Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coan, Fernanda Jacinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256937
Resumo: A disciplina de Física é um importante componente curricular presente nas séries do Ensino Médio. Os conhecimentos ministrados envolvem percepção, cálculos e experimentos para que os conceitos possam ser absorvidos e observados no cotidiano. É muito comum os educandos apresentarem dificuldades em entender os assuntos por vários motivos. Mas muitas vezes pelo fato de que as aulas de Física serem ministradas pelos educadores somente em sala de aula na forma teórica, desencadeando o desinteresse dos educandos. Diante desta realidade, este estudo tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da calorimetria para turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, quantitativo e investigativo, através de aulas práticas abordadas após a exposição e explicação do conteúdo teórico. Bem como, uma leitura bibliográfica junto a autores que discutem a importância das aulas práticas e experimentais junto ao componente curricular de Física e que sugerem a utilização de material demonstrativo em sala de aula ou a utilização de aulas práticas proporcionando aos educandos, pensar, criar e refletir sobre o conteúdo, deixando-os mais motivados, objetivando assim um melhor ensino-aprendizagem. Durante a aplicação da sequência didática, percebeu-se que os educandos ao observarem experimentos práticos e com materiais do cotidiano construíram seus conceitos e conseguiram identificar como a Física se apresenta no dia a dia. Também foi possível concluir que o ensino da Física é dinâmico, e que torna-se significativo a partir do momento em que pode estar inserido no cotidiano.
id UFRGS-2_90d8fe813835d83cf49a72a07fbbab93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256937
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coan, Fernanda JacintoCorção, GertrudesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-12T03:26:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/256937001161712A disciplina de Física é um importante componente curricular presente nas séries do Ensino Médio. Os conhecimentos ministrados envolvem percepção, cálculos e experimentos para que os conceitos possam ser absorvidos e observados no cotidiano. É muito comum os educandos apresentarem dificuldades em entender os assuntos por vários motivos. Mas muitas vezes pelo fato de que as aulas de Física serem ministradas pelos educadores somente em sala de aula na forma teórica, desencadeando o desinteresse dos educandos. Diante desta realidade, este estudo tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da calorimetria para turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, quantitativo e investigativo, através de aulas práticas abordadas após a exposição e explicação do conteúdo teórico. Bem como, uma leitura bibliográfica junto a autores que discutem a importância das aulas práticas e experimentais junto ao componente curricular de Física e que sugerem a utilização de material demonstrativo em sala de aula ou a utilização de aulas práticas proporcionando aos educandos, pensar, criar e refletir sobre o conteúdo, deixando-os mais motivados, objetivando assim um melhor ensino-aprendizagem. Durante a aplicação da sequência didática, percebeu-se que os educandos ao observarem experimentos práticos e com materiais do cotidiano construíram seus conceitos e conseguiram identificar como a Física se apresenta no dia a dia. Também foi possível concluir que o ensino da Física é dinâmico, e que torna-se significativo a partir do momento em que pode estar inserido no cotidiano.The subject of Physics is an important curricular component present in high school grades. The knowledge taught involves perception, calculations and experiments so that concepts can be absorbed and observed in everyday life. It is very common for students to have difficulties in understanding the issues for various reasons. But often due to the fact that Physics classes are taught by educators only in the classroom in a theoretical way, triggering the students' lack of interest. Given this reality, this study aims to present a didactic proposal for teaching calorimetry to 2nd year high school classes. The methodology used was qualitative, quantitative and investigative, through practical classes addressed after the exposition and explanation of the theoretical content. As well as a bibliographical reading with authors who discuss the importance of practical and experimental classes in the Physics curriculum component and who suggest the use of demonstrative material in the classroom or the use of practical classes providing students with thinking, creating and reflect on the content, leaving them more motivated, thus aiming at better teaching-learning. During the application of the didactic sequence, it was noticed that the students, when observing practical experiments and with everyday materials, built their concepts and managed to identify how Physics presents itself in everyday life. It was also possible to conclude that the teaching of Physics is dynamic, and that it becomes significant from the moment it can be inserted in everyday life.application/pdfporCalorimetriaEnsinoAprendizagemLearningCalorimetryDailyExperienceExperienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolarExperiencing the knowledge of calorimetry in a school context info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161712.pdf.txt001161712.pdf.txtExtracted Texttext/plain51978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/2/001161712.pdf.txte28aa9a91ceb211a2ca4aec31f3bb4aeMD52ORIGINAL001161712.pdfTexto completoapplication/pdf843308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/1/001161712.pdfa5576379d052a238eccf92d49dc005a8MD5110183/2569372023-08-03 03:34:28.681074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256937Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experiencing the knowledge of calorimetry in a school context
title Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
spellingShingle Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
Coan, Fernanda Jacinto
Calorimetria
Ensino
Aprendizagem
Learning
Calorimetry
Daily
Experience
title_short Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
title_full Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
title_fullStr Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
title_full_unstemmed Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
title_sort Experienciando os conhecimentos de calorimetria no contexto escolar
author Coan, Fernanda Jacinto
author_facet Coan, Fernanda Jacinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coan, Fernanda Jacinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corção, Gertrudes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
contributor_str_mv Corção, Gertrudes
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
dc.subject.por.fl_str_mv Calorimetria
Ensino
Aprendizagem
topic Calorimetria
Ensino
Aprendizagem
Learning
Calorimetry
Daily
Experience
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Calorimetry
Daily
Experience
description A disciplina de Física é um importante componente curricular presente nas séries do Ensino Médio. Os conhecimentos ministrados envolvem percepção, cálculos e experimentos para que os conceitos possam ser absorvidos e observados no cotidiano. É muito comum os educandos apresentarem dificuldades em entender os assuntos por vários motivos. Mas muitas vezes pelo fato de que as aulas de Física serem ministradas pelos educadores somente em sala de aula na forma teórica, desencadeando o desinteresse dos educandos. Diante desta realidade, este estudo tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da calorimetria para turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, quantitativo e investigativo, através de aulas práticas abordadas após a exposição e explicação do conteúdo teórico. Bem como, uma leitura bibliográfica junto a autores que discutem a importância das aulas práticas e experimentais junto ao componente curricular de Física e que sugerem a utilização de material demonstrativo em sala de aula ou a utilização de aulas práticas proporcionando aos educandos, pensar, criar e refletir sobre o conteúdo, deixando-os mais motivados, objetivando assim um melhor ensino-aprendizagem. Durante a aplicação da sequência didática, percebeu-se que os educandos ao observarem experimentos práticos e com materiais do cotidiano construíram seus conceitos e conseguiram identificar como a Física se apresenta no dia a dia. Também foi possível concluir que o ensino da Física é dinâmico, e que torna-se significativo a partir do momento em que pode estar inserido no cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:26:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256937
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161712
url http://hdl.handle.net/10183/256937
identifier_str_mv 001161712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/2/001161712.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256937/1/001161712.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e28aa9a91ceb211a2ca4aec31f3bb4ae
a5576379d052a238eccf92d49dc005a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224656844226560