Práticas com simulações computacionais para melhoria de desempenho para luidar com situações emergênciais
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198829 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de uma proposta de pesquisa que visa utilizar a simulação computacional como ferramenta de apoio para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa envolveu 48 participantes. Na fase de diagnóstico preliminar, aproximadamente 80% dos estudantes avaliaram que o uso das simulações facilitaria ou facilitaria muito o aprendizado teórico-prático, 16% já utilizaram esse recurso durante os estudos e todos gostariam de ter acesso aos mesmos durante às aulas, porém 62% relataram que entendem pouco sobre o uso dessas ferramentas no processo de aprendizado. Já na fase de protótipo da simulação, os participantes foram submetidos a um pré-teste e um pós-teste com onze questões objetivas referentes a situações emergenciais relacionadas à crise convulsiva e crise asmática. A média de acertos no pré-teste, ou seja, antes de participar da simulação foi 5,15 (DP:1,77). Após participarem das simulações a média de acertos passou para 8,93 (DP:1,6; p<0,01). Concluiu-se que simulação não está sendo utilizada no contexto educacional dos participantes desta pesquisa. Os resultados da aplicação do experimento mostraram uma melhoria de desempenho dos participantes de modo a poder afirmar que as simulações podem contribuir para o aprendizado sobre atendimento pré-hospitalar nas emergências médicas do tipo crise convulsiva e crise asmática. |
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Pereira, Dauster SouzaLima, Jose Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos doRocha, Paulo SantanaJardim, Rafaela RibeiroSantos, Francisco Euder dosPereira, Priscilla Perez da Silva2019-09-05T02:33:50Z20191850-9959http://hdl.handle.net/10183/198829001098414Este artigo é um recorte de uma proposta de pesquisa que visa utilizar a simulação computacional como ferramenta de apoio para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa envolveu 48 participantes. Na fase de diagnóstico preliminar, aproximadamente 80% dos estudantes avaliaram que o uso das simulações facilitaria ou facilitaria muito o aprendizado teórico-prático, 16% já utilizaram esse recurso durante os estudos e todos gostariam de ter acesso aos mesmos durante às aulas, porém 62% relataram que entendem pouco sobre o uso dessas ferramentas no processo de aprendizado. Já na fase de protótipo da simulação, os participantes foram submetidos a um pré-teste e um pós-teste com onze questões objetivas referentes a situações emergenciais relacionadas à crise convulsiva e crise asmática. A média de acertos no pré-teste, ou seja, antes de participar da simulação foi 5,15 (DP:1,77). Após participarem das simulações a média de acertos passou para 8,93 (DP:1,6; p<0,01). Concluiu-se que simulação não está sendo utilizada no contexto educacional dos participantes desta pesquisa. Os resultados da aplicação do experimento mostraram uma melhoria de desempenho dos participantes de modo a poder afirmar que as simulações podem contribuir para o aprendizado sobre atendimento pré-hospitalar nas emergências médicas do tipo crise convulsiva e crise asmática.This paper is a clipping of a research proposal that aims to use computational simulation as a support tool for the teaching-learning process. The survey involved 48 participants. In the preliminary diagnostic phase, approximately 80% of the students evaluated that the use of the simulations would facilitate or greatly facilitate the theoretical-practical learning, 16% already used this during the studies and everyone would like to have access to them during the classes, but 62 % reported that they understand little about the use of these tools in the learning process. Already in the prototype phase of the simulation, the participants were submitted to a pre-test and a post-test with eleven objective questions regarding emergency situations related to the convulsive crisis and asthmatic crisis. The average of pre-test hits, that is, before participating in the simulation was 5.15 (DP: 1.77). After participating in the simulations, the mean number of hits increased to 8.93 (DP: 1.6, p <0.01). It was concluded that simulation is not being used in the educational context of the participants of this research. The results of the application of the experiment showed an improvement in the performance of the participants in order to be able to affirm that the simulations can contribute to the learning about prehospital care in the medical emergencies of type convulsive crisis and asthmatic crisis.application/pdfporRevista iberoamericana de educación en tecnología y tecnología en educación [recurso eletrônico]. La Plata, Argentina. No. 23 (Junio 2019), p. 61-71Tecnologia digitalEmergências médicasSimulação computacionalEnsino e aprendizagemTechnological toolMedical emergencyComputer simulationTeaching-learningPráticas com simulações computacionais para melhoria de desempenho para luidar com situações emergênciaisEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098414.pdf.txt001098414.pdf.txtExtracted Texttext/plain44281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198829/2/001098414.pdf.txt495a05710a829447775141b7a49fb042MD52ORIGINAL001098414.pdfTexto completo (inglês)application/pdf506006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198829/1/001098414.pdf18d60e189332a4403e30c81969bf406eMD5110183/1988292021-11-20 06:21:46.19176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198829Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:21:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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