O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brizola, William Yamashita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245274
Resumo: O aquecimento global está se intensificando e a comunidade internacional já consegue sentir os efeitos dessas mudanças climáticas. Porém, mesmo sabendo dos riscos e danos ambientais, uma parte da sociedade brasileira continua se posicionando como antagonista da causa climática. Nos últimos anos vem se notando um aumento substancial nos alertas de desmatamento e focos de queimada da flora nativa brasileira, mesmo se tendo o conhecimento da importância dessa vegetação para o controle climático do país. Esses aumentos podem ser explicados pela expansão do agronegócio brasileiro, que ao buscar maiores produções e retorno financeiro, acabam causando diversos impactos socioambientais como destruição da flora e fauna, uso extensivo de agrotóxicos, e violência rural. Esse assunto afeta a vida de várias pessoas, porém a sua cobertura é feita quase que em sua totalidade por mídias majoritariamente textuais, como reportagens, artigos e relatórios, que podem ser ineficientes no acesso à informação completa para uma população mais leiga. Desse modo, este trabalho buscou por meio do design instrucional, dos princípios de ensino multimídia e do motion graphics, elaborar um material sobre esses impactos que seja voltado para essa população. O resultado foi um material audiovisual que, através dessas técnicas, apresenta informações sobre os impactos socioambientais por meio de uma narrativa multimídia. Buscando contextualizar todo esse conteúdo de uma maneira mais didática e interconectada.
id UFRGS-2_916e2d8bb5c1c282c153e97afde55b78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245274
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brizola, William YamashitaCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2022-07-22T04:53:22Z2021http://hdl.handle.net/10183/245274001145744O aquecimento global está se intensificando e a comunidade internacional já consegue sentir os efeitos dessas mudanças climáticas. Porém, mesmo sabendo dos riscos e danos ambientais, uma parte da sociedade brasileira continua se posicionando como antagonista da causa climática. Nos últimos anos vem se notando um aumento substancial nos alertas de desmatamento e focos de queimada da flora nativa brasileira, mesmo se tendo o conhecimento da importância dessa vegetação para o controle climático do país. Esses aumentos podem ser explicados pela expansão do agronegócio brasileiro, que ao buscar maiores produções e retorno financeiro, acabam causando diversos impactos socioambientais como destruição da flora e fauna, uso extensivo de agrotóxicos, e violência rural. Esse assunto afeta a vida de várias pessoas, porém a sua cobertura é feita quase que em sua totalidade por mídias majoritariamente textuais, como reportagens, artigos e relatórios, que podem ser ineficientes no acesso à informação completa para uma população mais leiga. Desse modo, este trabalho buscou por meio do design instrucional, dos princípios de ensino multimídia e do motion graphics, elaborar um material sobre esses impactos que seja voltado para essa população. O resultado foi um material audiovisual que, através dessas técnicas, apresenta informações sobre os impactos socioambientais por meio de uma narrativa multimídia. Buscando contextualizar todo esse conteúdo de uma maneira mais didática e interconectada.Global warming is intensifying and the international community can already feel the effects of climate change. However, even knowing the risks and environmental damage, a part of Brazilian society continues to position itself as antagonistic to the climate cause. In recent years there has been a substantial increase in deforestation alerts and fire outbreaks of native Brazilian flora, despite the knowledge of the importance of this vegetation for climate control in the country. These increases can be explained by the expansion of Brazilian agribusiness, which, by seeking greater production and financial returns, end up causing several socio-environmental impacts such as destruction of flora and fauna, extensive use of pesticides, and rural violence. This issue affects the lives of many people, but its coverage is almost entirely done by mostly textual media, such as reports, articles and papers, which can be inefficient in accessing complete information for a more lay population. Thus, this work sought through instructional design, multimedia teaching principles and motion graphics, to develop a material on these impacts that is targeted to this population. The result was an audiovisual material that, through these techniques, presents information on socio-environmental impacts through a multimedia narrative. Seeking to contextualize all of this content in a more didactic and interconnected way.application/pdfporAgronegócioImpacto socioambientalDesign instrucionalMotion graphicsAgribusinessSocial-environmental impactsMultimidia learningInstructional designO que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145744.pdf.txt001145744.pdf.txtExtracted Texttext/plain178344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245274/2/001145744.pdf.txt5df15c85418daa67753d670d2b4b360aMD52ORIGINAL001145744.pdfTexto completoapplication/pdf67118533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245274/1/001145744.pdf49d21f856ff901dcd56803f83c3cd490MD5110183/2452742022-07-23 05:02:46.262785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245274Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-23T08:02:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
title O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
spellingShingle O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
Brizola, William Yamashita
Agronegócio
Impacto socioambiental
Design instrucional
Motion graphics
Agribusiness
Social-environmental impacts
Multimidia learning
Instructional design
title_short O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
title_full O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
title_fullStr O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
title_full_unstemmed O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
title_sort O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
author Brizola, William Yamashita
author_facet Brizola, William Yamashita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brizola, William Yamashita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
contributor_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Agronegócio
Impacto socioambiental
Design instrucional
Motion graphics
topic Agronegócio
Impacto socioambiental
Design instrucional
Motion graphics
Agribusiness
Social-environmental impacts
Multimidia learning
Instructional design
dc.subject.eng.fl_str_mv Agribusiness
Social-environmental impacts
Multimidia learning
Instructional design
description O aquecimento global está se intensificando e a comunidade internacional já consegue sentir os efeitos dessas mudanças climáticas. Porém, mesmo sabendo dos riscos e danos ambientais, uma parte da sociedade brasileira continua se posicionando como antagonista da causa climática. Nos últimos anos vem se notando um aumento substancial nos alertas de desmatamento e focos de queimada da flora nativa brasileira, mesmo se tendo o conhecimento da importância dessa vegetação para o controle climático do país. Esses aumentos podem ser explicados pela expansão do agronegócio brasileiro, que ao buscar maiores produções e retorno financeiro, acabam causando diversos impactos socioambientais como destruição da flora e fauna, uso extensivo de agrotóxicos, e violência rural. Esse assunto afeta a vida de várias pessoas, porém a sua cobertura é feita quase que em sua totalidade por mídias majoritariamente textuais, como reportagens, artigos e relatórios, que podem ser ineficientes no acesso à informação completa para uma população mais leiga. Desse modo, este trabalho buscou por meio do design instrucional, dos princípios de ensino multimídia e do motion graphics, elaborar um material sobre esses impactos que seja voltado para essa população. O resultado foi um material audiovisual que, através dessas técnicas, apresenta informações sobre os impactos socioambientais por meio de uma narrativa multimídia. Buscando contextualizar todo esse conteúdo de uma maneira mais didática e interconectada.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T04:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245274
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145744
url http://hdl.handle.net/10183/245274
identifier_str_mv 001145744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245274/2/001145744.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245274/1/001145744.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5df15c85418daa67753d670d2b4b360a
49d21f856ff901dcd56803f83c3cd490
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224638326374400