Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256937 |
Resumo: | A disciplina de Física é um importante componente curricular presente nas séries do Ensino Médio. Os conhecimentos ministrados envolvem percepção, cálculos e experimentos para que os conceitos possam ser absorvidos e observados no cotidiano. É muito comum os educandos apresentarem dificuldades em entender os assuntos por vários motivos. Mas muitas vezes pelo fato de que as aulas de Física serem ministradas pelos educadores somente em sala de aula na forma teórica, desencadeando o desinteresse dos educandos. Diante desta realidade, este estudo tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da calorimetria para turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, quantitativo e investigativo, através de aulas práticas abordadas após a exposição e explicação do conteúdo teórico. Bem como, uma leitura bibliográfica junto a autores que discutem a importância das aulas práticas e experimentais junto ao componente curricular de Física e que sugerem a utilização de material demonstrativo em sala de aula ou a utilização de aulas práticas proporcionando aos educandos, pensar, criar e refletir sobre o conteúdo, deixando-os mais motivados, objetivando assim um melhor ensino-aprendizagem. Durante a aplicação da sequência didática, percebeu-se que os educandos ao observarem experimentos práticos e com materiais do cotidiano construíram seus conceitos e conseguiram identificar como a Física se apresenta no dia a dia. Também foi possível concluir que o ensino da Física é dinâmico, e que torna-se significativo a partir do momento em que pode estar inserido no cotidiano. |
id |
UFRGS-2_90d8fe813835d83cf49a72a07fbbab93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256937 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coan, Fernanda JacintoCorção, GertrudesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-12T03:26:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/256937001161712A disciplina de Física é um importante componente curricular presente nas séries do Ensino Médio. Os conhecimentos ministrados envolvem percepção, cálculos e experimentos para que os conceitos possam ser absorvidos e observados no cotidiano. É muito comum os educandos apresentarem dificuldades em entender os assuntos por vários motivos. Mas muitas vezes pelo fato de que as aulas de Física serem ministradas pelos educadores somente em sala de aula na forma teórica, desencadeando o desinteresse dos educandos. Diante desta realidade, este estudo tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da calorimetria para turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, quantitativo e investigativo, através de aulas práticas abordadas após a exposição e explicação do conteúdo teórico. Bem como, uma leitura bibliográfica junto a autores que discutem a importância das aulas práticas e experimentais junto ao componente curricular de Física e que sugerem a utilização de material demonstrativo em sala de aula ou a utilização de aulas práticas proporcionando aos educandos, pensar, criar e refletir sobre o conteúdo, deixando-os mais motivados, objetivando assim um melhor ensino-aprendizagem. Durante a aplicação da sequência didática, percebeu-se que os educandos ao observarem experimentos práticos e com materiais do cotidiano construíram seus conceitos e conseguiram identificar como a Física se apresenta no dia a dia. Também foi possível concluir que o ensino da Física é dinâmico, e que torna-se significativo a partir do momento em que pode estar inserido no cotidiano.The subject of Physics is an important curricular component present in high school grades. The knowledge taught involves perception, calculations and experiments so that concepts can be absorbed and observed in everyday life. It is very common for students to have difficulties in understanding the issues for various reasons. But often due to the fact that Physics classes are taught by educators only in the classroom in a theoretical way, triggering the students' lack of interest. Given this reality, this study aims to present a didactic proposal for teaching calorimetry to 2nd year high school classes. The methodology used was qualitative, quantitative and investigative, through practical classes addressed after the exposition and explanation of the theoretical content. As well as a bibliographical reading with authors who discuss the importance of practical and experimental classes in the Physics curriculum component and who suggest the use of demonstrative material in the classroom or the use of practical classes providing students with thinking, creating and reflect on the content, leaving them more motivated, thus aiming at better teaching-learning. During the application of the didactic sequence, it was noticed that the students, when observing practical experiments and with everyday materials, built their concepts and managed to identify how Physics presents itself in everyday life. It was also possible to conclude that the teaching of Physics is dynamic, and that it becomes significant from the moment it can be inserted in everyday life.application/pdfporCalorimetriaEnsinoAprendizagemLearningCalorimetryDailyExperienceExperienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolarExperiencing the knowledge of calorimetry in a school context info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161712.pdf.txt001161712.pdf.txtExtracted Texttext/plain51978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/2/001161712.pdf.txte28aa9a91ceb211a2ca4aec31f3bb4aeMD52ORIGINAL001161712.pdfTexto completoapplication/pdf843308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/1/001161712.pdfa5576379d052a238eccf92d49dc005a8MD5110183/2569372023-08-03 03:34:28.681074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256937Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Experiencing the knowledge of calorimetry in a school context |
title |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar |
spellingShingle |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar Coan, Fernanda Jacinto Calorimetria Ensino Aprendizagem Learning Calorimetry Daily Experience |
title_short |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar |
title_full |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar |
title_fullStr |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar |
title_sort |
Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar |
author |
Coan, Fernanda Jacinto |
author_facet |
Coan, Fernanda Jacinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coan, Fernanda Jacinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corção, Gertrudes |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
contributor_str_mv |
Corção, Gertrudes Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calorimetria Ensino Aprendizagem |
topic |
Calorimetria Ensino Aprendizagem Learning Calorimetry Daily Experience |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Calorimetry Daily Experience |
description |
A disciplina de Física é um importante componente curricular presente nas séries do Ensino Médio. Os conhecimentos ministrados envolvem percepção, cálculos e experimentos para que os conceitos possam ser absorvidos e observados no cotidiano. É muito comum os educandos apresentarem dificuldades em entender os assuntos por vários motivos. Mas muitas vezes pelo fato de que as aulas de Física serem ministradas pelos educadores somente em sala de aula na forma teórica, desencadeando o desinteresse dos educandos. Diante desta realidade, este estudo tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da calorimetria para turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, quantitativo e investigativo, através de aulas práticas abordadas após a exposição e explicação do conteúdo teórico. Bem como, uma leitura bibliográfica junto a autores que discutem a importância das aulas práticas e experimentais junto ao componente curricular de Física e que sugerem a utilização de material demonstrativo em sala de aula ou a utilização de aulas práticas proporcionando aos educandos, pensar, criar e refletir sobre o conteúdo, deixando-os mais motivados, objetivando assim um melhor ensino-aprendizagem. Durante a aplicação da sequência didática, percebeu-se que os educandos ao observarem experimentos práticos e com materiais do cotidiano construíram seus conceitos e conseguiram identificar como a Física se apresenta no dia a dia. Também foi possível concluir que o ensino da Física é dinâmico, e que torna-se significativo a partir do momento em que pode estar inserido no cotidiano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-12T03:26:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256937 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001161712 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256937 |
identifier_str_mv |
001161712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/2/001161712.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/1/001161712.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e28aa9a91ceb211a2ca4aec31f3bb4ae a5576379d052a238eccf92d49dc005a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224656844226560 |