A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141839 |
Resumo: | Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos. |
id |
UFRGS-2_91b8c49ade65a917da8fb286c4ae7778 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141839 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cândido, Luis Henrique AlvesMiritz, SuzanePureza, Jéssica do Canto2016-05-25T02:09:43Z20161981-1543http://hdl.handle.net/10183/141839000989665Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.From methodological stages to product development, the application of construction practices may be oriented for the manufacturing of models, prototypes and scale models. Upon the evolution of design tools and the continuous need for innovation, laboratories and workshops that address equipment technological infrastructures and support staff are increasingly needed. This framework aims to assist the pedagogical practice guided by the integration of virtual project and its physical analysis. In this sense, this work presents a case study in which a device used for water filtration for human consumption was developed. For this purpose, the construction of a structural model that integrated laser-cutting technologies, 3D printing and manual manufacturing processes was performed. Analyzing, reflecting and validating the principles and project parameters to be applied in the final design was the focus of this practice. The result of this pedagogical practice points to the importance of the integration of technological processes with manual practices, thus providing a continuous and dynamic flow of learning-oriented constructive resolution of functional problems.application/pdfporGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 11, n.1 (jan./jun. 2016), p. 39-53Inovação tecnológicaDesenvolvimento de produtoProtótipoModelsTechnologiesIntegrationA prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projetoThe pedagogical practice of the integration of construction technologies as a design tool info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989665.pdf000989665.pdfTexto completoapplication/pdf1160855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/1/000989665.pdf8f6cb80f95063a96eec03da9e42285e6MD51TEXT000989665.pdf.txt000989665.pdf.txtExtracted Texttext/plain40336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/2/000989665.pdf.txt93209e0e2b4eb1c127308cd47f957cfaMD52THUMBNAIL000989665.pdf.jpg000989665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/3/000989665.pdf.jpg779774b54ae336d77a67b110ba30212dMD5310183/1418392018-10-25 10:16:38.32oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:16:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The pedagogical practice of the integration of construction technologies as a design tool |
title |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto |
spellingShingle |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto Cândido, Luis Henrique Alves Inovação tecnológica Desenvolvimento de produto Protótipo Models Technologies Integration |
title_short |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto |
title_full |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto |
title_fullStr |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto |
title_sort |
A prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projeto |
author |
Cândido, Luis Henrique Alves |
author_facet |
Cândido, Luis Henrique Alves Miritz, Suzane Pureza, Jéssica do Canto |
author_role |
author |
author2 |
Miritz, Suzane Pureza, Jéssica do Canto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido, Luis Henrique Alves Miritz, Suzane Pureza, Jéssica do Canto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação tecnológica Desenvolvimento de produto Protótipo |
topic |
Inovação tecnológica Desenvolvimento de produto Protótipo Models Technologies Integration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Models Technologies Integration |
description |
Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-25T02:09:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141839 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-1543 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989665 |
identifier_str_mv |
1981-1543 000989665 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 11, n.1 (jan./jun. 2016), p. 39-53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/1/000989665.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/2/000989665.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141839/3/000989665.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f6cb80f95063a96eec03da9e42285e6 93209e0e2b4eb1c127308cd47f957cfa 779774b54ae336d77a67b110ba30212d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447615030951936 |