]. João Pessoa. Vol. 8, n. 20 (2021), p. 1419-1440Desenvolvimento sustentávelSustainable developmentLiquid residualsWastewater treatment plantWater bodies conservationSustainable education spacePráticas sustentáveis no manejo do efluente produzido em Instituição de Educação SuperiorSustainable practices in the management of effluent produced at a higher education institution info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150424.pdf.txt001150424.pdf.txtExtracted Texttext/plain67088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250213/2/001150424.pdf.txt7623f8fadb830b0425a37c42ed0ccbf3MD52ORIGINAL001150424.pdfTexto completoapplication/pdf748064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250213/1/001150424.pdfaec1a551a2cc5d3eb7347571de2e9de9MD5110183/2502132022-10-23 04:50:37.615469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-23T07:50:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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