Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastorio, Dioni Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Haiduk, Fernanda Mossi, Fragoso, Tainá Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262370
Resumo: A resolução de problemas (RP) se configura como importante estratégia didática no ensino da Física no Brasil e no mundo. Contudo, essa prática tem trazido resultados insatisfatórios do ponto de vista de ensino-aprendizagem em Física, quando está demasiadamente ligada à resolução de exercícios ou problemas descontextualizados da conjuntura na qual o aluno está inserido. Neste trabalho, desenvolvemos atividades didáticas de RP a partir da utilização de simulações computacionais (SC). As atividades foram desenvolvidas e implementadas em uma turma de Física Geral, em uma universidade pública brasileira. Os resultados apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, que evidenciam a possibilidade de levar a RP para um outro contexto, ampliando as possibilidades de uso. Entre as vantagens apresentadas pelos participantes estão: a ajuda na organização dos estudos e a compreensão e assimilação dos conteúdos. As dificuldades apresentadas estavam ligadas à complexidade das tarefas e o tempo necessário para a resolução delas.
id UFRGS-2_91b922310a319602c821bcfe96be8f3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262370
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastorio, Dioni PauloHaiduk, Fernanda MossiFragoso, Tainá Almeida2023-07-19T03:40:56Z20212179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/262370001162887A resolução de problemas (RP) se configura como importante estratégia didática no ensino da Física no Brasil e no mundo. Contudo, essa prática tem trazido resultados insatisfatórios do ponto de vista de ensino-aprendizagem em Física, quando está demasiadamente ligada à resolução de exercícios ou problemas descontextualizados da conjuntura na qual o aluno está inserido. Neste trabalho, desenvolvemos atividades didáticas de RP a partir da utilização de simulações computacionais (SC). As atividades foram desenvolvidas e implementadas em uma turma de Física Geral, em uma universidade pública brasileira. Os resultados apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, que evidenciam a possibilidade de levar a RP para um outro contexto, ampliando as possibilidades de uso. Entre as vantagens apresentadas pelos participantes estão: a ajuda na organização dos estudos e a compreensão e assimilação dos conteúdos. As dificuldades apresentadas estavam ligadas à complexidade das tarefas e o tempo necessário para a resolução delas.Problem solving (PR) is an important didactic strategy in the teaching of Physics in Brazil and worldwide. However, this practice has brought unsatisfactory results from the point of view of teaching-learning in Physics, when it is too linked to the resolution of exercises or problems decontextualized from the context in which the student is inserted. In this work, we develop RP didactic activities using computer simulations (CS). The activities were developed and implemented in a General Physics class at a Brazilian public university. The results point to a good acceptance by the students, which show the possibility of taking PR to another context, expanding the possibilities of use. Among the advantages presented by the participants are: help in organizing studies and understanding and assimilating the contents. The difficulties presented were linked to the complexity of the tasks and the time needed to resolve them.La resolución de problemas (PR) es una estrategia didáctica importante en la enseñanza de la Física en Brasil y en el mundo. Sin embargo, esta práctica ha traído resultados insatisfactorios desde el punto de vista de la enseñanza-aprendizaje en Física, cuando está demasiado vinculada a la resolución de ejercicios o problemas descontextualizados del contexto en el que se inserta el alumno. En este trabajo, desarrollamos actividades didácticas de RP utilizando simulaciones por ordenador (CS). Las actividades se desarrollaron e implementaron en una clase de Física General en una universidad pública brasileña. Los resultados apuntan a una buena aceptación por parte de los estudiantes, que muestran la posibilidad de llevar las relaciones públicas a otro contexto, ampliando las posibilidades de uso. Entre las ventajas que presentan los participantes se encuentran: ayuda en la organización de los estudios y en la comprensión y asimilación de los contenidos. Las dificultades presentadas estaban relacionadas con la complejidad de las tareas y el tiempo necesario para resolverlas.application/pdfporRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 12, n. 6 (out./dez. 2021), p. 1-26Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Resolução de problemasSimulação computacionalInformation and communication technologiesProblem solvingComputer simulationTeaching activitiesTecnologías de la información y la comunicaciónSolución de problemasSimulación por ordenadorActividades didácticasRessignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionaisResignifying pencil and paper problems : an approach to solving problems through computational simulationsResignificando problemas de lápiz y papel : una reflexión sobre la práctica de la resolución de problemas a través de simulaciones por computadorainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162887.pdf.txt001162887.pdf.txtExtracted Texttext/plain69349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262370/2/001162887.pdf.txte24e378cb0372883348f2051c9cab247MD52ORIGINAL001162887.pdfTexto completoapplication/pdf450066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262370/1/001162887.pdf828a4d0693ed9b1cdd21c0d6242de549MD5110183/2623702023-07-20 03:36:25.0274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:36:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Resignifying pencil and paper problems : an approach to solving problems through computational simulations
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Resignificando problemas de lápiz y papel : una reflexión sobre la práctica de la resolución de problemas a través de simulaciones por computadora
title Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
spellingShingle Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
Pastorio, Dioni Paulo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resolução de problemas
Simulação computacional
Information and communication technologies
Problem solving
Computer simulation
Teaching activities
Tecnologías de la información y la comunicación
Solución de problemas
Simulación por ordenador
Actividades didácticas
title_short Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
title_full Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
title_fullStr Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
title_full_unstemmed Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
title_sort Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
author Pastorio, Dioni Paulo
author_facet Pastorio, Dioni Paulo
Haiduk, Fernanda Mossi
Fragoso, Tainá Almeida
author_role author
author2 Haiduk, Fernanda Mossi
Fragoso, Tainá Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastorio, Dioni Paulo
Haiduk, Fernanda Mossi
Fragoso, Tainá Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resolução de problemas
Simulação computacional
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resolução de problemas
Simulação computacional
Information and communication technologies
Problem solving
Computer simulation
Teaching activities
Tecnologías de la información y la comunicación
Solución de problemas
Simulación por ordenador
Actividades didácticas
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Problem solving
Computer simulation
Teaching activities
dc.subject.spa.fl_str_mv Tecnologías de la información y la comunicación
Solución de problemas
Simulación por ordenador
Actividades didácticas
description A resolução de problemas (RP) se configura como importante estratégia didática no ensino da Física no Brasil e no mundo. Contudo, essa prática tem trazido resultados insatisfatórios do ponto de vista de ensino-aprendizagem em Física, quando está demasiadamente ligada à resolução de exercícios ou problemas descontextualizados da conjuntura na qual o aluno está inserido. Neste trabalho, desenvolvemos atividades didáticas de RP a partir da utilização de simulações computacionais (SC). As atividades foram desenvolvidas e implementadas em uma turma de Física Geral, em uma universidade pública brasileira. Os resultados apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, que evidenciam a possibilidade de levar a RP para um outro contexto, ampliando as possibilidades de uso. Entre as vantagens apresentadas pelos participantes estão: a ajuda na organização dos estudos e a compreensão e assimilação dos conteúdos. As dificuldades apresentadas estavam ligadas à complexidade das tarefas e o tempo necessário para a resolução delas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:40:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262370
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-426X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162887
identifier_str_mv 2179-426X
001162887
url http://hdl.handle.net/10183/262370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 12, n. 6 (out./dez. 2021), p. 1-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262370/2/001162887.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262370/1/001162887.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e24e378cb0372883348f2051c9cab247
828a4d0693ed9b1cdd21c0d6242de549
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092235001856