A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Luis Henrique Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miritz, Suzane, Pureza, Jéssica do Canto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141839
Resumo: Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.
id UFRGS-2_91b8c49ade65a917da8fb286c4ae7778
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cândido, Luis Henrique AlvesMiritz, SuzanePureza, Jéssica do Canto2016-05-25T02:09:43Z20161981-1543http://hdl.handle.net/10183/141839000989665Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.From methodological stages to product development, the application of construction practices may be oriented for the manufacturing of models, prototypes and scale models. Upon the evolution of design tools and the continuous need for innovation, laboratories and workshops that address equipment technological infrastructures and support staff are increasingly needed. This framework aims to assist the pedagogical practice guided by the integration of virtual project and its physical analysis. In this sense, this work presents a case study in which a device used for water filtration for human consumption was developed. For this purpose, the construction of a structural model that integrated laser-cutting technologies, 3D printing and manual manufacturing processes was performed. Analyzing, reflecting and validating the principles and project parameters to be applied in the final design was the focus of this practice. The result of this pedagogical practice points to the importance of the integration of technological processes with manual practices, thus providing a continuous and dynamic flow of learning-oriented constructive resolution of functional problems.application/pdfporGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 11, n.1 (jan./jun. 2016), p. 39-53Inovação tecnológicaDesenvolvimento de produtoProtótipoModelsTechnologiesIntegrationA prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projetoThe pedagogical practice of the integration of construction technologies as a design tool info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989665.pdf000989665.pdfTexto completoapplication/pdf1160855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/1/000989665.pdf8f6cb80f95063a96eec03da9e42285e6MD51TEXT000989665.pdf.txt000989665.pdf.txtExtracted Texttext/plain40336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/2/000989665.pdf.txt93209e0e2b4eb1c127308cd47f957cfaMD52THUMBNAIL000989665.pdf.jpg000989665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/3/000989665.pdf.jpg779774b54ae336d77a67b110ba30212dMD5310183/1418392018-10-25 10:16:38.32oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:16:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The pedagogical practice of the integration of construction technologies as a design tool
title A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
spellingShingle A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
Cândido, Luis Henrique Alves
Inovação tecnológica
Desenvolvimento de produto
Protótipo
Models
Technologies
Integration
title_short A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
title_full A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
title_fullStr A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
title_full_unstemmed A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
title_sort A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
author Cândido, Luis Henrique Alves
author_facet Cândido, Luis Henrique Alves
Miritz, Suzane
Pureza, Jéssica do Canto
author_role author
author2 Miritz, Suzane
Pureza, Jéssica do Canto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Luis Henrique Alves
Miritz, Suzane
Pureza, Jéssica do Canto
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação tecnológica
Desenvolvimento de produto
Protótipo
topic Inovação tecnológica
Desenvolvimento de produto
Protótipo
Models
Technologies
Integration
dc.subject.eng.fl_str_mv Models
Technologies
Integration
description Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-25T02:09:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141839
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-1543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989665
identifier_str_mv 1981-1543
000989665
url http://hdl.handle.net/10183/141839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 11, n.1 (jan./jun. 2016), p. 39-53
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/1/000989665.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/2/000989665.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/3/000989665.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f6cb80f95063a96eec03da9e42285e6
93209e0e2b4eb1c127308cd47f957cfa
779774b54ae336d77a67b110ba30212d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447615030951936