O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Paula Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256299
Resumo: Trazer o livro para a rotina escolar pode trazer inúmeros benefícios para a criança, como o contato com a linguagem oral e visual, conhecimento de diversas culturas e histórias que inspiram, aguçando a imaginação. Nesse sentido, o livro infantil tem a capacidade de promover nas crianças, o conhecimento através da ludicidade, sendo relevante também para a memorização e a relação de empatia com o objeto de estudo. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a importância do uso do livro no contexto da Educação Infantil, sua relação com a alfabetização e letramento. Para isso, foi utilizada a revisão bibliográfica sistemática, com a intenção de verificar na literatura existente o que já tem sido abordado e pesquisado acerca da importância da literatura infantil e os benefícios trazidos para a alfabetização e literacia na Educação Infantil. Para isso, foram pesquisados materiais publicados nos últimos 5 anos, em bases de dados como SciELO e Google Acadêmico. Através deste estudo, foi possível evidenciar, nos artigos analisados, que os autores enfatizaram a importância de se utilizar o livro infantil como recurso didático para o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil, enaltecendo este instrumento como essencial para o desenvolvimento da linguagem, da ampliação do vocabulário, estimulando a imaginação, a criatividade e a descoberta de um mundo imaginário. Além disso, também contribui significativamente para o desenvolvimento dos aspectos emocionais, sociais, sensoriais, cognitivos e críticos.
id UFRGS-2_91c2bb0bee2b7b32bd14711c574dd11b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Paula FerreiraScherer, Ana Paula Rigatti2023-03-25T03:31:02Z2022http://hdl.handle.net/10183/256299001165246Trazer o livro para a rotina escolar pode trazer inúmeros benefícios para a criança, como o contato com a linguagem oral e visual, conhecimento de diversas culturas e histórias que inspiram, aguçando a imaginação. Nesse sentido, o livro infantil tem a capacidade de promover nas crianças, o conhecimento através da ludicidade, sendo relevante também para a memorização e a relação de empatia com o objeto de estudo. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a importância do uso do livro no contexto da Educação Infantil, sua relação com a alfabetização e letramento. Para isso, foi utilizada a revisão bibliográfica sistemática, com a intenção de verificar na literatura existente o que já tem sido abordado e pesquisado acerca da importância da literatura infantil e os benefícios trazidos para a alfabetização e literacia na Educação Infantil. Para isso, foram pesquisados materiais publicados nos últimos 5 anos, em bases de dados como SciELO e Google Acadêmico. Através deste estudo, foi possível evidenciar, nos artigos analisados, que os autores enfatizaram a importância de se utilizar o livro infantil como recurso didático para o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil, enaltecendo este instrumento como essencial para o desenvolvimento da linguagem, da ampliação do vocabulário, estimulando a imaginação, a criatividade e a descoberta de um mundo imaginário. Além disso, também contribui significativamente para o desenvolvimento dos aspectos emocionais, sociais, sensoriais, cognitivos e críticos.Bringing the book into the school routine can bring numerous benefits to the child, such as contact with oral and visual language, knowledge of different cultures and stories that inspire, sharpening the imagination. In this sense, the children's book has the capacity to promote in children, knowledge through playfulness, being also relevant for memorization and the relationship of empathy with the object of study. In view of this, the present study had the general objective of verifying the importance of using books in the context of Early Childhood Education, its relationship with literacy and literacy. For this, a systematic bibliographical review was used, with the intention of verifying in the existing literature what has already been approached and researched about the importance of children's literature and the benefits brought to literacy and literacy in Early Childhood Education. For this, materials published in the last 5 years were researched in databases such as SciELO and Google Scholar. Through this study, it was possible to show, in the analyzed articles, that the authors emphasized the importance of using the children's book as a didactic resource for the process of literacy and literacy in Early Childhood Education, praising this instrument as essential for the development of language, expansion of vocabulary, stimulating imagination, creativity and the discovery of an imaginary world. In addition, it also contributes significantly to the development of emotional, social, sensory, cognitive and critical aspects.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoLivro infantilLiteratura infantilEducação infantilLiteracyChildren's bookChildren's literatureChild educationO livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literaciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165246.pdf.txt001165246.pdf.txtExtracted Texttext/plain149613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256299/2/001165246.pdf.txt28b7de2182bc449b6166f9bfef76ac62MD52ORIGINAL001165246.pdfTexto completoapplication/pdf564181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256299/1/001165246.pdfa07536de64a9adcd48742b5fca843009MD5110183/2562992023-03-26 03:23:14.15384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-26T06:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
title O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
spellingShingle O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
Soares, Paula Ferreira
Alfabetização
Letramento
Livro infantil
Literatura infantil
Educação infantil
Literacy
Children's book
Children's literature
Child education
title_short O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
title_full O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
title_fullStr O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
title_full_unstemmed O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
title_sort O livro na educação infantil : a relação com a alfabetização e literacia
author Soares, Paula Ferreira
author_facet Soares, Paula Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Paula Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Ana Paula Rigatti
contributor_str_mv Scherer, Ana Paula Rigatti
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Livro infantil
Literatura infantil
Educação infantil
topic Alfabetização
Letramento
Livro infantil
Literatura infantil
Educação infantil
Literacy
Children's book
Children's literature
Child education
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Children's book
Children's literature
Child education
description Trazer o livro para a rotina escolar pode trazer inúmeros benefícios para a criança, como o contato com a linguagem oral e visual, conhecimento de diversas culturas e histórias que inspiram, aguçando a imaginação. Nesse sentido, o livro infantil tem a capacidade de promover nas crianças, o conhecimento através da ludicidade, sendo relevante também para a memorização e a relação de empatia com o objeto de estudo. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a importância do uso do livro no contexto da Educação Infantil, sua relação com a alfabetização e letramento. Para isso, foi utilizada a revisão bibliográfica sistemática, com a intenção de verificar na literatura existente o que já tem sido abordado e pesquisado acerca da importância da literatura infantil e os benefícios trazidos para a alfabetização e literacia na Educação Infantil. Para isso, foram pesquisados materiais publicados nos últimos 5 anos, em bases de dados como SciELO e Google Acadêmico. Através deste estudo, foi possível evidenciar, nos artigos analisados, que os autores enfatizaram a importância de se utilizar o livro infantil como recurso didático para o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil, enaltecendo este instrumento como essencial para o desenvolvimento da linguagem, da ampliação do vocabulário, estimulando a imaginação, a criatividade e a descoberta de um mundo imaginário. Além disso, também contribui significativamente para o desenvolvimento dos aspectos emocionais, sociais, sensoriais, cognitivos e críticos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-25T03:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256299
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165246
url http://hdl.handle.net/10183/256299
identifier_str_mv 001165246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256299/2/001165246.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256299/1/001165246.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28b7de2182bc449b6166f9bfef76ac62
a07536de64a9adcd48742b5fca843009
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224655916236800